Um ser resiliente

  • 1

Observando o cenário atual, é extremamente comum notarmos a reutilização de diversas palavras da Língua Portuguesa, essas que muitas vezes se perderam no tempo. Um exemplo é a palavra ”resiliência”, ou seja, a capacidade que nós temos de recuperação, sendo deveras importante em nossa vida.

O ser humano necessita desse conceito para sobreviver, já que problemas, obstáculos ou a própria resistência diante várias situações são fatores propensos e diários e o preparo (acima de tudo psicológico), por parte do indivíduo, é cobrado com frequência. Ansiedade, autoestima e pressão social, são grandes vilões que assolam muitos todos os dias e que estão diretamente ligados a esses desafios.

Na grande maioria das vezes, uma pessoa que passa por um acontecimento extremo e tende a se recuperar rápido, pode mesmo assim se sentir insegura e incompreendida pelas demais, o que condiz com a opinião da psicóloga clínica Meg Jay (autora do TED talk ”Por que os 30 não são os novos 20”). Em contraste, a especialista afirma que a resiliência não é uma característica com a qual nascemos, não é algo simples. Já para o psicólogo Roberto Brooks, nós devemos usá-la para que nos direcione futuramente.

Dessa maneira, é preciso entender que essa palavrinha antiga serve como uma maneira de favorecermo-nos e muito, uma vez que também compreendamos que cada um lida, seja lá com o estresse ou com dificuldades, do seu próprio jeito.  O afastamento máximo da sociedade opressora, a busca pelo propósito e principalmente não esperar por uma ”fórmula mágica” que resolva tudo, são caminhos práticos que levarão à criação da ação resiliente.

Compartilhar

4 Correções

  1. É um bom texto!!!!!!!!!!
    A introdução não específica o que você vai desenvolver nós parágrafos seguintes, isso pode ser ruim. Mas você consegue detalhar bem os argumentos. A conclusão deve ser mais detalhada, lembre de especificar o agente que vai realizar a ação, como irá realizar e com qual a finalidade.
    Parabéns !!!!!!!!!! !!!!!!

    • 0
  2. Seu texto está bem desenvolvido, mas sinti algumas falhas em relação a sua introdução, pois ela não está deixando claro o que você pretende no texto. Também notei alguns trechos onde se via necessário o uso de vírgulas. Sua conclusão deve atender o que o Enem pede. Por fim, com alguns ajustes e complementos, seu texto ficará excepcional.

    • 0
  3. 1º parágrafo: não compreendi sua articulação com o resto do texto; provavelmente deve ter algum sentido como “recuperam-se palavras na língua portuguesa assim como o ser humano, em cada momento de sua vida, recupera-se de adversidades”. Caso seja esse o sentido, busque desenvolvê-lo melhor, articulando essa tese a uma antítese e a uma síntese do parágrafo. Além disso, tome cuidado com a utilização do pronome “nosso” e outros empregos dessa maneira, já que a impessoalidade é uma peça-chave para a escrita do texto argumentativo. Busque fazer exercícios de Índice de Indeterminação do Sujeito, são ótimos para ajudar nesse problema.
    2º parágrafo: está muito bom, porém poderia ter sido o complemento do primeiro parágrafo e, neste, poderia ter sido colocado o início do desenvolvimento acoplado a alusões.
    3º parágrafo: está bem escrito e contém originalidade. Expressões de uso informal, como “na grande maioria das vezes”, devem ser evitadas a fim de que o texto se destaque. Além disso, faltou a síntese do parágrafo (não se esqueça que a redação do ENEM tem um molde de parágrafo muito bem delineado, devendo conter a tese, a antítese e a síntese).
    4º parágrafo: a conclusão está insuficiente, visto que falta responder às perguntas “Quem fará a proposta de intervenção? (uso de órgãos e ministérios) Como fará? Quais benefícios serão trazidos à comunidade?”. Explore mais a intervenção.
    A síntese é que seu texto está bem escrito e contém originalidade, porém caso corrija os erros aqui expostos, ela evoluirá e você sairá da média brasileira, possuindo uma redação próxima da nota 1000.

    • 0
  4. Boa noite!
    Gostei bastante da sua redação, é bem detalhada mas acho que algumas palavras poderiam ser tiradas, você poderia ter colocado “na maioria das vezes” no lugar de “na grande maioria das vezes”.
    Senti falta de uma conclusão mais detalhada, busque especificar mais colocando um agente que realizará a ação, o motivo, como.
    Espero ter ajudado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.