Iniciante

Vale a pena insistir na estética tendo sua saúde fragilizada?

  • 2

Os limites entre a estética e a saúde encontra, no Brasil uma série de empecilhos. Essa constatação pode ser comprovados por meio de dados divulgados pela entrevista de Bárbara Allen e Thaís Lima, os quais demonstram que 98,8% se importam com a sua caracterisca física. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, seja pela má influência midiática, seja pelo silenciamento.

Em primeiro lugar, é preciso atentar que desde os séculos passados, o ser humano vem buscando o conceito do belo e, dessa forma, veio trazendo vários padrões de beleza impostos pela sociedade. Conforme Pierre Bourdie, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia em vez de promover debates que elevam o nível de informação da população, influência na consolidação do problema.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a fragilidade. Será que vale a pena insistir tanto na estética, tendo sua saúde prejudicada?
Passar por cirurgias estéticas, sem nenhuma porcentagem de não haver risco como se fosse algo normal e simples, podem carregar até mesmo em uma fatalidade. Além de promover problemas mentais a busca do corpo perfeito, como: anorexia, depressão, ansiedade, estresse, medo e entre outros distúrbios.
Fazer dietas e treinos exagerados, ficar sem se alimentar por muito tempo, usar remédios sem a receita de especialista, podem causar muitos danos à saúde.

Convém, portanto, que, de modo urgente, medidas sejam tomadas. Assim, tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio da produção de vídeos que alertam sobre as reais condições da questão, comparando com o tratamento que a média dá com relatos de pessoas que de fato vivenciaram tal problema e liberarem mais consultas gratuitas em municípios de nutricionistas para que, dessa maneira, implante uma dieta de forma orgânica. Por fim, espera-se promover uma melhora nos limites entre a estética e a saúde!

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde,

    Na sua inicialização, você veio com alguns dados que poderiam te sido usados em suas argumentações, além de alguns erros com a falta do uso da vírgula e a falta de conectivos.
    ARG1: má influência da mídia
    ARG2: não consegui identificar.

    No seu D1, há também alguns erros devido à vírgula. E quando você fizer uma alusão a alguém, tente escrever quem é essa pessoa (se é um filosofo, um sociólogo, um professor…) e tente analisar a alusão na mesma oração.

    O seu D2 não foi muito bem trabalhado sendo que a sua opinião não foi muito clara e também não há uma finalização do argumento.

    A sua conclusão contém um número exagerado de vírgulas. (ao invés de ”Convém, portanto, que, de modo urgente, medidas sejam tomadas”, tente escrever ”Portanto, convém de modo urgente que medidas sejam tomadas.”). A sua proposta de intervenção não contém o agente, contém uma ação, um modo e um detalhamento mas não há uma finalidade.

    Portanto, C1: 120
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 80
    C5: 120
    Total: 600

    • 1
  2. Olá, vou analisar sua redação.
    Concordo com o que as duas pessoas acima falaram.
    Vá sempre analisando redações, assim você vai adquirindo mais conhecimentos para escrever a sua.
    Veja vídeos de gramática, que ajudará a melhorar sua escrita, a argumentação tá fraca na minha opinião e o texto não está dissertativo argumentativo. Na conclusão não tem agentes para solucionar o problema e está muito confuso e desorganizado.
    Competência 1; 80 pontos.
    Competência 2; 80 pontos.
    Competência 3; 120 pontos.
    Competência 4; 40 pontos.
    Competência 5; 40 pontos.
    Nota total; 360
    Espero ter ajudado e bons estudos!!

    • 0
  3. Boa tarde, sua redação possui alguns desvios, porém esse podem ser facilmente corrigidos com muita prática e muitas correções aqui na plataforma… Disto isto, vamos à correção….

    INTRODUÇÃO

    Olha, aqui há alguns erros que merecem a sua atenção… O período “Os limites entre a estética e a saúde encontra, no Brasil uma série de empecilhos…” tem sentido ambíguo, isso significa que ele não foi bem construído… O verbo “encontra” está no presente, mas como esse verbo está regendo “os limites”, deveria concordar com essa expressão no plural. Além disso, ainda nesse período, deveria haver um vírgula depois da palavra “Brasil” e ainda assim ficaria com um sentido ambíguo. Minha dica é reescreve da seguinte forma “É extremamente difícil, no Brasil, estabelecer um limite entre a saúde e a estética…”

    No segundo período, que vai de “Essa constatação” até “física”, há mais alguns desvios… Primeiramente, a constatação está no singular, portanto, ela pode ser “comprovada” e no seu texto está “comprovados”. Em segundo lugar, os dados podem ser divulgados ou a partir da entrevista, ou na entrevista e não pela entrevista. E, por fim, você deve especificar a porcentagem (98,8%), logo, deveria escrever “98,8% dos entrevistados…”, “98,8% das pessoas…” etc

    DESENVOLVIMENTO 1

    Aqui, logo no início, é possível perceber o uso inadequado do pronome relativo “que”, pois se precisamos nos atentar, precisamos nos atentar “a algo” ou “para algo”. Além disso, vemos aqui os famosos verbos no gerúndio e esses devem ser evitados, ainda mais quando repetidos um após o outro como em “…vem buscando” e “…veio trazendo” (poderiam ser substituídos facilmente por “buscou” e “trouxe”. Por fim, outros dois erros podem ser observados aqui: quem é Pierre Bourdieu (sim, o nome dele tem esse ‘u’)? Você deveria fazer uso de aposto especificativo (entre vírgulas) para dizer quem é ele, por exemplo “Pierre Bourdieu, escritor,…”; e, em lugar de “influência”, deveria ser escrito “influencia”.

    DESENVOLVIMENTO 2

    1º A fragilidade do que? Esses termos não podem ficar soltos; devem ser especificados;
    2º “sem nenhuma porcentagem de não haver riscos..” não está bem construído, deveria ser escrito “sem nenhuma chance de complicações” ou simplesmente “sem nenhum risco”;
    3º Podem “carregar até mesmo…”, nesse caso deveria ter sido usado o verbo acarretar;
    4º Antes de “Além” deveria haver uma vírgula em lugar do ponto, e o “a” de “a busca” deveria levar o acento grave (crase).

    CONCLUSÃO

    Convém, portanto, que, de modo urgente, medidas sejam tomadas. Assim, tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio da produção de vídeos que alertam sobre as reais condições da questão, comparando com o tratamento que a média dá com relatos de pessoas que de fato vivenciaram tal problema e liberarem mais consultas gratuitas em municípios de nutricionistas para que, dessa maneira, implante uma dieta de forma orgânica. Por fim, espera-se promover uma melhora nos limites entre a estética e a saúde!

    Acredito que aqui você pecou na escolha dos elementos de coesão (conectivos e afins). O objetivo desses elementos é trazer clareza e fluidez ao texto para que o leitor não precise dispor de tanto esforço para entendê-lo. Imagine uma costureira fazendo um lindo bordado, os conectivos (elementos de coesão) são como os pontos que a agulha faz no bordado e o resultado final é um lindo texto. No seu texto, foi difícil entender a conclusão.

    Em primeiro lugar, você poderia ter lançado mão do conectivo “Nesse sentido” no lugar de “Assim”, além de especificar quais são as ações, pois quando não especifica fica muito vago… Percebo que você erra em não especificar o que deve ser especificado no seu texto, como em “reais condições da questão”, mas qual questão? Em segundo plano, depois de problema deveria ser colocado um ponto e, em seguida, uma conjunção para introduzir a segunda ação a ser feita… Enfim, podemos mencionar outras coisas que influenciariam negativamente sua pontuação, como a ausência dos 5 elementos da conclusão, sugiro que estude sobre isso… No mais, parabéns por seu texto e continue praticando pois a prática te conduz ao sucesso na escrita!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.