Em Atenas, nas primeiras formações de escola, o ato de ler já era tratado como poderoso, visto que somente os filhos dos nobres e ricos obtinham acesso. No cenário atual, é notório que o hábito da leitura não possui a mesma importância, isso é um problema.
A criação e manutenção de um hábito saudável ao longo da vida, promove maior bem-estar e longevidade. A leitura auxilia no desenvolvimento cognitivo e no conhecimento, os jovens que não colocam em pratica esse hábito, perdem a oportunidade de aumentar o vocabulário, melhorar a comunicação e escrita, e bem como de entretenimento, pois segundo George R. R. Martin “Um leitor vive mil vidas antes de morrer. Um homem que nunca lê vive apenas uma”.
O vício em aparelhos eletrônicos pode ser apontado como principal adversidade dentre os jovens em relação a leitura, assim como a falta de incentivo familiar é obstáculo, comprovado pela pesquisa do Instituto Pró Livro, indicando que 30% dos entrevistados, nunca comprou um livro sequer. O ambiente escolar atribui importância ao ato de ler durante os anos letivos, porém a manutenção do hábito da leitura acaba se perdendo após o término do ciclo estudantil.
Portento, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério da Comunicação deve promover propagandas nas redes abertas de televisão e redes sociais, para incentivar a leitura e criar a possibilidade de uma corrente de doação semelhante a campanha do agasalho. O MEC deverá atribuir maior importância a implantação de bibliotecas nas redes escolares, utilizando a verba dos impostos.
samu
CI: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
CII: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 120
CIII: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 120
CIV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 80
Você poderia colocar mais conectivos na sua redação, como no começo de cada parágrafo, por exemplo.
CV: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 200
Samara@$
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 120
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 80
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 80
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 160