Iniciante

Um “país” dependente do SUS / Tema: O papel do SUS no cambates às epidemias

  • 2

Na idade média, a chamada Peste Negra foi responsável por milhares de mortes na chamada Euroasia. Tal fato se deu pela precariedade de recursos existentes na época. Não diferente disso, atualmente o mundo passa por algo semelhante. Logo, inúmeras pessoas vem falecendo em decorrência do vírus COOVID-19. Entretanto, no Brasil, existe o Sistema Único de saúde (SUS), responsável por atender a população com menos recursos financeiros. Contudo, a falta de equipamentos necessários e as poucas unidades de atendimento tem dificultado o combate a essa pandemia.

Em primeira análise, no que diz respeito á falta de equipamentos, não são tomadas medidas  para reverter essa situação. Segundo a Agência Nacional de Saúde, cerca de 160 milhões de brasileiros dependem unica e exclusivamente do SUS. Desse modo, em um país com aproximadamente 200 milhões de habitantes, ter 160 milhões com sua saúde dependendo do estado é um número extremamente relevante. Portanto, necessita-se de recursos e aparelhos que consigam suprir a necessidade populacional.

Em sugunda análise, enquanto existir poucas unidades de atendimento, será extremamente desafiador para o Sistema Único de Saúde atender com qualidade os habitantes nacionais. Na série Reing, é retratado a falta de hospitais e recursos da Escócia durante a Peste Bubônica. Nesse sentido, é inadmissível que em pleno século XXI, no Brasil, exista o mesmo problema de uma pulação da antiguidade. Assim sendo, o governo precisa tomar atitudes eficientes para converter essa situação.

Assim, faz-se necessário que medidas sejam tomadas. No que diz respeito à equipação necessária, o Ministério da Saúde deve adquirir todos os equipamentos necessários para um atendimento de qualidade, por meio de verbas governamentais, para que assim, todos tenham atendimento eficaz. Já no que tange às poucas unidades, O Ministério da Economia juntamente com os governos estaduais, precisam investir fundos para a construção de novos centros de atendimento, por intermédio de cortes de altos salários desnecessários, para assim, não haver lotação em unidades de saúde. Desse modo, tomando as medidas discutidas, o cenário relativo ào papel do SUS no combate as epidemias poderá ser transformado.

Corrija conforme as competências do Enem por favor!

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1: 160 em 200. Você comete alguns deslizes gramaticais: um de ordem de pontuação no primeiro parágrafo (falta de vírgulas), ordem ortográfica (escreveu COOVID, ao invés de COVID). Vale ressaltar também que recomenda-se a maiúscula inicial na palavra ou nas palavras que constituem as designações de épocas históricas (escreveu Idade Média com letras minúsculas).
    Competência 2: 200 em 200: Você utiliza vários repertórios socioculturais e todos são produtivos, ou seja, todos são relacionados ao tema desenvolvido.
    Competência 3: 200 em 200: Você desenvolve muito bem a temática proposta, de forma coerente e organizada. Seu texto está bastante claro, tese bem definida e argumentos principais bem fundamentados.
    Competência 4: 200 em 200: Você faz uso variado de elementos coesivos intra e interparágrafos, garantindo, dessa forma, a nota máxima nesta competência: assim, desse modo, contudo, etc.
    Competência 5: 200 em 200: Você apresenta a P. I. completa: agente (quem), ação (o quê?), modo (como?), efeito (para quê?) e detalhamento (informação extra).
    Nota final aproximada: entre 920 e 960

    • 1
  2. O SEGUNDO PARÁGRAFO TEM UM ERRO , VOCÊ USOU A SOLUÇÃO PRECOCEMENTE , ELA SO DEVERIA SER ESCRITA NA CONCLUSÃO ‘””Portanto, necessita-se de recursos e aparelhos que consigam suprir a necessidade populacional.””
    O TERCEIRO PARÁGRAFO TEM O MESMO ERRO ‘”Assim sendo, o governo precisa tomar atitudes eficientes para converter essa situação.””
    No entanto ,só tenho esses erros a constatar:
    C1•160
    C2•120
    C3•120
    C4•120
    C5•160
    Sua nota seria aproximadamente : creio que seria entre 680 e 700

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.