Não há dúvidas de que a valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma boa educação constitucional e pessoal. Nesse sentido, é válido que o profissional tenha sua remuneração de forma justa, além de vitalizar seu trabalho com estruturas dignas. Entretanto, conforme o passar dos anos, a atuação do docente se tornou algo desvalorizado, ressaltando os problemas estruturais com instituições de ensino e a má remuneração.
Segundo o diretor técnico Clemente Ganz Lúcio, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), professores enfrentam a existente estrutura precária das escolas, o que dificulta ainda mais a execução da educação dos alunos. Posto que, um professor não obtenha uma sala de aula estruturada, sendo o básico, sem lousa, quadro, ou até mesmo mesas e cadeiras, o desafio de desenvolver sua aula e o processo de aprendizagem se torna maior.
Ademais, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que os professores da rede pública do ensino fundamental e médio, do Brasil, têm uma remuneração menor que a metade da média salarial dos países membros da OCDE. À medida que, o governo não administra com vigor a capacitação e o reconhecimento de professores, e por consequência ofereça baixos salários, se dispõe como seguimento a falta de interesse de novas gerações da profissão docente.
Em suma, é evidente que o Brasil perdeu a capacidade de valorizar e reconhecer o professor. Diante disso, cabe ao Ministério da Educação, com o auxílio do governo, investir em um projeto de melhoria nas estruturas de ensino. Como também, é necessário que o Ministério elabore um plano, com base na Política Nacional de Educação (PNE), mais viável, reconhecendo o desafio de ensinar, a fim de que torne a remuneração dos docentes à altura. De modo que, tais ações, assim então, possibilitem o avanço no processo de educação dentro e fora das salas de aula.
raynecrs
Olá.
Sua redação em minha visão está excelente.
Fez o uso adequado de cada parágrafo.
Só evite colocar tanta informações.
Uso adequado dos conectivos.
Em suma, está muito boa.
Repasse para a folha de seu caderno, observe se irá caber tudo isso lá.
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Nota-990
[email protected]
Bom dia Eloisa! Você escreve muito bem, e sabe articular bem suas ideias.
Vou separar sua redação por blocos e tecer alguns comentários.
Introdução: Não detectei nenhum desvio gramatical. Você evidenciou bem sua tese e escreveu com clareza. Nada a corrigir aqui.
D1: Aqui você utilizou o vocábulo “posto que” com a ideia de “uma vez que/visto que”. Cuidado! “Posto que” estabelece uma relação concessiva, não é o caso nesse periodo.
Sugestão de reescrita: “Uma vez que muitos professores não têm uma sala de aula estruturada – sem lousa, quadro, ou até mesmo mesas e cadeiras – o desafio…”
D2: “Ademais, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que” vírgula incorreta antes de “aponta”
Outro ponto a ser destacado: “À medida que” indica proporção. Não ficou muito bem encaixado nesse periodo.
Conclusão: “De modo que, tais ações, assim então, possibilitem o avanço no processo de educação dentro e fora das salas de aula.” -> vírgula incorreta antes de “tais ações”.
Algumas dicas: evite a intercalação em excesso. isso pode deixar o texto cansativo.
No mais, parabéns pelo texto!!
Mirela_Domiciano
Olá, como sua redação já teve uma correção detalhada só vou apontar o que percebi.
Gostei bastante da sua introdução, mas o desenvolvimento está mal organizado, recomendo que use 3 ou 4 períodos, comece com um tópico frasal, depois relacione com repertório, defenda seu ponto e, no final, faça um fechamento de parágrafo. Também deve-se sempre começar o parágrafo com um conectivo, o que faltou no D1.
As ideias de intervenção são boas, porém as duas estão mal desenvolvidas, é melhor ter somente uma proposta completa do que duas incompletas, aliás o Enem não cobra que vc resolva os dois problemas apresentados. (Sempre lembre: Agente, ação, meio, modo e detalhamento).
Vc tem grande potencial, continue estudando. Assim como vc ainda estou aprendendo, espero ter ajudado. Uma dica: é sempre bom estudar a estrutura da redação, analisar redações nota mil e praticar bastante. Bons estudos, qualquer dúvida entre em contato comigo.
Dio_Hyun~
Tema: Valorização do professor
INTRODUÇÃO:
Não há dúvidas de que a valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma boa educação constitucional e pessoal. Nesse sentido, é válido que o profissional tenha sua remuneração de forma justa, além de vitalizar seu trabalho com estruturas dignas. Entretanto, conforme o passar dos anos, a atuação do docente se tornou algo (*Sugestão: “… se tornou cada vez mais…”) desvalorizado (*desvalorizada), ressaltando os problemas estruturais com instituições de ensino e a má remuneração.|1|
1 – Nessa parte, presumo que estejas explicando ou concluindo a ideia anterior, recomendo a utilização de uma conjunção para conectar tais orações, dependendo de sua intenção, para evitar qualquer tipo de ambiguidade.
— Essa introdução ficou boa, claro que a tese não teve um grande suporte com a contextualização, porém, ainda assim, apresentou o seu posicionamento, que irá aparecer ao longo do texto. Apenas senti muita falta de um *encaminhamento argumentativo*, o qual, normalmente, está presente no fim do texto e nos dá uma expectativa de que tem mais por vir!
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DESENVOLVIMENTO 01:
Segundo o diretor técnico Clemente Ganz Lúcio, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)|1|, professores enfrentam a existente|2| estrutura precária das escolas, o que dificulta ainda mais a execução (*Sugestão: acesso à…) da educação dos alunos. Posto que|3|, um professor (*que) não obtenha uma sala de aula|4| estruturada, sendo o básico, sem lousa, quadro, ou até mesmo mesas e cadeiras|5|, o desafio de desenvolver sua aula e o processo de aprendizagem se torna maior.|6|
1 – Não é necessário colocar ambas as formas (abreviada e por extenso) do nome da entidade.
2 – Sugestão: em vez de colocar “existente”, coloque “atual”, para evitar a assonância, que é a repetição de vogais.
3 – Em lugar de “Posto que”, coloque “Dessa forma” ou suas variações, pois esse período tem sentido conclusivo.
4 – Não é necessário complementar todos os nomes, tipo: sala de aula, educação dos alunos, tenha cuidado com esse tipo de redundância lógica.
5 – Encher seu período de vários elementos, além de o tornar extenso demais, você poderá se perder e não saber como prosseguir, ou onde pôr vírgulas. Sendo assim, tente evitar encher seu texto de frases intercaladas, pois pode provocar incoerência e dificultar a leitura.
6 – Faltou a conclusão do parágrafo. Lembre-se que o argumento consiste em um conjunto de proposições explicativas que dão razão a uma proposição conclusiva, que é a ideia principal.
— Embora tenha a entidade e explicação não nos é dada a finalidade dessas premissas explicativas, entende? Logo, não houve um argumento, mas sim uma exposição evidenciada pela autoridade de que os professores sofrem com a falta de infraestrutura básica.
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DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)|1|, aponta que os professores da rede pública do ensino fundamental e médio, do Brasil, têm uma remuneração menor que a metade da média salarial dos países membros da OCDE. À medida que, o governo não administra com vigor a capacitação e o reconhecimento de professores, e (*vírgula aqui) por consequência (*vírgula aqui) ofereça (*oferece) baixos salários, se dispõe (*dispõe-se) como seguimento a falta de interesse de novas gerações da profissão docente.|2|
1 – Como disse, escolha uma maneira de citar o nome da entidade.
2 – Bem, nesse caso, tivemos uma falta de coerência, causada pela má articulação da conjunção “à medida que” – a qual indica proporção, sentido não atribuído ao resto do período, que tem um valor conclusivo.
— Infelizmente, o sentido desse parágrafo ficou prejudicado devido à falta de coesão.
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CONCLUSÃO:
Em suma, é evidente que o Brasil perdeu a capacidade de valorizar e reconhecer o professor. Diante disso, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE), com o auxílio do governo, investir (AÇÃO) em um projeto de melhoria nas estruturas de ensino. Como também, é necessário que o Ministério elabore um plano (AÇÃO2.0), com base na Política Nacional de Educação (PNE)(DETALHISMO), mais viável|1|, reconhecendo o desafio de ensinar, a fim (OBJETIVO) de que torne a remuneração dos docentes à altura. De modo que, tais ações, assim então|2|, possibilitem o avanço no processo de educação dentro e fora das salas de aula.
1 – Adjetivação é mais apropriado deixá-la próxima a seu substantivo, não colocar uma frase em meio às duas.
2 – Você já tinha citado uma conjunção que indica consequência “de modo que”, logo, não faz sentido reger outras conjunções de sentidos conclusivos.
— Mesmo que haja erros na articulação e assimilação das ideias, temos uma conclusão que retoma e reafirma a tese principal e temos uma proposta de intervenção completa (A.M.A.D.O.) que respeita os direitos universais.
Bem, em suma, sua redação apresentou muitos erros de assimilação das ideias e erros na argumentação, na estruturação do parágrafo, por isso, recomendo estudá-los.
Não se desanime! A vida é feita de altos e baixos! E a prática levará ao aprimoramento!
Não sou corretora profissional ou algo do tipo, mas espero que minhas anotações tenham ajudado em algo…
Tô ligada que as pessoas curtem que a correção seja de acordo com as competências, então…
C1 – Demonstrou moderado domínio da norma culta: 120pts.
C2 – Demonstrou compreensão da proposta, porém não se mostrou fiel à estruturação do texto dissertativo argumentativo = 80pts.
C3 – Os desenvolvimentos apresentam falha no encadeamento das ideias e na progressão textual, o que gera incoerência em determinadas ocasiões = 80pts.
C4 – Em todo o texto há falha na concisão dos parágrafos = 100pts.
C5 – Boa conclusão com uma boa proposta de intervenção = 160pts.
Somando, então, temos: 540pts!
Bem, espero que tudo dê certo na sua jornada, muita boa sorte!