Vacina: Sim ou Não?

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Tema: A importância da vacinação

Para entendermos a importância da vacina precisamos saber o que é a vacina e qual é a sua historia. A vacina é um importante método de imunização, ela causa a produção de anticorpos e células de memoria, sendo assim garante que quando o causador da doença infectar o corpo ele já esteja preparado antes mesmo de aparecer os sintomas da doença. A primeira vacina surgiu a partir dos estudos do médico Edward Jenner. Ele observou pessoas que tinha uma doença de gado chamada (Cowpox) e chegou a conclusão que essas pessoas eram imunes a Varíola. Diante de observações, fez testes relacionando as duas doenças chegando assim então a uma solução. E assim continuou suas pesquisas até seu trabalho ser reconhecido e se espalhar pelo mundo.

Entretanto, atualmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma lista de 10 grandes ameaças a saúde em 2019 e entre elas estava o Medo da Vacina. Um medico britânico chamado Andrew Wakefield publicou uma pesquisa associando a vacina Triplice Viral como causadora de Autismo em crianças, depois de pesquisas afundo foi revelado que o médico tinha intenções de ganhar lucro com processos encima de fabricantes de vacinas. Até hoje, muitos citam o estudo, relacionando não só a Triplice Viral mas as vacinas em geral. As consequências disso afeta até hoje com pais deixando de vacinar seus filhos e impulsionando o retorno de doenças praticamente erradicadas.

Mas isso também acontece pelo simples fato dos pais não terem amplo conhecimento sobre o assunto. Uma forma de conscientizar os pais e trazendo palestras para as escolas mostrando a importância da vacinação, a divulgação do acesso também é importante as vezes por não sabermos que a vacina esta disponíveis em postos de saúde até mesmo próximos de casa deixamos de nós vacinar. E trazendo essas questões e outras a pensamento podemos fazer com que a vacinação não seja mais um grande problema na Saúde Pública Brasileira

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3 Correções

  1. Competência 01 – nota 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Competência 02 – nota 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos. A argumentação desenvolvida é consistente e o participante apresenta bom domínio do tipo textual, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos.
    Competência 03 – nota 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista. As informações são fornecidas de maneira aleatória e desconectadas entre si, embora se relacionem com o tema.
    Competência 04 – nota 80 – demonstra pouco domínio dos recursos coesivos.
    Competência 05 – nota 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

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  2. (Irei corrigir de acordo com os critérios definidos pela banca do ENEM);
    Comentários por competência:
    C1- O termo “sendo assim” deve vir entre vírgulas. Falta de acento indicativo de crase em “chegou a conclusão”. “a saúde” o “a” deve ser com crase.
    C2- O candidato soube compreender a proposta de texto, e utilizou de outros recursos do conhecimento para desenvolver seu texto.
    C3- O candidato selecionou algumas informações para o desenvolvimento dos parágrafos, entretanto, é necessário discutir mais sobre a temática. Normalmente, as redações têm 4 parágrafos em sua estrutura (introdução, 2 parágrafos de desenvolvimento, e 1 de conclusão). Recomendo elaborar mais um parágrafo de desenvolvimento e discutir mais um pouco neste sobre a problemática. Além disso, é importante sempre utilizar mecanismos que tracem a presença do texto argumentativo, como uma introdução que encaminhe aos argumentos que serão debatidos. na sua introdução, o parágrafo ficou mais descritivo do que dissertativo-argumentativo, que precisa ser revisto.
    C4- O candidato utilizou poucos recursos coesivos . Bons recursos coesivos garantem consistência ao texto, tais como “outrossim, além disso, portanto, contudo, entretanto, dessa forma, destarte, nesse sentido, etc.”
    C5- Na proposta de intervenção não foi possível identificar o Agente da ação, o meio/modo de como seria executada, e o detalhamento da proposta.
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 120
    Nota final: 720

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  3. Essa correção foi editada.

    Ótima explicação sobre a história da vacina e como ela age no corpo humano, entretanto faltou acentuações em algumas palavras, e os parágrafos poderiam ter sido encurtados e dado feito a um quarto para assim ficar no estilo Enem que prioroza esse estilo de redação.
    A conclusão poderia ter feito uma analogia com os dados antes mostrados e citado formas da mídia combater ao problema já que foi por causa dela que muitas pessoas até hoje ainda acreditam que vacina causa autismo.

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