Iniciante

Valorização da razão

  • 0

tema: “O perigo do aumento das infecções sexualmente transmissíveis no Brasil”

O conceito de “homem cordial”, criado pelo sociólogo S. Buarque de Holanda, diz a respeito dos brasileiros, em que esses costumam agir com a emoção acima da razão. Isso se reflete na sociedade atual, pois mesmo sendo o certo o uso de preservativos, esse é negligenciado por muitos. Dados mostram, abundantemente, que esse artifício é pouco usado, ou quase nunca, por boa parcela populacional, o que é perigoso e corrobora para o aumento das IST’s(infecções sexualmente transmissíveis), sendo um dos principais fatores a educação.

Em primeira análise, é importante ressaltar que uma das causas desse problema é o precário ensino. Segundo o educador Paulo Freire, “somente a educação não é capaz de mudar a sociedade, mas sem ela tampouco a sociedade muda”, logo, é possível dizer que a falta de educação sexual nas escolas impede que o pensamento social mude. Nesse sentido, indivíduos negligenciam o uso de preservativos, o que é algo ruim para a sociedade, bem como para a saúde.

Ademais, embora o maior número de infectados por HIV(IST) sejam os jovens, aumentou consideravelmente a quantidade de idosos nesse ramo. Dados do Ministério da Saúde mostram isso, em que indivíduos infectados, desta parcela, aumentou, nos últimos 10 anos, 103%, sendo uma consequência do passado, pois a maioria desses cresceu em um mundo sem preservativos. Destarte, tal fato deixa evidente o perigo em que esses estão passando, o que urge para ações do Estado.

Infere-se, portanto, que medidas devem ser feitas em prol da redução de IST’s no país. Para isso, é importante que o MEC inclua no ensino básico a educação sexual, para que os jovens possam ser educados, por meio de aulas lúdicas, sobre o uso de preservativos, entre outras coisas, a fim de que no futuro seja reduzido o número de pessoas que não usem tal artifício. Outrossim, cabe ao Estado alertar os mais velhos sobre o uso dos mesmos objetos já mencionados, através de anúncios televisivos— sendo esse o principal meio utilizado por essa parcela. Para que, assim, os brasileiros possam deixar um pouco a emoção para agirem mais com a razão, e a boa saúde da pessoas possa ser preservada.

Compartilhar

3 Correções

  1. BOA NOITE =)

    Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
    *Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    * Consegui identificar de forma imediata a sua tese.
    * Usou correto os conectivos.
    * Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    *Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.

    * CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
    # Competência I : 200
    # Competência II :200
    # Competência III: 180
    #Competência IV: 200
    # Competência V: 200

    CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)

    • 1
  2. Boa tarde Rodrigo;
    Vou tentar te ajudar aqui com alguns pontos.

    Introdução;
    Sua introdução está muito boa, um contexto muito bem encaixado, o tema ligado ao contexto bem legal e a sua tese tá muito bem feita.
    Só notei uma coisa nessa frase “Dados mostram, abundantemente, que esse artifício é pouco usado,” , não é recomendado citar um dado sem colocar números concretos, espero que tenha me entendido.

    Desenvolvimento;
    Achei muito bom, usou os conectivos diversificados, dados concretos, estão ótimos.

    Conclusão;
    A conclusão também está muito encaixada .

    • 1
  3. Boa tarde Rodrigo, tudo certo? Sua redação está incrível, parabéns pela forma como selecionou os argumentos na tese. Sua conclusão trás uma proposta de intervenção muito boa. Não sou corretora, por isso não atribuirei nota, mas acredito que você tiraria uma nota bem alta no enem. Abraços, boa sorte no enem e vestibulares.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.