Um problema da era da internet

  • 0

Vivemos na era moderna, onde as pessoas gastam boa se não a maior parte dos seus dias conectados, seja em um computador no trabalho ou em casa, na televisão de casa ou mesmo nos próprios celulares, dispositivos de fácil acesso com informações sobre o mundo todo que beiram o infinito, que para encontrá-las, basta alguns poucos movimentos, por outro lado, a internet não só é um espaço para adquirir conhecimento, mas também para se produzir todo tipo de material digital, incluindo notícias que se digitadas sem embasamento para com a realidade, podem prejudicar inúmeras pessoas, essas que inclusive, sem o conhecimento de que elas são notícias falsas, as repassam para seus ciclos sociais, formando um efeito de bola de neve, que só pode acabar mal.

 

Com isso, podemos entender que na geração onde todos buscam o tempo todo estarem sempre atualizados sobre os acontecimentos ao redor do planeta em todos os assuntos possíveis, podemos interpretar uma pessoa que acredita em uma falsa notícia, ou “fake news” termo em inglês que se popularizou também no Brasil, como uma maçã podre em meio a uma fruteira com maçãs em perfeito estado, assim como a fruta que apodrecendo, vai passando microrganismos que acabam decompondo as frutas em bom estado ao redor dela, uma pessoa que espalha uma fake News, vai propagando desinformação as outras pessoas que confiam nela.

 

Visto isso, podemos concluir que é um problema que se tratando de assuntos sérios, pode até mesmo acabar com vidas de pessoas, se, por exemplo, uma fake News caluniosa for espalhada. Então cabe ao Governo criar um órgão de gerenciamento que combata as informações carentes de coesão com a realidade, através da análise dos dados inseridos nas notícias  e se constado que são infiéis com a verdade, os autores devem ser devidamente contatados e julgados pelos órgãos responsáveis. E claro a mídia a fim de manter a confiança de seu público deve divulgar formas que auxiliem as pessoas a identificarem as principais características de uma notícia falsa.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá
    Inicialmente, suas orações estão muito grandes. Dê uma pausa entre elas.
    A comparação com as maçãs é bem interessante e criativa.
    Em uma parte é notório uma mesclagem do desenvolvimento com a conclusão, isso torna o texto mais confuso.
    Mas fora isso está com boa concordância, apresentou bem as suas ideias, e como já dito, está maior do que o tamanho pedido pelo ENEM. Tende reduzi-la e você terá boas notas como deseja.

    • 1
  2. A sua redação está muito GRANDE, no Enem o máximo de linha é 30, seu texto com certeza ultrapassou esse limite.
    A sua introdução está grande e confusa. Você não colocou nenhum ponto final nela,isso prejudica a coesão do texto, uma introdução boa tem quer ser clara ,objetiva,criticar o tema , e apresentar sua tese. A sua introdução está parecendo com um desenvolvimento, se você tem dificuldades procure aulas de redação YouTube, pois ajuda muito.
    Nos desenvolvimentos seus argumentos são bons,mas falta reporto sociocultural, como por exemplo : uma citação, alusão histórica, dados e etc.
    A sua conclusão está boa, apresenta a estrutura correta, mas falta um elemento( São 5 elementos :AGENTE AÇÃO ;COMO ;OBJETIVO; E FINALIDADE;)Na sua faltou o objetivo é a finalidade (que é fechamento do texto)
    No entanto deu pra perceber que você entende bem do assunto ,soube aprofundar bem o tema e argumentar
    ,utilizou bastantes conectivos .
    No entanto falta apenas você estudar a estrutura (que é a parte mais fácil ), o difícil você já sabe fazer.
    Nota:
    Competência 1- Domínio do escrita:140
    Competência 2- Compreender bem o tema:160
    Competência 3-Selecionar argumentos em defesa de um ponto de vista (repertório sociocultural ):120
    Compotência 4- Estrutura do texto :120
    Competência5- Proposta de intervenção: 160
    Nota final :700
    Parabéns, com dedicação e esforço você chega nos 1000,Boa sorte!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.