Valorização do SUS

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O Sistema Único de Saúde é um programa do governo criado com a intenção de promover saúde gratuita para toda a população brasileira. Entretanto, o SUS tem recebido críticas negativas de todos os lados, sendo que sua existência é um avanço considerável para a saúde da sociedade brasileira.

O sistema de saúde pública brasileiro proporciona gratuitamente uma série de remédios que teriam grande custo se fossem comprados particularmente. A insulina, medicamento utilizado no tratamento de Diabetes. Nesse tratamento são necessárias várias doses em um curto período de tempo, totalizando um alto custo financeiro; Todavia, o SUS tem disponibilizado esse medicamento de forma gratuita. Infelizmente, esse fato é claramente ignorado pelos brasileiros; No entanto, o SUS tem cumprido com seu papel de auxiliar na saúde do brasileiro.

As unidades de saúde pública estão distribuídas por todo o país, por tanto, de fácil acesso para toda a população. Durante boa parte do século XX, o acesso a saúde era algo da alta classe. As classes de menor renda eram atendidas por curandeiros pois não podiam pagar pelo serviço médico. Atualmente, todos tem esse acesso, mas insistem em atirar pedras, mesmo depois de tantas melhorias. De qualquer maneira, a saúde está disponível para todos.

Desse modo, é evidente que em vista de tantos benefícios, o brasileiro não enxerga quão positiva é a existência do SUS no Brasil. Sendo assim, cabe ao povo brasileiro, através da pesquisa, observar o quanto o SUS tem facilitado o acesso à saúde e dessa forma, reduzir as criticas negativas e aumentar a gratidão pela existência de um sistema  que possibilita o direito constitucional que promete a saúde à todos.

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4 Correções

  1. Olá, Lucas! Como vai? Vamos à sua correção. Irei pontuar uns tópicos antes de dar a nota geral, tudo bem?

    * A sua introdução está ok, mas ela pode ser potencializada. Sua contextualização é seca. Ela é feita por definição, mas não é chamativa. A contextualização é primordial na sua redação. Quanto mais inovadora e bela for, mais vontade de ler teu texto o corretor vai ter. Logo, pense em alguma área do conhecimento para impressionar o corretor e relacionar com o recorte temático: música, texto, obra, filme, etc. Sua contextualização não é errada, mas é pouco chamativa.
    * Eu aconselho colocar, na introdução, os tópicos que serão abordados nos demais parágrafos, para consolidar melhor e evidenciar a formação de um projeto de texto.
    * Utilize, no início dos parágrafos 1 e 2, um conectivo. Exemplos: Em primeira análise/Em segunda análise; Primeiramente/ademais; De início/outrossim.
    * Tem-se alguns erros de pontuação, de escrita e de marca de oralidade na sua redação. Exemplos
    1. “se fossem comprados particularmente, por exemplo, a insulina, medicamento utilizado no tratamento de Diabetes.” – havia uma quebra de conexão entre os períodos.
    2. ” totalizando um alto custo financeiro” – atente-se no gerúndio (totalizando), pois é uma marca de oralidade. Troque por: de modo/forma a totalizar.
    3. “estão distribuídas por todo o país, portanto, de fácil […]” – portanto é junto. Você havia escrito de forma separada.
    4. “As classes de menor renda eram atendidas por curandeiros, pois não podiam pagar pelo serviço médico.” – coloquei a vírgula antes de pois; no seu texto ela não existia.
    5. ” todos têm esse acesso” – coloquei o acento em “têm” (que não havia no seu texto), pois “todos” é plural, logo, “tem” deve ter acento circunflexo.
    6. “é evidente que, em vista de tantos benefícios,” – coloquei a vírgula depois do “que”.
    7. “o acesso à saúde e ,dessa forma, reduzir […]” – faltou a vírgula depois do “e”.
    8. ” a saúde a todos” – tirei a crase que tinha antes de todos, pois não se usa crase antes de pronomes indefinidos (todos).
    9. “portanto, SÃO de fácil acesso para toda a população.” – faltou essa palavra.
    10. Não é bem um erro, mas aconselho que você aumente o tamanho dos períodos. As frases são muito curtas. Há uma saturação de pontos finais que não nos deixa respirar. As ideias, quando estão começando a se desenvolver, acabam. Cuidado.
    * Aconselho que diminua a quantidade de “que” na sua redação.
    * Suas ideais não são aprofundadas corretamente. Você diz, o texto todo, que a população não valoriza tal serviço, mas não diz o motivo! Você tem que justificar e exemplificar TUDO que inserir na redação. Os dois parágrafos falam sobre a mesma coisa: O SUS é bom e ninguém da valor. Você está só rodeando as informações. Quando você ler o tema, procure duas causas para ele. Exemplo: se o tema for “assédio sexual”, pense nas causas dessa existência e dessa perpetuação do assédio nos dias de hoje. Caso você diga que as causas são a sociedade conservadora e machista e a indústria banalizadora, fale sobre cada uma em um parágrafo de desenvolvimento. Dessa forma, você deveria ter pensado nas causas (ou em uma causa e uma consequência) da desvalorização do SUS.
    * Sua proposta está incoerente. Como você passa o texto TODO culpando a população e, na proposta, chama ela para resolver o problema? Não é coerente. Entretanto, apresenta 4 elementos válidos, que serão contabilizados na C5.

    NOTAS GERAIS ————————————————————————————

    C1 (120) – O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com alguns desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
    C2 (160) – O participante desenvolve o tema por meio de argumentação precária e apresenta mediano domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Tem-se a abordagem completa do tema, mas a inserção de um repertório externo, no parágrafo 3, não foi produtivo, pois a argumentação é ínfima.
    C3 (80) – Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma desorganizada, sem indícios de autoria, ou seja, os argumentos são previsíveis, pouco aprofundados. O projeto de texto não é bem evidente, e a conclusão é contraditória.
    C4 (120) – O participante articula as partes do texto com nenhuma inadequação, mas apresenta repertório limitado de recursos coesivos. Tem-se a repetição exacerbada de termos como “saúde” e “acesso”, além do “queísmo”.
    C5 (160) – O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

    TOTAL = 640

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  2. Introdução ->Faltou você apresentar as teses. “sendo que” e “tem recebido” são informais. caberia uma conjunção adversativa, como “porém”.

    D1->Apesar de estar no tema, você deveria evitar a repetição de “sistema”, “público”,”brasileiro”, “SUS” e “saúde”. O período “A insulina, medicamento utilizado no tratamento de Diabetes” não faz sentido. Atenção para a concordância de “são necessárias”. Evite o uso de gerúndio, prefira o uso de algum conectivo/conjunção. O ponto e vírgula é inadequado. ” tem disponibilizado” poderia ser disponibiliza.O período “Todavia, o SUS tem disponibilizado esse medicamento de forma gratuita” é muito curto. Prove-me que “esse fato é claramente ignorado pelos brasileiros”. Cuidado com conectivos semelhantes que estão próximos. “tem cumprido” essa estrutura é repetida no texto e conta como marca de oralidade.

    D2->”por tanto” escreve-se junto, além do uso inadequado. Faltou crase em ” acesso a saúde ‘. “algo ” é um termo muito vago, evite o uso. Evite a repetição de termos, como “classes”. “Durante boa parte do século XX, o acesso a saúde era algo da alta classe. As classes de menor renda eram atendidas por curandeiros pois não podiam pagar pelo serviço médico.” Esses períodos estão muito curtos. Detalhe essas informações. Faltou concordar “tem” com o sujeito “todos. Evite falas de efeito,como “insistem em atirar pedras”. Além disso, todos é um pouco exagerado, visto que há um grande movimento da esquerda pela defesa do SUS. “, mesmo depois de tantas melhorias” QUAIS? “a saúde está disponível para todos” Será que tá? não sei

    Conclusão->!é evidente que(,) em vista de tantos benefícios, o brasileiro não enxerga (o) quão positiva é a existência do SUS no Brasil” será que é? você não me disse. “Sendo assim” evite o uso de gerúndio. “através da pesquisa” que pesquisa? você usou um determinante, mas não há no texto uma “pesquisa”. Cuidado com a repetição de termos, como ” SUS”. ” tem facilitado”-> facilitou. Repetir conectivos é uma &@*#( no Enem, cuidado! Repetir termos, como”que”, também é! Em “reduzir” caberia um gerúndio, risos. Você também poderia quebrar o período em “dessa forma” e substituir por um verbo no tempo futuro. “que promete a” é melhor retirado. “à todos” a crase está inadequada.
    Agente->o povo brasileiro
    Ação->observar o quanto o SUS tem facilitado o acesso à saúde
    Meio->através da pesquisa ( QUAL?)
    Efeito->reduzir as criticas negativas e aumentar a gratidão pela existência de um sistema que possibilita o direito constitucional que promete a saúde à todos
    Detalhamento->Nenhum

    Nota:560
    C1->De 80 a 120
    C2->120
    C3->80
    C4->120
    C5->160

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  3. Olá Lucas! Seu texto está bom,só que as vezes parace muito explosivo! Você precisa embasar mais nos argumentos e trazer repertórios socioculturais melhores e que favoreçam o seu texto.
    Lembre-se que você precisa mostrar para o corretor um projeto de texto e isso falta no seu texto amor.
    O tema não tem muito sentindo,você poderia pegar um tema como o desafio da valorização do sus,ou dificuldades para a valorização do sus,algo assim.
    Na C1-160
    Na C2-200
    Na C3-120
    Na C4-180
    Na C5-160

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  4. C1= 160
    C2= 150
    C3= 100
    C4= 120
    C5= 160

    690

    Sou nova nessa coisa de escrever redação então não sei muito hahaha, aparentemente seus argumentos e embasamentos devem estar mais ligados um ao outro. A introdução é o parágrafo onde deve prender o corretor então não deve ser algo cansativo, depois de escrever sua redação leia ela como se você fosse o corretor e tente ver se esta algo bom de ler.

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