Valorização do Idoso.

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Valorização do Idoso.
A declaração universal dos direitos humanos defende o respeito entre os povos de uma mesma nação, entretanto o cenário Brasileiro atual demonstra o contrário em relação ao respeito com os idosos, a descriminação e a falta de valorização as pessoas com idade.
Nesse contexto observa-se a falta de acessibilidade para os idosos e a exclusão da sociedade.

Em primeiro lugar, deve-se atentar para a irresponsabilidade de ambientes públicos que não permitem a fácil locomoção de pessoa mais velhas configurando assim graves problemas ao induzilos a subir escadarias, os colocando em situação de risco.

Além disso deve-se frisar que muitos idosos são excluídos perante a sociedade, sendo abandonados por sua família em casas de repouso ou em alguns casos sozinhos em casa, com o aprendizado que poderia passar para a sociedade sendo desvalorizado. Como a máxima do filósofo Confúcio diz “não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros” cabe perfeitamente.

Assim torna-se evidente, que o país precisa administrar de forma mais consciente a valorização do Idoso, com a ajuda da mídia e de uma iniciativa privada, podem ser criadas campanhas de conscientização, palestras em escolas com vídeo conferências disponíveis na internet aconselhando o respeito ao idoso e a inclusão do mesmo na sociedade.
Então assim com os novos erros corrigidos como preza Confúcio podemos caminhar para uma sociedade mais justa.

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7 Correções

  1. Oii, Jéssica, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, mande uma mensagem. =)

    INTRO
    -Declaração Universal dos Direitos Humanos sempre em iniciais maiúsculas
    -coloque uma vírgula após “entretanto”
    -“brasileiro” não precisa ser maiusculo
    -você não apresentou sua tese (opinião crítica a respeito do assunto)
    -note que sua introdução efoi desenvolvida em apenas um único período, isso é um problema, pois releva desleixo na pontuação, falhando nas competências 1 e 4
    -repetição (idosos)

    D1 (falta de acessibilidade para os idosos)
    -Jéssica, é impossível você atender ao esqueleto da redação padrão do enem com um parágrafo de apenas 3 linhas. Se atente: introdução da ideia + citação (repertório) + opinião
    -novamente, está em apenas um período (sem ponto final)
    -vários erros de vírgulas

    D2
    -vários erros de vírgulas
    -gostei do seu argumento: “com o aprendizado que poderia passar para a sociedade sendo desvalorizado.” vc poderia trabalhar mais em cima dele
    -a frase de Confúcio ficou legal, mas faltou argumentação em cima dela

    CONCLUSÃO
    -ação: criadas campanhas de conscientização, palestras em escolas com vídeo conferências disponíveis na internet
    -meio/modo: ?
    -agente: mídia e iniciativa privada (iniciativa privada de quem?)
    -finalidade: ?
    -detalhamento: aconselhando o respeito ao idoso e a inclusão do mesmo na sociedade.

    |FEEDBACK|
    Jessica, procure ler redações nota 1000 e observar o padrão dessas redações. Você tem um potencial incrível e com certeza, com foco e treino, chegará aos 1000 também. Particularmente, gostei da apresentação das suas ideias, mas faltou repertório para comprovar e reforçar seus argumentos. Gostaria muito ler e corrigir outras redações suas.

    DICAS!
    -2 problemáticas: uma de ação outra de consequência, isso mantem uma linha de raciocínio
    -evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
    -use conectivos, enriquece seu texto
    -evite expressões como:
    *primeiramente
    *atualmente/hodiernamente/nos dias de hoje
    *especialistas revelam que…
    *com o passar dos anos
    -não fale com o leitor (evite perguntas)
    -não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
    -da mesma forma, não use “onde” no sentido de “no qual”
    -não use mesóclise (dar-te-ei)
    -evite piadas/deboche/gírias
    -não generalize nada (é de conhecimento geral/ ninguém respeita tal coisa)
    -faça uma divisão de parágrafos de maneira igualitária
    -se atente aos 5 quesitos da conclusão:
    *ação: o que será feito?
    *meio/modo: como será feito? por meio de que?
    *agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
    *finalidade: afim de que isso será feito?
    *detalhamento: descrição da ação e meio/modo

    C1: 110
    C2: 120
    C3: 150
    C4: 150
    C5: 120
    NOTA: 650
    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

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  2. Oi, Jéssica

    Pela sua redação, você demonstra médio conhecimento do gênero e da sua estrutura, e a gramática, em diversos momentos, faz-te perder pontos não só na comp 01, mas em outras competências também.

    ~ INTRODUÇÃO

    É melhor usar “De acordo com a Declaração…”

    Depois de entretanto há uma vírgula (já que é um conectivo) e sua primeira vírgula era, na verdade, um ponto final.

    brasileiro*

    “a descriminação e a falta de valorização as (às) pessoas com idade.”, eu creio que estas seriam suas teses, mas elas ficaram “jogadas” no período, sem sentido.

    “Nesse contexto observa-se a falta de acessibilidade para os idosos e a exclusão da sociedade.”, este período (acredito que seja um período de seu primeiro parágrafo) também está desconexo, sua introdução está muito confusa, suas ideias não estão bem articuladas, isto desconta no planejamento também.

    ~ DESENVOLVIMENTO 1

    “Em primeiro lugar, deve-se atentar para a irresponsabilidade de ambientes públicos que não permitem a fácil locomoção de pessoa mais velhas (,) configurando assim graves problemas ao induzilos (induzi-los) a subir escadarias, os colocando (colocando-os) em situação de risco.”

    Parágrafo muito curto, você não apresenta repertório e uma argumentação infundada.

    Correto o uso do conectivo.

    ~ DESENVOLVIMENTO 2

    Além disso (,)

    Repertório legitimado, mas não é pertinente e nem produtivo.

    Argumentação fraca, falta repertório.

    ~ CONCLUSÃO

    idoso*

    Proposta insuficiente, não se deve usar palavras como “podem ser criadas”, a proposta exige especificidade. Conscientizar é muito abstrato, evite este tipo de termo e outros sentimentos.

    o mesmo não retoma outro nome, troque por “ele/ela” ou “o qual”.

    “Então assim com os novos erros corrigidos (,) como preza Confúcio (,) podemos caminhar para uma sociedade mais justa.”

    Agente nulo (o país?)

    Só possui 5 elementos, o quê e detalhamento.

    comp 01 – 40
    comp 02 – 80
    comp 03 – 80
    comp 04 – 80
    comp 05 – 80
    360

    Poucos períodos por parágrafo, muitos erros gramaticais, falta de plano de texto e má demonstração de suas ideias, sugiro estudar mais sobre o modelo de redação do ENEM, depois consertar os erros sintáticos e de desvios e se aprofundar sobre o modelo de redação.

    Você sabe escrever e tem em mente já um pouco sobre o gênero, mas falta um empurrãozinho, com treino e perseverança você vai melhorar bastante e conseguir seus objetivos.
    Espero ter te ajudado aqui, bons estudos!

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  3. Oi, Jéssica! Então, seu texto está muito bem organizado, não apresenta erros gramaticais. Entretanto, falta um repertório sociocultural no D1 e no D2, você apresentou o problema, mas não mostrou fontes legítimas que provassem o mesmo.
    E há desvios de vírgula em: “Além disso, deve-se frisar”, e “Assim, torna-se evidente”.
    Fora isso, você tem muito potencial e escreve muito bem! ;)

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  4. ola tudo bem? bom n sou profissa em redação kkk mas tenho algumas coisa para te ajudar.
    Bom vou falar levemente os seus erros e no final vou recomendar um vídeo q pode te ajudar com a redação.
    Então introdução gostei bastante, acho q só tem um erro de digitalização.
    Desenvolvimento 1: começou bem, suas ideias tão claras, mas… faltou uma fonte pra comprovar aquilo que vc afirma nesse parágrafo, faltou também uma finalização do parágrafo colocando sua opinião sobre esse problema, algo do tipo; “Portanto, é necessário reverte esse quadro para uma melhor acessibilidade ” (isso dará um ar que vc ta terminando de falar desse problema e ainda pondo sua opinião de que tem que mudar esse problema)

    Desenvolvimento 2: começou bem, faltou vírgula dps do “Além disso”, mas quando vc chegou na parte do “com o aprendizado que….” ficou um pouco confuso não entendi a ideia q vc quis passar, e ainda senti falta de uma finalização do parágrafo.

    Conclusão: gostei muito, mas ainda precisa de responder quem vai fazer isso? e pra que fazer isso? vc tem q me provar q a sua proposta é a solução para esse problema.

    Eu daria 660 para sua redação.

    Não se desespera nem se desanima, com persistência vc vai chegar nos seus objetivos.
    Vou deixa um link aq de um vídeo q acredito q vai te ajudar muito, vale apena vc dar uma olhada.

    de brinde esse aq ;) (acho q vc vai gostar)

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  5. 1- Você deve dividir melhor as frases, algumas delas estão muito grandes.
    2- Não apresentou uma tese na introdução.
    3- O primeiro parágrafo de desenvolvimento está muito curto.
    4- Cometeu alguns erros do uso da vírgula.
    5- seus argumentos são bons.

    Suas ideias são boas, com bastante treino você vai conseguir alcançar o que deseja ;)

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  6. Texto mediano em todas as competências. Entre os principais problemas estão a estrutura, que está incompleta, e a superficialidade e subjetividade da argumentação. ]

    Competências

    1) Linguagem clara, com poucos erros, mas excessivamente simples.

    2) Há um bom entendimento do tema.

    3) O texto é argumentativo em todos os parágrafos, mas os argumentos apresentados são opinativos, sem apresentar fundamentos objetivos para a opinião do autor.

    4) A coesão se dá mais pelo conteúdo do que pelo uso de nexos linguísticos.

    5) O parágrafo conclusivo é coerente com a reflexão e apresenta uma proposta adequada de resolução do problema, em especial em sentido formal, isto é, considerados como válidos e verdadeiros os fatos apresentados.

    NOTA : 720

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  7. Oi, Jéssica

    Pela sua redação, você demonstra médio conhecimento do gênero e da sua estrutura, e a gramática, em diversos momentos, faz-te perder pontos não só na comp 01, mas em outras competências também.

    ~ INTRODUÇÃO

    É melhor usar “De acordo com a Declaração…”

    Depois de entretanto há uma vírgula (já que é um conectivo) e sua primeira vírgula era, na verdade, um ponto final.

    brasileiro*

    “a descriminação e a falta de valorização as (às) pessoas com idade.”, eu creio que estas seriam suas teses, mas elas ficaram “jogadas” no período, sem sentido.

    “Nesse contexto observa-se a falta de acessibilidade para os idosos e a exclusão da sociedade.”, este período (acredito que seja um período de seu primeiro parágrafo) também está desconexo, sua introdução está muito confusa, suas ideias não estão bem articuladas, isto desconta no planejamento também.

    ~ DESENVOLVIMENTO 1

    “Em primeiro lugar, deve-se atentar para a irresponsabilidade de ambientes públicos que não permitem a fácil locomoção de pessoa mais velhas (,) configurando assim graves problemas ao induzilos (induzi-los) a subir escadarias, os colocando (colocando-os) em situação de risco.”

    Parágrafo muito curto, você não apresenta repertório e uma argumentação infundada.

    Correto o uso do conectivo.

    ~ DESENVOLVIMENTO 2

    Além disso (,)

    Repertório legitimado, mas não é pertinente e nem produtivo.

    Argumentação fraca, falta repertório.

    ~ CONCLUSÃO

    idoso*

    Proposta insuficiente, não se deve usar palavras como “podem ser criadas”, a proposta exige especificidade. Conscientizar é muito abstrato, evite este tipo de termo e outros sentimentos.

    o mesmo não retoma outro nome, troque por “ele/ela” ou “o qual”.

    “Então assim com os novos erros corrigidos (,) como preza Confúcio (,) podemos caminhar para uma sociedade mais justa.”

    Agente nulo (o país?)

    Só possui 5 elementos, o quê e detalhamento.

    comp 01 – 40
    comp 02 – 80
    comp 03 – 80
    comp 04 – 80
    comp 05 – 80
    360

    Poucos períodos por parágrafo, muitos erros gramaticais, falta de plano de texto e má demonstração de suas ideias, sugiro estudar mais sobre o modelo de redação do ENEM, depois consertar os erros sintáticos e de desvios e se aprofundar sobre o modelo de redação.

    Você sabe escrever e tem em mente já um pouco sobre o gênero, mas falta um empurrãozinho, com treino e perseverança você vai melhorar bastante e conseguir seus objetivos.
    Espero ter te ajudado aqui, bons estudos!

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