Valorização da cultura dos povos indígenas para a sobrevivência da humanidade e demais espécies do planeta.

  • 2

O processo de colonização do Brasil representou o genocídio de inúmeros povos indígenas e o início da exploração dos recursos naturais. No cenário atual, os indígenas ainda são desrespeitados, reprimidos e têm seus direitos negligenciados, como também é persistente o descontrole na exploração ambiental. Nessa perspectiva, é de suma relevância a valorização da cultura indígena, bem como a utilização dela para o desenvolvimento sustentável.

A princípio, vale destacar a ausência de conhecimento da população, por extensão, a falta de respeito para com a cultura indígena. É perceptível a importância do filme “Tainá”, que cativou inúmeros brasileiros e representou uma vitória para a comunidade indígena,contudo, a obra não foi suficiente para preencher a lacuna existente. Nota-se, portanto, uma carência de representatividade dos povos indígenas nos materiais didáticos, além de debates de questões atuais relacionadas a esses indivíduos. Nesse sentido, urge que autoridades responsáveis pela promoção da cultura desses povos a preservem como forma de desenvolvimento da sociedade.

Ademais, a cultura indígena busca o desenvolvimento da sociedade em harmonia com a natureza, ideologia essencial no contexto contemporâneo. Nesse viés, nota-se que a Revolução Industrial, a era tecnocientífica e a globalização impulsionaram o consumismo exacerbado, que contribuiu para a exploração desenfreada dos recursos naturais. Tal fato acarretou desequilíbrios ecológicos e o risco da extinção da vida na Terra. Dessa maneira, faz-se necessário o desenvolvimento da sustentabilidade baseada nos preceitos indígenas.

Infere-se, portanto, que medidas urgentes são necessárias para a preservação da cultura indígena e do meio ambiente. Destarte, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas necessárias à educação de qualidade, juntamente aos povos indígenas deve promover a garantia da preservação ambiental baseada nas culturas indígenas. Tal ação deve ocorrer por meio de oficinas, eventos, debates e seminários mediados pelos indígenas nas instituições de ensino, onde serão expostas a mitologia, história e conhecimentos das comunidades, como também a importância das relações mútuas com a natureza. Para quê, dessa forma, a cultura indígena e suas bases de relações sustentáveis sejam ferramentas para a preservação da atual e futuras gerações.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Raiana. Boa tarde.
    Em um aspecto geral a sua redação está muito boa. Entretanto, senti falta de dados estatísticos que justifique a sua tese. Além disso, acredito que deveria ter incluído o Ministério do Meio Ambiente em sua proposta de intervenção, levando em conta que a preservação ambiental e o conduta sustentável no desenvolvimento de nossas cidades, estados e país, é pertinência do mesmo.

    • 1
  2. Está ótimo, vc usou conectivos, elementos coesivo e contextualizou muito bem, a conclusão seguiu o modelo proposto pelo enem e a tese está bem elaborada. Uma dica: evite usar palavras de senso comum, como por exemplo, “é perceptível”, “nota-se”, “é possível perceber”, procure sempre substituir por outros conectivos :)

    • 1
  3. sua redação tá perfeita, certeza que tiraria uma ótima nota.
    usou bem os conectivos e desenvolveu bem todos os parágrafos
    todos os parágrafos bem feitos e seguindo os padrões do enem.
    não notei nenhum erro gramatical e o uso do filme foi ótimo para o critério de conhecimento sociocultural
    e sua conclusão incrivel
    parabéns, ta indo muito bem.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.