Iniciante

“Uni-vos, ou o caos vos devorará”

  • 1

“Uni-vos, ou o caos vos devorará”, proferida por Simon Bolívar no contexto das independências latino-americanas do início século XIX, a célebre frase denota a importância da coordenação do pensamento dos povos latinos em face da situação caótica e da eminente reconquista pelo colonizador espanhol à época. Hodiernamente, a valorização do indivíduo imposta pelo modo de vida ocidental é imbróglio à consolidação de objetivos nacionais.

Sob esta ótica, desde especializações de serviços, até diversidades de marcas e produtos o modo de vida capitalista busca epecificar cada vez mais a figura do indivíduo, dotado de gostos e vontades que podem ser absorvidos e explorados pelo mercado consumidor. Tal padrão de vida possibilitou inúmeras revoluções sociais de cunho extremamente positivo e necessário, como a valorização do papel da mulher enquanto ser individual como também da comunidade LGBT, o que possibilitou a melhora no padrão de vida dessas comunidades e na sociedade como um todo.

Em contrapartida, enquanto nação a pluradidade de pensamentos é desafio a escolha de objetivos a serem seguidos, á exemplo da unificação italiana em 1870, possível apenas graças a abdicação de Giuseppe Mazzini e de Garibaldi, que deixaram de lado ideais republicanos e democratas em prol da união e consolidação de uma única peninsula itálica sob a monarquia do Rei Vitor Emanuel II, fato este que fora tentado por diversas vezes e não lograra objetivo exatamente por falta de articulação.

Neste sentido, Percebemos que a valorização do individuo é essencial para nosso progresso enquanto sociedade e para a valorização dos povos que estão á margem, contudo há momentos que demandam ideais de abnegação em favor da pátria, que precisam ser explorados e rememorados em especial por órgãos responsáveis por resgates históricos como a FUNAG e o ministério da educação, a quem cabe ressaltar os pontos positivos e negativos de uma realidade que deve pairar entre o individual e o coletivo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Bom dia!!
    Bom, farei a correção da sua redação via google Docs e te enviarei o link.
    Espero te ajudar.
    (Não sou profissional em correção, apenas li os e-books dos corretores do enem.)
    .
    C1-160: A C1 avalia a gramática. Aqui desconsiderei os erros de digitação, portanto, 160, uma gramática muito boa.
    .
    C2-200- A C2 avalia repertório, tema e tipo textual. Você traz diversos repertórios os quais corroboram sua argumentação. Você está ótimo nessa competência.
    .
    C3-160 A C3 avalia, sobretudo, a coerência do seu texto e organização. O seu estilo de escrita, sem pontos finais, faz com que seu pensamento fique muito longo e acabe ficando confuso. Tente colocar mais pontos finais para que você consiga ficar mais organizado.
    .
    C4-160 A C4 avalia a coesão textual. Você possui uma boa coesão, mas possui uma inadequação e a C4 não aceita desvios.
    .
    C5-80 A competência 5 avalia a conclusão. Para você atingir 200 (nota máxima), você precisa ter 5 elementos, que são: Agente (Quem vai fazer?), Ação (O que vai fazer?), Modo/Meio (Como vai fazer?), Finalidade (Para que vai fazer?) Detalhamento: algo a mais sobre um dos outros elementos. Um modelo que sempre funciona e sempre garante 200 (Lembrando que você deve respeitar os direitos humanos).
    .
    Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar o TEMA. Nesse contexto, compete ao AGENTE – como garantidor dos direitos do GRUPO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO – AÇÃO, por meio de COMO FAZER A AÇÃO. Essa ação tem como objetivo FINALIDADE.
    .
    Exemplo prático:
    Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar a questão. Logo, compete ao Ministério da Educação -como garantidor dos direitos nessa área- promover a importância da saúde mental, por meio de palestras em escolas que devem ser ministradas por pedagogos e psicólogos. Essa ação tem como objetivo conscientizar e fomentar a população a buscar a saúde mental. Dessa forma, espera-se que os direitos ao bem-estar social e mental sejam devidamente evidenciados, da mesma forma como antes almejado pela ONU e pela Constituição Federal.
    Link para a correção:
    .
    https://docs.google.com/document/d/1311SxoqnHoOvtIBs0M_OYos30-i3xLt4gGxVfyAmncI/edit?usp=sharing

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.