Iniciante

Valorização do SUS

  • 0

O Brasil tem o maior sistema público de saúde do mundo, o SUS(Sistema Único de Saúde), que atende mais da metade da população brasileira e que rege após duas regulamentações da Constituição Federal de 1988. Além disso, deve-se ressaltar a importância do SUS, levando em consideração o atendimento integrado e a prestação de serviços dos mais básicos aos mais avançados.
A princípio, vale destacar que o SUS presta serviços em todo o país, inclusive a estrangeiros, e que a maioria dos brasileiros que acessam aos serviços do SUS são pessoas de baixa renda.A falta de investimentos tecnológicos, políticas públicas, incetivação aos profissionais da saúde, e reforma na gestão administrativa, expõe o desleixo e a falta de atenção por parte do Ministério da Saúde.
No mundo existem apenas seis países que oferecem o sistema público universal, tais como–ReinoUnido,França,Canadá,Austrália,Suecia e o Brasil, porém, desse grupo o Brasil é o que menos investe e a população acaba pagando mais do que o governo.O SUS não suporta a disparidade entre o número de usuários e os serviços fornecidos, e se torna muitas vezes insuficiente para tanta gente.

 Desse modo, o SUS se mostra imprescindível para todos e de certa forma ajuda as pessoas, entretanto precisa ser regulamentado e receber mais verbas. O Ministério da Saúde juntamente com o governo federal deve investir em políticas públicas, aplicar mais verbas, modernizar os serviços e melhorar a gestão administrativa.

Compartilhar

1 Correção

  1. Texto muito bem desenvolvido e deixou claro a forma que o SUS deveria ser mais valorizado.

    Apenas uma observação:
    Faltou um conectivo entre o 2° e o 3° parágrafo; assim, para a informação não ficar solta, poderia colocar no início: “ademais, vale ressaltar que no mundo…”. Desse jeito o texto ficaria com uma melhor coesão :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.