Um problema social: democratize o acesso ao cinema

  • 0

Segundo Zygmunt Baum, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade liquida” vivida no século XX. A democratização de acesso ao cinema no Brasil, ou a falta dela, reflete essa realidade.

Em primeiro plano, é preciso atentar para a impunidade presente na questão. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça á justiça em todo lugar” cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange a democratização de acesso ao cinema no Brasil.

Além disso, a democratização de acesso ao cinema no Brasil encontra terra fértil na falta de empatia. Na obra “modernidade líquida”, Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência a falta de empatia, pois, para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si, Essa liquidez que influi sobre a questão da democratização de acesso ao cinema no Brasil funciona como um forte empecilho para sua resolução.

O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço da falta de acesso ao cinema pela população mais carente, deve torna-se efetivo, uma vez que nos atentarmos para a impunidade presente nessa questão. Sendo assim, desde que haja parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar a falta de acesso a cultura por meio do cinema, construindo assim uma sociedade mais fiel aos ideias da constituição.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação ta muito bem escrita e com informações muito boas, você usou bem os conectivos, a estrutura est muito bem desenvolvida, o uso da pontuação também, somente uma parte que está com a vírgula no lugar do ponto, mas acredito que tenha sido erro de digitação, a única coisa que tenho a dizer é para que aborde mais das suas ideias sobre o assunto, porque você trouxe muita informação filosófica, o que não é ruim, mas você poderia abordar outras coisas.

    • 1
  2. Introdução pautada na Sociologia, porém senti falta de suas teses, não estão explicitas na introdução, e também não associou a área do conhecimento com o tema, acho que ficou muito solto
    Tome cuidado com os conectivos, alguns conectivos estão empregados de forma errônea.
    Há desvios gramaticais diversos e oralidades.
    Na sua argumentação, você precisa associar melhor os argumentos socioculturais com o tema, precisa desenvolver melhor a sua argumentação, isso é muito cobrado.
    Sua proposta de intervenção está incompleta, você precisa seguir os 5 elementos exigidos pela banca:
    Quem vai fazer:
    O que fazer:
    Como fazer:
    Por que fazer:
    Para que fazer:
    C1- 120
    C2- 120
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 80

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.