Uma realidade cruel

  • 0

 

 No filme “Náufrago” o personagem Chuck Noland, após um acidente de avião,fica preso em uma ilha por quatro anos,sendo forçado a fazer o isolamento social. Entretanto, com o novo coronavírus, a sociedade apresenta uma realidade semelhante, no qual os idosos são os mais vulneráveis, principalmente, em relação a sua saúde mental. Pode-se dizer,então ,que o crescente número de óbitos e doenças psicológicas são responsáveis pela piora desse quadro. 

  Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que a velocidade com que o vírus contamina e mata assusta toda a população, especialmente, a terceira idade que além de ter que se preocupar com doenças preexistentes, precisam ter mais atenção com a nova pandemia. Os noticiários comunicando o avanço do vírus e o aumento das ocupações hospitalares, transformam o medo em um sentimento constante. Dessa forma, a saúde mental é atingida e a sensação de incerteza sobre uma possível melhora só aumenta. 

   Outro aspecto a ser abordado, é o crescimento de casos envolvendo doenças psicológicas. Segundo a Universidade  do Estado do Rio de Janeiro,os casos de depressão dobraram durante a pandemia e os de ansiedade e estresse aumentaram em oitenta por cento.Desse modo, os idosos que eram incentivados a praticar atividades ao ar livre se veem encurralados e sem opção. 

   Portanto, faz-se necessária a atuação do Ministério da Saúde,em parceria com as redes sociais, criar campanhas que incentive atividades em casa,por meio de comerciais e anúncios,uma vez que ações culturais têm um imenso poder transformador.Logo,assim,será possível atingir uma diminuição nas ocorrências de transtornos mentais. 

Compartilhar

4 Correções

  1. Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas ainda observei alguns erros. Vou fazer uma correção por parágrafos e por fim atribuo uma nota, pode ser? Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. Ah, e eu não sei se vc está estudando pro Enem, mas vou corrigir de acordo, ta? =)

    ps: todo o entendimento ficou confuso por conta do tema, mas vou tentar corrigir adequadamente

    INTRODUÇÃO
    -a utilização do conectivo “entretanto” ficou equivocada, visto que é uma conjunção de adversidade. Acredito que a mais adequada, seria a utilização de “Nesse viés/ Nesse cenário/ Semelhantemente a essa ficção” e afins
    -tese clara e objetiva (idosos)
    -2 problemáticas: crescente número de óbitos e doenças psicológicas

    D1 (crescente números de óbitos)
    -houve uma apresentação de fortes argumentos mas repertório vago. Você disse que o número de obitos esta crescendo, mas não citou nada que comprovasse a veracidade dessa informação, deixando o parágrafo vago
    -ausência de vírgulas em alguns lugares e uso desnecessário em outros
    -ademais, não observei nenhum erro de ortografia, o que é muito bom

    D2 (doenças psicológicas)
    -opte por escrever 80% sem ser por extenso
    -você tem ótimos argumentos, mas não conseguiu encaixar/organizar suas ideias nesse parágrafo, como a ansiedade/depressão afeta na vida dos idosos? você não especificou bem isso, devido a falta de conectivos
    -novamente, sem erros de ortografia

    CONCLUSÃO (para desenvolver uma boa conclusão vc precisa se atentar a 4 perguntas: O QUE? COMO? QUEM? PRA QUE? além do DETALHAMENTO)
    -o que: criar campanhas que incentive atividades em casa
    -como: por meio de comerciais e anúncios
    -quem: Ministério da Saúde,em parceria com as redes sociais (mídias)
    -pra que:
    -detalhamento: uma vez que ações culturais têm um imenso poder transformador
    – a dica é ir respondendo aos 5 quesitos da conclusão ao decorrer do desenvolvimento, mentalmente msm, isso ajuda bastante
    -cuidado com a parágrafos extensos, de apenas um período (não foi seu caso)

    C1: 200 (vc manda muito bem na norma culta padrão)
    C2: 160 (amplie seu repertório, explore mais áreas do conhecimento)
    C3: 160 (possui uma boa argumentação, trabalhe mais na organização das ideias)
    C4: 140 (procure utilizar mais conectivos, isso ajuda na organização das suas ideias e enrique seu texto)
    C5: 160 (sempre se atente aos 5 quesitos)
    NOTA: 820

    • 4
  2. Boa tarde, tudo bem? Parabéns por escrever, ficou um pouco difícil de analisar e corrigir o texto por conta do “tema” não sei se foi um título ou tema.. ainda que fosse o tema, ficou um pouco difícil de saber no que ele estaria pontuando, então não sei se está priorizando o debate acerca da saúde mental ou dos idosos. Uma dica que posso te dar é para redações nota 1000 e procurar temas que possam ser mais específicos para que você possa seguir uma linha de raciocínio. Ademais, parabéns pelo texto!!

    • 1
  3. Oii, tudo bem?
    Vou separar as dicas por cada parágrafo
    1 parágrafo: não achei tão legal o “entretanto”, ele dá ideia de contraposição, oque não é o caso. Geralmente quando eu cito um filme eu prefiro colocar assim” Fora da ficção, o isolamento social é uma realidade no Brasil” (Nesse caso eu coloquei isolamento social, mas pode ser com vários outros temas e a palavra “realidade” pode ser substituída por “problema” ou por ” não é uma realidade” vai dependerdo tema.
    2 parágrafo: o primeiro período ficou muito grande, tenta fazer até umas 3 linhas no máximo
    3 parágrafo: Não é legal colocar 80% de forma escrita e como você colocou no segundo parágrafo” em primeiro lugar” e legal que coloque ” em segundo lugar” no terceiro parágrafo.
    4 parágrafo: a proposta de intervenção não está completa.
    Em geral, o texto está bom.
    Competência 1:120
    Competência 2: 120
    Competência 3: 160
    Competência 4:120
    Competência 5: 120
    Nota total: 640
    Recomendo você ler textos nota 1000 e assistir vídeo aulas.

    • 0
  4. Bom, vamos lá
    Primeiramente, quero ressaltar que não entendi a proposta, do que se trata? Qual a problemática? Esse título não condiz com a sua proposta, enfim ficou confusa.

    • INTRODUÇÃO
    – é importante especificar o filme, quem dirigiu? Onde é produzido? É legal você trazer essa informação a mais e não apenas citar o filme e o que se trata, o corretor irá perceber que você sabe sobre esse repertório e isso aumentará sua nota na competência II.
    – apresenta-se tese fraca, além de “crescente número de óbitos” isso não é um problema, e sim uma consequência! Cuidado!!

    • DESENVOLVIMENTO 1
    – frases muito longas, isso é cansativo para o corretor, procure ser mais objetiva e frases curtas.
    – ausência de repertórios socioculturais nos argumentos, tente abranger mais o seu conhecimento
    – argumentação previsível

    DESENVOLVIMENTO 2
    – 80% deve ser escrito em numeral e não por extenso
    – é importante especificar o lugar que tirou esse dado, para ser verídico

    • CONCLUSÃO
    – não está detalhada!

    • EM GERAL
    – apresenta muitos erros inadequados de vírgulas
    – sua argumentação é muito vaga e limitada
    – suas ideias são desorganizadas e estrutura textual bastante precária

    Nota: 320

    Aconselho a ler redações nota mil!
    Espero ter ajudado, bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.