Urbanização e o direito às cidades

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Urbanização e o direito às cidades

Atualmente o inchaço das grandes cidades brasileiras é o reflexo do crescimento desordenado, que em contrapartida está associado aos problemas sociais e de infraestrutura. O direito às cidades não é alcançado por todos, os moradores de favelas são especialmente afetados, com milhares de pessoas enfrentando as ameaças de remoção ou que foram removidas de suas casas.
Dessa maneira, um dos grandes fatores que ajudam no crescimento da urbanização é do inchaço urbano é a grande atração da população do campo para as cidades em busca de uma melhor condição de renda e de vida. Como exemplo, podemos citar a cidade de São Paulo (SP), que atrai muitas pessoas, causando uma separação espacial da população urbana, levando grupos sociais mais abastados a viverem em locais melhores, e a sociedade menos abastada viverem nos piores lugares.
Diante disso, podemos citar diversos problemas, como: o acesso aos serviços públicos (saúde, educação, transposte, saneamento básico), construções ilegais e em áreas vulneráveis e de risco (muitas pessoas que moram em favelas, constroem casas em lugares inapropriados), agravamentodos impactos das catástrofes climáticas, entre outros. Esses problemas afetam principalmente a população de menor poder aquisitivo.
Portanto, percebe-se que as cidades expõem problemas para fornecer sistemas de qualidade a todos. Assim, é aessencial que o Poder Público transfira investimentos para adequar a infraestrutura urbana, fazer fiscalizações, mudanças nas leis, entre outras, para o bem de toda população.

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4 Correções

  1. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Erros básicos e expressões do dia a dia.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 120. Bom.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120. Estudo conectivos para melhoras a exposição das ideias.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 120. Proposta deixou a desejar, está muito vaga. Lembre-se de responder: o quê, quem, como e para quê; a medida citada deve ser adotada.
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  2. Existem erros gramáticais,vírgulas inapropriadas, problemas de coesão textual, além da falta de agentes na proposta. Sugiro que você se informe mais sobre os órgãos brasileiros (principalmente os Ministérios e suas funções), alguns conectivos para deixar a leitura mais fluida. Um erro recorrente é o seguinte: quando você usa “como” não precisa colocar o “por exemplo” ou “exemplo”

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  3. Competência 1
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. *120* Pontos
    Competência 2
    Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. *120* Pontos
    Falta de citações ou alusões evidência repertório sociocultural reduzido
    Competência 3
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. *80* Pontos
    Faltou articular bem as informações
    Competência 4
    Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. *80* Pontos
    Falta de conectivos e repetições de palavras
    Competência 5
    Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. *80* Pontos
    Faltou especificar melhor os agentes da ação e a intervenção está um pouco simplória
    ->480

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