Urbanização e sustentabilidade

  • 0

  É visível o aumento dos espaços urbanos na atual sociedade, e é necessário reconciliar isso com a sustentabilidade. No mundo, cada vez mais, a vontade de construir e consumir,faz com que indivíduos não se preocupem em ter uma vida sustentável, esquecendo que é necessário uma harmonia entre, o desenvolvimento urbano e o meio ambiente. Nesse sentido é preciso governalizar as principais causas, consequências e possíveis intervenções para resolver o impasse.

  A urbanização afeta diretamente o meio natural, com o desmatamento, poluição do ar e com a grande demanda de matérias-primas, que são retiradas em quantidade excessiva da natureza para suprir a necessidade da grande concentração de pessoas que vivem nas cidades. Essas que, necessitam de suas propriedades para viver bem, que inclusive, são defendidas por Frédéric Bastiat, em seu livro ” A lei”, como um dos direitos naturais humanos.

  Os resultados, muitas vezes podem ser assustadores, como citado pelo palestrante e jornalista André Trigueiro, afirmando que civilizações antigas como os Maias, podem ter sido dizimados a partir do momento em que deixaram de ser sustentáveis. Portanto, nada impede que o mesmo aconteça com a população humana no futuro. Além disso, se a sustentabilidade for ignorada e o urbanismo descontrolado continuar crescendo, a qualidade de vida das pessoas diminuirá, e os demais seres vivos também serão prejudicados.

  Medidas são necessárias para que haja um equilíbrio. Primeiramente, a mudança deve acontecer no interior de cada cidadão, deixando de consumir materiais e alimentos supérfluos, para diminuir a intensa extração de recursos naturais. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente deve controlar de forma mais rígida o desmatamento ilegal para construções urbanas, além de favorecer a melhor ocupação das cidades, construindo mais prédios em cidades que não os possuem, ocupando, dessa forma, menos espaço terreno.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite Letícia, tudo bem? Seu texto está bom mas pode melhorar.
    Parágrafo 1: Eu recomendo você colocar sempre uma citação, ou alusão histórica para já te dar pontos em repertório sociocultural, porque passou um ideia meio de senso comum.
    “…a vontade de construir e consumir,faz com que …” espaço entre a vírgula e “faz”.
    “governalizar” acho que essa palavra não existe kk, procura um sinônimo que passe sua ideia.
    Parágrafo 2: Procure iniciar com conectivos. Letícia, ficou muito vago, você apresentou uma citação (ok) mas não a relacionou com o problema. Se seu objetivo for enem lembre que o texto tem que ser dissertativo-argumentativo, então tente colocar dados e pesquisas , se você não souber nadaaaaa você pode até se basear nos dados dos textos motivadores (mas como ultimo caso viu?).
    Parágrafo 3: Mesmo problema de conectivos e falta de argumentação, além disso você foi muito pessoal, tem que ter cuidado com isso.
    Parágrafo 4: “Primeiramente, a mudança deve acontecer no interior de cada cidadão, deixando de consumir materiais e alimentos supérfluos, para diminuir a intensa extração de recursos naturais. ” não te recomendo colocar essa proposta de conscientização pessoal, você pode por sobre ações que venham a promover e despertar essa conscientização que vai ficar bem melhor. Na segunda parte da sua proposta “Ademais, o Ministério do Meio Ambiente deve controlar de forma mais rígida o desmatamento ilegal para construções urbanas, além de favorecer a melhor ocupação das cidades, construindo mais prédios em cidades que não os possuem, ocupando, dessa forma, menos espaço terreno.” é bom você detalhar mais, e lembrando sempre da estrutura AGENTE+AÇÃO+MEIO+FINALIDADE.
    Espero que tenha ajudado! Continue praticando e lendo ;)

    • 0
  2. ” além de favorecer a melhor ocupação das cidades, construindo mais prédios em cidades que não os possuem, ocupando, dessa forma, menos espaço terreno.”
    ” ocupando, dessa forma, menos espaço terreno.”
    encontrei esta ao meu ver não interferiu tanto.
    bom construir mais prédios mas tem locais que não tem como construir porque pode interferir em massas de ar mudar o clima, como e o casa da minha cidade.
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
    Portuguesa.
    160
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
    várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
    estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    120
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
    fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    160
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
    necessários para a construção da argumentação.
    120
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
    respeitando os direitos humanos.
    160
    Total: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.