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VALORIZAÇÃO DO SUS

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O SUS – Sistema Único de Saúde, é um programa que foi introduzido pela Constituição Federal em 1988 e beneficia milhares de cidadãos que não têm condições financeiras para pagar um plano de saúde privado. Contudo, por ele ser público, o governo o trata com total descaso, tornando assim, um caos no sistema de saúde por conta dos hospitais lotados, escassez de equipamentos e profissionais desqualificados.

O governo tem a obrigação de garantir ao país uma boa educação, saúde e segurança, porém, ambos setores são desvalorizados, pois encontra-se problemas em todos eles. O sistema de saúde, por exemplo, é um dos mais afetados, visto que o mal funcionamento deste órgão, pode acarretar a morte de milhares de pessoas. Todos os anos, verbas são encaminhadas a estes setores, mas em contrapartida, ocorre desvio desta verba, trazendo prejuízo aos cidadãos, que são os que usufruem destes três pilares.

Outrossim, existe também a desqualificação de profissionais da saúde, que cometem erros constantemente com os pacientes, ocasionando graves acidentes como por exemplo, a recomendação de remédios errados. Outro fator é a super lotação dos hospitais, que muitas vezes por falta de leitos, os pacientes são obrigados a ficarem nos corredores e até mesmo, chegam a óbito. Isto está sendo visto bastante no atual cenário da Covid-19, pandemia que está matando milhares de pessoas e no qual os médicos estão tendo que escolher quem são os pacientes que irão morrer, por falta de equipamentos necessários e a carência de profissionais na área.

Tendo em vista a grande importância do SUS na sociedade, se faz necessário a valorização do sistema de saúde. O governo deve investir nos hospitais que já existem, ampliando-os e comprando os equipamentos necessários para os pacientes e de uso dos médicos. O Ministério da Saúde seria o responsável em distribuir esta verba aos Estados. Desta maneira, teria uma melhora no funcionamento dos hospitais.

 

 

ps: coloquem a nota, por gentileza. Abraço.

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4 Correções

  1. Boa tarde Emily Santos! 1. Introdução: Sua tese não está explícita e contêm apenas um argumento: consequência da desvalorização do SUS citado em “hospitais lotados, escassez de equipamentos e profissionais desqualificados”. Ademais, foi uma boa introdução.
    2. Desenvolvimento 1: Seu primeiro desenvolvimento foi baseado acerca do desvio de verbas, no entanto, isso não consta na sua tese, o que é errado e te prejudica na competência 2. “visto que o mal funcionamento deste órgão, pode acarretar a morte de milhares de pessoas” – sem obrigatoriedade da vírgula, não separe o sujeito (órgão) do predicado (acarreta a morte de milhares). Tal erro se repete em ” trazendo prejuízo aos cidadãos, que são os que usufruem destes três pilares.” – correção: trazendo prejuízo aos cidadãos que usufruem destes três pilares. Sugiro que após cada ponto final você coloque um conectivo, as palavras que foram colocadas não funcionam com esse propósito, logo, você não pontua muito bem na competência 4.
    3. Desenvolvimento 2: “que cometem erros constantemente com os pacientes,” – sua frase apresenta uma ambiguidade acerca da palavra “constantemente” – corrigindo: que cometem, constantemente, erros com os pacientes. “Outro fator é a super lotação dos hospitais” – o correto é “superlotação”. Na frase ” os pacientes são obrigados a ficarem nos corredores e até mesmo, chegam a óbito” – você misturou o futuro do subjuntivo (ficarem) com o presente (chegam), cuidado com essa troca próxima de flexação de verbos. Ademais, parágrafo bem argumentado, mas ao falar sobre o Coronavírus 2019 coloque este em seu nome oficial e não em abreviatura, caso queira, coloque esta em parênteses.
    4. Conclusão: “O governo ” – qual governo? Lembre-se que é necessário a especificação do agente. Falta o meio, o detalhamento e a finalidade de ambas as propostas.
    Logo: Competência 1 – 120 (erro ortográficos apresentados + erro gramatical “superlotação”).
    Competência 2: 160 (não apresentou a má distribuição de verbas na tese – erro grave).
    Competência 3: 200.
    Competência 4: 120 (falta de conectivos ao decorrer da redação, sugiro que a cada ponto final você insira um conectivo e também no início do 2°, 3° e 4° parágrafo. OBS: sugiro a utilização de repertórios pelo menos em dois parágrafos).
    Competência 5: 80 (falta de meio + detalhamento + finalidade + lembre-se que você deve resolver os problemas da tese, e a questão da verba não foi citada, logo, sua solução acerca se torna inválida).
    Total: 680 pontos.
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!

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  2. A estrutura do seu texto está correta, mas senti falta de alusões e citações no decorrer do texto! Tente sempre apresentar citações e alusões pois contam muito nas competências 2, 3 e 4. As citações demonstram que o escritor tem um repertório sociocultural e senso crítico, o que garante pontos nas competências 2 e 3. Além disso, as citações interferem na competência 4, pois te ajudam na parte de argumentação.
    Na sua conclusão deve ter dois agentes: um relacionado com o governo, como ministérios e outro relacionado à sociedade, como ONGs. Ademais, deve apresentar agentes, ação, para quê, modo/meio e o detalhamento! Você só inseriu um agente, ação, para quê e esqueceu do modo e do detalhamento. Melhore sua conclusão.
    Nota: 680

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  3. oii,boa noite,sua redação está muito boa,gostei muito de verdade
    suas ideias foram bem organizadas
    houve coesão entre todas as partes do texto
    você acabou juntando em uma parte outrossim o que gerou uma falta de coesão,tirando isso seu texto está ótimo.
    sua proposta de intervenção está muito bem feita gosatei de verdade você pode ir longe continue treinando…
    nota:800
    bjss…

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  4. Uma ótima redação, bom vocabulário, bons argumentos e uma boa proposta de intervenção. Porém, você citou três núcleos problemas, o que nao teria problema nenhum se você citasse cada um em um parágrafo, só que você citou dois deles no terceiro parágrafo, o que pode abaixar bastante a sua nota

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