A série de livros “Sítio do Picapau-amarelo”, do pré-modernista Monteiro Lobato, retrata o cenário de diversão e brincadeiras vividas por Pedrinho e Narizinho, no sítio da avó, longe de toda e qualquer tecnologia,como computadores ou smartphones. Contudo, a realidade da maioria das crianças do Brasil hodierno , infelizmente, afasta -se exponencialmente do cotidiano dos netos de dona Benta, visto que as primeiras perdem longas horas em frente a telas, diante da dificuldade no combate ao uso excessivo das tecnologias. Essa terrível situação provoca tanto o sedentarismo, causador de doenças adjacentes como a hipertensao;quanto a superexposição nas redes sociais, fator prejudicial à segurança do infante.
Segundo o poeta romano Décimo Juvenal, uma mente sã anda em consonância com um corpo saudável. Porém, essa saúde é prejudicada, visto que as crianças perdem grande parte de seu tempo com o uso de tecnologias, como jogos de computadores , o que prejudica a realizacao de atividades essenciais ao seu correto desenvolvimento físico e mental , a exemplo da prática de esportes, a qual promove a liberação de serotonina, o hormônio da felicidade. Logo, o uso exagerado das inovações tecnológicas provoca nos infantes o sedentarismo, que sempre acompanha um leque de outras doenças, como hipertensão, obesidade e diabetes , as quais tiram a vitalidade e o vigor da infância, ou mesmo a vida do paciente.
Ademais, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante a segurança e a integridade física dos infantes. Entretanto, esses direitos são vilipendiado pelo mau uso das tecnologias pelas crianças , as quais , por não terem um senso crítico totalmente formado, divulgam informações pessoais como endereço, ou fotos , facilitando a ação de criminosos , que roubam esses dados para sequestrar, matar , ou mesmo divulgá- los em mercados ilegais de pornografia infantil e adoção . Assim, o uso das tecnologias por menores de idade sem acompanhamento é extremamente perigoso e põe em risco sua segurança à medida em que provoca uma superexposição em um ambiente cercado de pessoas mal intencionadas.
Destarte, é necessário que o Estado mostre à população, sobretudo aos pais, os prejuízos causados pelo uso excessivo das tecnologias pelas crianças, através das Secretarias de Educação, que deve, realizar palestras nas escolas , com a presença de psicólogos, os quais mostrem a importância de deixar as redes tecnológicas , e realizar exercícios físicos e esportes, a fim de combater o vício infantil em celulares e computadores, e formar uma sociedade saudável física e mentalmente. Cabe ainda a essa instituição de poder alertar aos pais sobre os riscos oferecidos pela internet, por meio da mídia, que deve divulgar propagandas mostrando como agem os criminosos no meio cibernético, com o objetivo de proteger os infantes no mundo virtual, e proporcioná-los uma infância feliz, como a das crianças do sítio do Picapau- Amarelo.
Júlia Martins da Silva
Sua redação está excelente, muito bem argumentada, com um reportório sociocultural ótimo, e objetiva. A única coisa que, na minha opinião, precisa ser modificada, é a quantidade de palavras em uma frase, porque as frases estão muito longas.Tente fazer frases mais curtas, para facilitar o entendimento de quem vai ler a sua redação.
SimonatoGcS
Introdução: Bom repertório cultural, mas apresenta alguns erros de português.
Desenvolvimento: Bom desenvolvimento, mostrando uma boa coesão
Conclusão: Algumas colocações de vírgulas equivocadas, mas colocou o agente, ação, efeito, modo e um detalhamento
Dica: Estude um pouco mais sobre colocação de vírgulas, colocação pronominal e conectivos, para enriquecer ainda mais a sua redação!