No Movimento Iluminista surgido no século XVIII, houve um grande avanço no conhecimento. As inovações sempre existiram, e é por causa delas que a humanidade conseguiu avançar, e não há como nega que investimentos em pesquisas ajudaram o Brasil mesmo com dificuldades, como arrecadação de recursos e falta de equipamentos.
Em primeira análise, o desamparo no campo científico tem mostrado a preocupação com o progresso. Segundo Mayara Zart -coordenadora do Centro de Pesquisas sobre Genoma Humano e Células Troncos- “Um país que não dá dinheiro para a ciência e tecnologia vai ficar sempre para trás”. Nesse contexto, a falta de dinheiro irá impedi o progresso do Brasil já que doenças como Zica vírus e Dengue continuaram, por causa de pesquisas que seram paradas, profissionais demitidos, e a carência de equipamentos.
Por conseguinte, a ausência de recursos prejudica também aqueles que continuam trabalhando, com a necessidade de equipamentos apropriados. Para ilustrar, um pesquisador que irá faze uma pesquisa precisará de balões volumétrico para mistura os componentes do medicamento, e sem esse utensílio e outros, não conseguirá avançar, o que trata um retardo na descoberta de curas e nos tratamentos de doenças como câncer.
Assim, nota-se que algo precisa ser feito para o desenvolvimento do Brasil. Então o Ministério da Ciência junto com o da Econômia teram que invertir, com o auxílio dos cofres públicos, a compra de equipamentos e concertos dos quebrados, como também o investimento à pesquisas, convocando estudantes no último ano das faculdades de Química e Biomédicina,para assim as pesquisas avançarem e termos uma geração de pesquisadores mais preparados à investigação.
AyameAntunes
Olá, tudo bem?
Primeiramente, tenha atenção a conjugar verbos, como por exemplo, no primeiro parágrafo, você escreveu “não há como nega…”, sendo que o essencial era estar em sua forma infinitiva, “negar”, ainda, no segundo parágrafo, em “a falta de dinheiro irá impedi o progresso…”, deveria ser “impedir”.
Cuidado com a conjugação de verbos no passado, sendo que pelo contexto percebe-se deve estar no futuro, como no segundo parágrafo, em, “continuaram” e ainda “seram paradas”, sendo respetivamente, “continuarão” e “serão”.
Tenha atenção a concordância, como por exemplo, no penúltimo parágrafo, onde cita-se “precisará de balões volumétrico para mistura”, onde deveria ser, “precisará de balões volumétricos para misturar”.
Na sua intervenção, novamente, tenha atenção a conjugação de verbos e de também concordância. Além disso, uma dica é pensar em outros meios para intervir além dos citados, como por exemplo, parceria com empresas não-governamentais.
Ademais, parabéns pela sua redação.
alizoneida
Sua redação segue a estrutura correta de um texto dissertativo-argumentativo, porém sua tese está confusa e, por falta de clareza, parece que foge do tema proposto.
De início, você faz uma alusão histórica ao Iluminismo, ocorrido no século XVIII, porém não o contextualiza, deixando “solto” no parágrafo. Além disso, há falta de clareza na frase seguinte: ” As inovações sempre existiram,…”. Inovações de quem? Ainda no primeiro parágrafo, há mais alguns erros. Na mesma frase citada anteriormente, há a presença de três vírgulas, as quais seriam corretamente separadas com um ponto (.).
Correção:
“As inovações sempre existiram e é por causa delas que a humanidade conseguiu avançar. Desta forma, não há como nega que investimentos em pesquisas ajudaram o Brasil mesmo com dificuldades, como arrecadação de recursos e falta de equipamentos.” Gramaticamente, a correção possível seria esta, pois não consigo compreender sua tese. Investimentos ajudaram o Brasil em arrecadação de recursos e falta de equipamentos, mesmo com dificuldades? Ou investimentos ajudarão o Brasil em arrecadação de recursos e falta de equipamentos, mesmo com dificuldades?
No 2º parágrafo:
” Segundo Mayara Zart -coordenadora do Centro de Pesquisas sobre Genoma Humano e Células Troncos-“. Usa-se vírgula (,) e não travessão (-).
“Nesse contexto, a falta de dinheiro irá impedi o progresso do Brasil já que doenças como Zica vírus e Dengue continuaram, por causa de pesquisas que seram paradas, profissionais demitidos, e a carência de equipamentos.”
Correção: “Nesse contexto, a falta de dinheiro impedirará o progresso do Brasil, já que doenças como o Zica Vírus e a Dengue continuarão por causa de pesquisas, as quais também serão paradas. Desse modo, profissionais serão demitidos e haverá carência de equipamentos”.
3º parágrafo:
Na frase “Para ilustrar, um pesquisador que irá faze uma pesquisa precisará de balões volumétrico para mistura os componentes do medicamento, e sem esse utensílio e outros, não conseguirá avançar, o que trata um retardo na descoberta de curas e nos tratamentos de doenças como câncer.”, há erros gramaticais e de coesão.
4º parágrafo:
Na minha opnião, este parágrafo foi o mais completo que os demais. Há alguns erros gramaticais e de coesão, porém a ideia central é elaborada de forma sucinta.
Com esta minha correção e embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 600.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 80
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 160