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Valorização do idoso – TEMA ENEM

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São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Contudo, a discriminação sofrida pelos idosos contraria o ponto de vista do filósofo. Nesse contexto, esse problema ocorre devido à negligência das famílias e à insuficiência de leis. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, a falta de cuidados com os idosos por seus familiares mostra-se como um dos desafios à resolução da problemática. Conforme o filósofo Kant, a pessoa é um fim em si mesma e não um meio para alcançar interesses particulares. Por essa perspectiva, a família que negligencia o idoso julga que ele não possui utilidade e o considera como um fardo, por isso ele não é tratado com respeito e dignidade sendo privado da atenção e carinho dos seus entes. Além disso, esse pensamento também justifica o abandono sofrido pelos mais velhos. Assim, é inconcebível que esse cenário degradante continue a perdurar.

Em segundo plano, a ineficácia da legislação ainda é um empecilho à solução da questão. Analogamente à obra “O cidadão de papel” do jornalista Gilberto Dimenstein, no qual se refere ao indivíduo com direitos adquiridos, mas não usufruídos, é o que acontece com o idoso no Brasil que, apesar de possuir Estatuto próprio, ainda sofre com o descaso das autoridades. Isto é, o Estado não provê condições suficientes para que os cidadãos idosos sejam valorizados, visto que as adaptações aos ambientes públicos para esse grupo de pessoas são precárias, bem como os atendimentos nos serviços essenciais como saúde, lazer e educação. Tendo em vista que, segundo a Organização das Nações Unidas, em poucos anos o número de idosos será maior que o número de crianças, é urgente a mudança dessa situação.

Em suma, a desatenção das famílias com os idosos e a insuficiência da legislação desfavorecem a valorização dessas pessoas. Portanto, é imprescindível que os familiares incluam seus idosos nas tarefas da casa, por meio de atividades que eles possam executar — tais como auxiliar nos cuidados com as crianças e animais de estimação — a fim de que eles se sintam úteis para suas famílias. Ademais, cabe ao Poder Público tornar efetivo o Estatuto do idoso, por intermédio de programas voltados a esse grupo — por exemplo, assistência especializada em todos os estabelecimentos públicos e incentivos às atividades de lazer — com intuito de melhorar a qualidade de vida dessa população. A partir disso, espera-se que os idosos tenham a mesma importância que os demais cidadãos.

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2 Correções

  1. Olá Sandy, tudo bem?
    Vamos lá, primeiramente gostaria de frisar a primeira linha de sua introdução. Quem foi São Tomás de Aquino? É algo que desde já pode deixar algumas pessoas confusas, então tente incluir um pouco do passado desse moço pra gente.
    Depois, percebo que tens um amplo domínio de citações, isso é ótimo, mas tome cuidado para que não fique um pouco desconexo com sua escrita anterior, em alguns momentos senti que existia mais citações do que a sua posição sobre o tema.
    Por fim, apenas um último fator. Tome cuidado com as pontuações, em alguns momentos acho que em vez de um ponto final, uma vírgula cairia bem melhor, por exemplo: “[…]lazer e educação. Tendo em vista que, segundo a…”. Quando coloca-se “tendo em vista que”, estamos retomando algo para defender um ponto logo em seguida.
    Em tudo mais achei ok, você possui um amplo vocabulário, o que admiro muito. Espero ter ajudado s2!

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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