É inegável que o socialismo causou diversos transtornos sociais, deixou de lado o tão prometido mundo perfeito e caiu num lugar sombrio e doloroso. Essa utopia que seria um lugar ideal e imaginário, ainda se encontra presente no contexto atual. Observa-se que na política diversos candidatos descrevem um um lugar perfeito, entretanto, essa promessa não é executada.
Em princípio cabe analisar sobre a utopia em uma sociedade atual, visto que esta por sua vez ainda se faz presente no pensamento de muitos. Em sua obra utopia, o filósofo Thomas More refere-se a uma ilha imaginária ideal, que contradiz ia com a realidade europeia, que vivenciava conflitos políticos. De certo, a utopia tem seu lado positivo, por meio dela a esperança de ter um lugar perfeito se torna mais simples, no entanto, a fuga da realidade pode ocasionar problemas psicológicos.
Ademais, é importante destacar que ao se afastar da realidade a mente se fecha ao mundo e reside de ilusões, que é tão perigoso quanto a própria verdade. Na visão de André Comte, a fantasia algo inútil se permanecer em sonhos e arriscado para se por em prática. A Utopia tem para nos afastar da realidade inevitável, colocando assim em risco nossa saúde psicológica.
Em virtude dos fatos mencionados cabe ao governo implementar palestras que esclareçam sobre os perigos da utopia, em parceria de escolas e famílias, conscientizando e ajudando a alertar sobre as consequências causadas pela ideia de um lugar perfeito.
Utopia: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
Compartilhar
Jonatas.Yamaguti
olá!!!
sobre sua redação, há alguns pontos a serem retratados:
1- sua redação apresenta vários erros da norma culta, como: erros no uso das virgulas, sintaxe, uso das conjunções.
2- apesar de voçê ter compreendido a proposta, suas ideias não foram bem abordadas, ouve falta de coesão e contradição. No primeiro paragrafo, por exemplo, voçê afirma que “…É inegável que o socialismo causou diversos transtornos sociais…”, mas não trás nenhuma comprovação. OBS: toda vez que fizermos uma afirmação, temos que comprova-la.
Há também uma contradição. voçê aborda sobre a “fantasia do socialismo” , mas se contradiz falando do poder das utopias sobre a sociedade. OBS: a falta de coesão pode zerar sua nota.
3-voçê organizou as suas ideias confusamente. não demonstrando uma boa intertextualidade, e falta de conhecimento sobre o assunto
4- sua proposta de intervenção está coerente, porém muito curta. Ela trás uma solução muto previsivel.
5- seu texto é muito curto no geral. OBS: Um bom texto tem 4 paragrafos, sendo cada um deles de 6 a 8 linhas.
continue estudando!!! espero ter ajudado!
kiira
Sua redação, em suma, está de fato sem coesão. porque sua priori parte do fato de que utopias são fantasias que não ingressam no mundo real, logo em seguida você se contradiz falando do poder das utopias sobre a sociedade. Vale ressaltar que Thomas More nomeou sua obra de UTOPIA que significa “Lugar nenhum”, ou seja não poderia no nosso mundo existir um lugar como o que ele descreveu em sua obra . Além de que sua redação a partir de um momento beira a censura, o que fere a constituição dos valores humanos.
A partir de minha análise essa redação provavelmente não passaria dos 500 pontos, se não fosse zerada.
debsmiranda
É inegável que o socialismo causou diversos transtornos sociais. O então prometido mundo perfeito, caiu num lugar sombrio e doloroso. Essa utopia, que deveria ser um lugar ideal e imaginário, ainda se encontra presente no contexto atual. Observa-se que na política, diversos candidatos o descrevem como um lugar perfeito. Entretanto, essa promessa não é executada.
Em princípio, cabe analisar a utopia em uma sociedade atual, visto que esta, por sua vez, ainda se faz presente no pensamento de muitos. Em sua obra “Utopia”, o filósofo Thomas More refere-se a uma ilha imaginária ideal, que contradiz com a realidade europeia, a qual vivenciava conflitos políticos. De certo modo, a utopia tem seu lado positivo. Por meio dela a esperança de ter um lugar perfeito se torna mais simples, no entanto, a fuga da realidade pode ocasionar problemas psicológicos.
Ademais, é importante destacar que ao se afastar da realidade a mente se fecha ao mundo e reside de ilusões, que é tão perigoso quanto a própria verdade. Na visão de André Comte, a fantasia é algo inútil se permanecer em sonhos, e arriscado para se pôr em prática. A Utopia existe para nos afastar da realidade inevitável, colocando assim em risco nossa saúde psicológica.
Em virtude dos fatos mencionados cabe ao governo implementar palestras que esclareçam os perigos da utopia, em parceria de escolas e famílias, conscientizando e ajudando a alertar sobre as consequências causadas pela ideia de um lugar perfeito.