VACINAÇÃO

  • 0

Conforme a Constituição Federal de 1988, o Governo deve garantir a toda população brasileira o pleno exercício da vacinação e acesso de postos para obtê-la, apoiar e incentivar a população em massa para que sejam estrategicamente imunizados. Entretanto, no Brasil, a saúde pública, principalmente em relação da vacinação, se encontra em grande parte nos grandes centros. Desse modo, dois aspectos se destacam: A falta de postos de saúde em cidades distantes do grande centro, a falta de informação confiável vêm afetando cada dia mais os índices de imunização da população.

Primeiramente, é compreensível a desigualdade enorme em relação à falta de postos de saúde no território brasileiro, tendo em consideração que a maioria está localizada em grandes centros urbanos. Segundos dados do IBGE, a maioria das cidades fora de centros urbanos não possuem postos de saúde, o que explicita a realidade do povo brasileiro, os postos de saúde é um privilégio de cidades grandes. Dessa maneira, afirma-se escassez da organização e falta de informações confiáveis que afeta a imunização da população.

Outrossim, a escassez de informações confiáveis sobre a vacinação que acaba causando um movimento antivacinação que vem se intensificando nos últimos tempos. Dessa maneira, convém relacionar a metáfora de Hélder Martins qual ele busca explicar que a saúde é o reflexo da sociedade com a falta de informações confiáveis fica mais difícil mudar a mentalidade das pessoas. Sendo assim, executa-se ações políticas e sociais que busquem o acesso a postos de saúde e informações confiáveis, de modo que a horrível realidade apresentada por Hélder Martins seja amenizada no Brasil.

Por consequência, torna-se evidente a falta de acesso nos postos de saúde no Brasil, seja no aspecto estrutural, seja social. Nessa perspectiva, cabe ao Ministério da Saúde junto ao Governo Federal, incentivar a construção de postos de saúde, através de um acordo de isenção fiscal em relação a distância da cidade e aos pontos centrais, de modo a que, a imunização se expanda para todo o território brasileiro e possa chegar em pequenas áreas do pais. Além disso, a sociedade deve ampliar as intrusões sobre a vacinação para terem melhor controle de doenças, o questionamento da vacinação e o medo das consequências danosas e a divulgação de ‘’ Fake News’’ nas redes sociais acabam impulsionando o movimento antivacinação, assim tendo ressurgimento de novas doenças, logo, cabe a sociedade e mídia educacional, através de debates explicativos, discursos em sala de aula, campanhas sobre a importância da vacinação. Sendo assim, agiremos de acordo com a constituição de 1988 e nos agiremos de acordo com Hélder Martins

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua redação ficou extremamente bem detalhada e informativa, uma das redações mais bem feitas que já li. O único ponte q tenho a levantar é que caso vc queira fazer o ENEM coloque apenas uma proposta de intervenção, isso pode te salvar umas linhas, do mais sua redação está incrível e espero ter ajudado com a pequena dica.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.