No livro “A revolução dos bichos”, George Orwell denota a obstrução da realidade, pois, apesar dos animais da Granja solar terem tomando posse do local e conjecturado um futuro próspero e equânime, o porquinho Napoleão passa a ser um líder totalitário que obriga o trabalho impetuoso, todavia, com medo do passado, os animais se restringem à uma ótica racional. Fora da ficção, o pensamento utópico encontra-se na contemporaneidade, onde a sociedade está a margem da persuasão dos poderes massificados e despreza o conhecimento intangível.
A princípio, deve-se ressaltar que o meio técnico-cientifico-informacional colabora para perspectiva utópica, já que nos tempos hodiernos temos um prolixo de informações,as quais disseminam uma vida indônea. A propagação da irrealidade é primordial para comparação social, essa pode levar o indivíduo a sentir-se opróbrio e insuficiente, trazendo como consequências, portanto, as doenças psicólogicas como: depressão, anorexia e bulimia.
Outrossim, a “Alegoria da Caverna”, do filósofo Platão, conta a historia de um prisioneiro liberto, que ao ter contato com o mundo exterior vê-se confrontado com novas experiências que oferecem mais discernimento. A “Alegoria da caverna” revela a importância da aquisição do conhecimento,dispensando o senso comum e nobilitando o pensamento crítico. Dessa forma, Platão faz uma crítica as ilusões e mostra como as investigações são primordiais para o combate contra os sistemas em massas, os quais limitam ações de mudanças.
Diante dos fatos supracitados, portanto, medidas devem ser tomadas para atenuar a persuasão utópica. Dessa forma, tange ao Poder Midiático repensar sua ideologias, disseminando, assim, a desconstrução ilusória, por meio de um projeto que vise mostrar a realidade das celebridades e dos Influencers digitais, utilizando das redes sociais como meio primordial para reversão da quimera. Ademais, o Ministério da Educação, junto às escolas, devem disponibilizar palestras digitais, e presenciais, de sociologia, filosofia e história, abordando temáticas sobre a importância da criticidade para as mudanças sociais ao longo dos séculos,a fim de tornar o conhecimento intangível acessível para todos. Dessa forma, tais medidas visam combater o problema de forma democrática.
AliceSIniciante
Utopia indispensável, inútil ou nociva.
Compartilhar
Kaique Dos Santos Almeida
Olá! Parabéns por escrever.
Vamos a redação:
Primeiramente, o grande uso de palavras rebuscadas atrapalhou a compreensão do texto, uma vez que a temática abordada já era difícil. No entanto, sua adesão ao assunto é firme e apresenta os mais variados exemplos de como a busca do conhecimento não é alvo momentâneo e, que a superficialidade das ações do cotidiano não podem descontruir o pensamento crítico do indivíduo. Nesse sentido, é importante ressaltar que as exemplificações no decorrer da argumentação constituem um grande valor, mas a ocorrência da quebra de sentido me fez, particularmente, ler a redação 2 vezes. Além disso, é nítido um planejamento textual e uma preparação de ideias, pois, o fechamento da proposta de intervenção e do texto em si foi muito bem elaborado. OBS: Acredito que questões ortográficas e contextualizações foram bem construídas na redação, mas ainda ressalvo que o uso de registros muito informais despontuariam sua coerência na C3.
Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
Rumo ao 1000!
laraarielly16
1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
2- desenvolveu bem o tema proposto.
3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.
madriele03
Nota 01 – 200 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 02 – 200 -desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 04 – 200 -demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto, mas faltou elementos conclusivos.