Um mundo em guerra: qual o papel da educação politica nesse contexto?

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Apesar da constituição de 1988 garantir o direito à educação, visando o completo desenvolvimento da pessoa para o preparo para o exercício da cidadania, até o presente vemos que o povo brasileiro não apresenta a mesma opinião uma vez que, existe grande dificuldade na promoção da educação política no território nacional. Desse modo pode-se contemplar os impactos dessa problemática, que é desencadeada pela carência de preocupação estatal e desinteresse do povo.

Nesse panorama, é importante ressaltar que a pouca importância dada à temática é impulsionada pela negligência do Estado. Com base nisso, apesar da fala do Padre Antônio Vieira “A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor” ser um fato, o ensino político permanece esquecido pelo poder público. Posto que há falta de discussões engajadas nas escolas, assim o processo da educação política se torna irreal, dado que a totalidade do educandário não usufrui de seus direitos, permanecendo prejudicada pelo Estado.

Ademais, percebe-se que a ausência de interesse do povo é um fator que dificulta a educação política. Segundo Barão de Montesquieu, “Qualquer povo defende sempre mais os costumes do que as leis”, ou seja, torna-se possível assegurarmos a preferência do povo em permanecer na displicência da negação política. Como consequência de tal escolha, a população tende a voltar-se à tradição, temendo o debate ou mudança. Desse modo, fica evidente que parte da população é inapta de entender as problemáticas no País, o que facilita a escolha de uma postura não engajada e prejudicial. 

Em síntese, a ausência de interesse do povo e do governo vem trazendo dificuldades para a nação brasileira. Por conseguinte, é preciso que o próprio governo nacional, principalmente o ministério da educação, promova a presença da política em sala de aula, através de debates com intermédio de professores. Diante disso, o povo brasileiro entenderá que sua participação democrática vai além do dia do voto, e a constituição será seguida de acordo com seus conformes.

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3 Correções

  1. A) Competência 1 (norma-padrão): 160 pontos.

    Estrutura sintática boa.
    Poucos desvios gramaticais.

    B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 40 pontos.

    A redação apenas tangencia o tema, uma vez que ignora a expressão “Um mundo em guerra”.

    C) Competência 3 (projeto de texto): 40 pontos.

    A redação é tangente ao tema, mas possui uma direção.

    D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 200 pontos.

    Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Ademais” e “Em síntese”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo.

    E) Competência 5 (proposta de intervenções): 200 pontos.

    Os cinco elementos (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento de um dos itens anteriores) estão presentes.

    Nota: 640 (160+40+40+200+200).

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  2. Introdução:
    Sua introdução está clara ao apresentar o tema e a tese, mas poderia ser mais objetiva. Há uma repetição de ideias que pode ser suavizada para evitar uma construção prolixa. Sugiro reformular a frase inicial para algo mais direto e substituir “o povo brasileiro não apresenta a mesma opinião” por uma construção mais precisa, já que não se trata de opinião, mas de uma dificuldade prática.

    Desenvolvimento:
    Os dois parágrafos de desenvolvimento estão bem organizados, com uma citação relevante em cada um deles. No entanto, o uso das citações poderia ser mais integrado ao argumento, para que não pareça algo desconectado do restante da análise. Além disso, a argumentação sobre o “desinteresse do povo” poderia ser explorada de forma mais crítica, com a consideração de fatores externos, como a manipulação política e a desinformação, que também influenciam esse desinteresse.

    Conclusão:
    A conclusão apresenta uma proposta de intervenção coerente, mas a formulação poderia ser mais precisa. A frase “promova a presença da política em sala de aula, através de debates com intermédio de professores” poderia ser mais clara ao indicar de que maneira esses debates ocorreriam e como a estrutura educacional pode ser adaptada para isso.

    Nota Estimada

    – Competência 1 (Domínio da norma padrão):160/200. A redação apresenta um bom domínio da norma culta, mas há construções que podem ser mais claras e objetivas.
    – Competência 2 (Compreensão da proposta):180/200. A proposta foi bem desenvolvida e responde ao tema, mas poderia aprofundar alguns aspectos.
    – Competência 3 (Seleção e organização de argumentos):160/200. Os argumentos são válidos, mas faltam mais conexões críticas, especialmente no que diz respeito ao desinteresse popular.
    – Competência 4 (Conhecimento de mecanismos linguísticos): 160/200. A coesão textual está boa, mas o uso das citações poderia ser mais fluido.
    – Competência 5 (Proposta de intervenção): 160/200. A proposta de intervenção é pertinente, mas falta detalhamento sobre a execução.

    Nota final estimada: 720/1000.

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  3. Olá! Primeiramente, ótima escolha de tema! É muito bom para se preparar.

    C1) Ortografia. 140/200
    Tenho apenas alguns apontamentos.

    Constituição (letra maiúscula)

    “o exercício da cidadania, até o presente *vemos* que o povo”
    Evite conjugações na pessoa NÓS.
    Eu sugiro começar outra frase. Nesse caso, eu deslocaria o “apesar” do começo do texto.
    => A Constituição de 1988 garante o direito à educação, visando o completo desenvolvimento da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania. Apesar disso, é perceptível que o povo brasileiro não apresenta a mesma opinião, …

    “não apresenta a mesma opinião uma vez que, existe grande dificuldade”
    Vírgula deslocada. Ela precisa estar antes de “uma vez que” e não depois.
    =>…a mesma opinião, uma vez que existe…

    “Desse modo * pode-se contemplar” (faltou vírgula)

    ” é desencadeada pela carência de preocupação estatal e * desinteresse do povo. ”
    Paralelismo:
    => é desencadeada pela carência … e PELO desinteresse do povo.

    D2: “torna-se possível assegurarmos a preferência do povo em permanecer na displicência da negação política”
    => afirma-se a preferência do povo à displicência política.

    Paralelismo: “temendo o debate ou * mudança”
    => o debate ou a mudança.

    “as problemáticas no País”
    De acordo com o novo acordo ortográfico, não se escreve mais país com letra maiúscula, mesmo em referência ao Brasil.

    C: o ministério da educação => o Ministério da Educação

    constituição => Constituição

    “seguida de acordo com seus conformes”
    Ficou redundante.
    => seguida nos seus ditames.

    C2) Compreensão do tema, uso de repertórios, estilo textual dissertativo-argumentativo. 160/200
    Ótimos repertórios e estrutura do texto!

    Se o tema era “Um mundo em guerra: qual o papel da educação politica nesse contexto?”, você precisa se atentar a cada palavra. Você falou muito bem sobre a educação política, mas, em momento nenhum, você relacionou essa educação às guerras.

    Dica: Só usamos aspas para trazer exatamente aquilo que alguém disse, portanto, pode ser difícil lembrar de tudo com perfeição na hora da prova. Por isso, você pode transmitir a ideia com suas próprias palavras e, nesse caso, não usar aspas. Isso até parece ajudar mais na sua argumentação, porque você já está interpretando e adaptando o repertório ao cenário discutido.

    C3) Coerência, organização dos fatos e opiniões. 180/200

    C4) Coesão textual (conectivos). 180/200
    Para evitar repetição:
    ” visando o completo desenvolvimento da pessoa *para* o preparo *para* o exercício da cidadania”
    => preparando-a para o exercício da cidadania

    Bom uso de conectivos, parabéns!
    Você utilizou:
    Apesar, uma vez que, desse modo, nesse panorama, com base nisso, assim, dado que, ademais, ou seja, em síntese, por conseguinte, diante disso, etc.
    Todas essas são boas expressões, que auxiliam na coesão do seu texto; ou seja, ele fica mais fluido e compreensível. Continue utilizando-as, e sempre preste atenção para evitar repetir um conectivo, além de garantir que o sentido dele seja adequado ao contexto (adição, oposição, conclusão, finalidade, etc.). Por isso, às vezes, é melhor evitar aqueles conectivos mais elaborados, com palavras menos comuns, porque talvez não saibamos usá-los corretamente.

    C5) Proposta de intervenção contendo agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. 200/200
    Nada a comentar, está ótimo!

    Nota final: 860/1000

    Parabéns! Você tem bastante domínio da redação. Com mais prática, sua nota ficará ainda melhor. Você tem potencial para uma nota 1000!

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