Uma prática inclusiva

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Inicialmente, sabe-se que o homem é um ser social e tal característica é um sinal evolutivo que o ajudou a sobreviver, haja vista que este vivia em grupos para tal fim. Nesse sentido, esse desejo de se inserir na sociedade é algo inato ao ser humano e uma das maneiras de saciar esta necessidade, isto é, promover a interação social, é através do esporte. Entretanto, pessoas portadoras de defiências acabam sendo excluídas socialmente e o esporte tem o poder, e o dever, de servir como um mecanismo de inclusão social para essas pessoas.

Em primeiro lugar, é evidente a gama de benefícios relacionados á prática de atividades físicas. Por exemplo, é liberado o hormônio da dopamina no corpo, ocasionando sensação de prazer; diminui o estresse, ansiedade e ainda pode ajudar na auto-estima do praticante pois tal atividade pode trazer ganhos estéticos. Portanto, partindo do pressuposto de que o esporte é um direito de todos, é injusto privar as pessoas deste e de seus benefícios, independentemente de serem pessoas com deficiência, mulheres ou outro grupo social que sofra preconceito.

Em segudo lugar, vale citar a série de animação brasileira Turma da Mônica, originária dos gibis de Maurício de Souza, na qual o tema de inclusão social já foi tratado diversas vezes, inserindo personagens com deficiências. Em um desses episódeos, as demais crianças estavam evitando se relacionar com a que era cadeirante, mas através do esporte, elas se tornaram amigas e o personagem de cadeira de rodas se sentiu incluído e aceito. Dessa forma, o esporte se mostra como uma prática viável tanto ás pessoas que não possuem deficiência quanto ás que a têm, logo, é um instrumento poderoso para unir pessoas e inseri-las na sociedade, principalmente se forem minorias que são geralmente excluídas.

Tendo em vista o que fora discutido, é indubtável a importância do papel do esporte na inclusão social e os benefícios que tal prática proporciona, sejam eles físicos ou mentais. Por isso, é vital que o Ministério da Cidadania mobilize recursos para incentivar a prática de esportes nas comunidades periféricas, construindo espaços propícios a tais práticas, além de os professores de educação física tratarem em sala de aula sobre o tema da inclusão social. Logo, será possível garantir que o esporte está sendo utilizado para promover a inclusão, que as pessoas estão conscientes da importância disto e que possuem estrutura para fazê-lo. Assim, a realidade brasileira se torna mais próxima do cenário promissor retratado nos gibis de Maurício de Souza.

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4 Correções

  1. Competência 1 – 120 pontos
    Demonstra domínio mediano da escrita formal e apresenta alguns erros de português e acentuação.

    Competência 2 – 80 pontos
    O desenvolvimento 2 ficou claro, mas o D1 não ficou muito claro

    Competência 3 – 120 pontos
    Faltou aprofundamento dos argumentos.

    Competência 4 – 80 pontos
    Procure por sinônimos, repetir muito as palavras pode prejudicar

    Competência 5 – 120 pontos
    Na proposta de intervenção, você citou o agente, a ação e o meio, mas esqueceu do detalhamento e da finalidade
    NOTA: 520

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  2. C1-120- há diversos erros de virgula e acentuação de algumas palavras. Necessidade de rever as normas do uso da virgula
    C2-80- os repertórios são confusos e um pouco desconexos do tema, ficando pouco pertinente com a proposta
    C3-80- praticamente não há aprofundamento das referências, ou, quando há, não possuí fonte ou figura de embasamento
    C4-80- há poucos conectivos entre os parágrafos e dentro deles, tornando difícil a compreensão do texto
    C5-160- faltou o telhamento da intervenção
    NOTA: 520
    OBS: não inicia redação com inicialmente, normalmente é utilizado no segundo parágrafo
    tentar iniciar com alguma figura de autoridade( segundo tal pessoa…) ou fonte histórica

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  3. Oii!

    Competência 1 – 120 pontos
    Demonstra domínio mediano da escrita formal e apresenta alguns erros de português e acentuação.

    você algumas vezes usou acento agudo ao invés da crase

    Ex 1: (2° parágrafo, 2ª linha) “..é evidente a gama de benefícios relacionados á(à) prática de atividades físicas.”

    Ex 2: (3° parágrafo, 10ª linha)
    “..o esporte se mostra como uma prática viável tanto ás(às) pessoas que não possuem deficiência quanto ás(às) que a têm..”

    Ex 3: (3° parágrafo, 5ª linha) “Em um desses episódeos (episódios)”

    Ex 4: (4° parágrafo, 1ª linha)
    “..é indubtável (indubitável)..”

    Competência 2 – 80 pontos

    Na introdução sua tese não ficou clara. Você precisa deixar claro os dois argumentos que irá abordar no desenvolvimento.

    No desenvolvimento 1 entendo que você quis usar os benefícios da atividade física como seu argumento, porém faltou se embasar em algo mais concreto para firmar sua tese. (algum estudo, dado, etc).

    Gostei do repertório pro desenvolvimento 2.

    Competência 3 – 120 pontos
    Faltou aprofundamento dos argumentos.

    Competência 4 – 80 pontos

    Cuidado com o vício de linguagem! Uma palavra que percebi que se repetiu muito foi “pessoas”, procure utilizar sinônimos.

    Procure também, usar mais conectivos para melhorar a coesão do seu texto.

    Competência 5 – 120 pontos

    Na proposta de intervenção, você citou o agente, a ação e o meio, mas esqueceu do detalhamento e da finalidade (se a finalidade foi “usar o esporte para inclusão”, recomendo que troque o conectivo para algo como “a fim de”, “em virtude de”, e estruture de forma mais clara para melhorar a compreensão)

    Gostei da finalização.

    NOTA: 520

    Se atente mais a esses desvios e continue praticando sua escrita! <3

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  4. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:120

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:120

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:120

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:80

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:140

    Dúvidas: [email protected]

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