Regente

A luta pelo futuro: desigualdade educacional

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A série “Todo mundo odeia o Cris”, retrata a vida de um estudante negro em uma escola de brancos, mostrando a dificuldade no ensino e a desigualdade social. Em paralelo a isso, com a chegada do Covid-19 (novo cononavírus) escolas foram paralizadas por causa do isolamento social, assim aumentando a desigualdade social entre alunos que pretendem realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

Em primeira análise, muitos estudantes tem como principal fonte de estudo as escolas públicas, que devido ao isolamento foram fechadas. Colocando mais um, dos difersos obstaculos que esses estudantes de baixa renda já enfrentam para o melhor preparo para presta o ENEM. Entre eles estão: a disponibilidade de internet, que nem sempre conseguem e a indisponibilidade financeira de pagar um cursinho \”online\”. Nesse contexto a desigualdade social aumenta, sabendo que a casta superior não sofre com tais problemas.

Nesse aspecto, a Constituição de 1988 que declara a educação com direito de todos, torna- se inútil uma vez que, estudantes com mais condições tende a mais acesso ao “cyberespaço” e escolas particulares que podem proporciona-lhes aulas ao vivo ou agradas. Ademais com tantos privilégios a preparação para o ENEM fica desigual, levando em contas a diminuição dos concorrentes pelo enceramento temporário das escolas.

Dado o exposto, atitudes deveram ser realizadas. Então o Ministério da Educação (MEC) precisará prover video-aulas que negociando com as emissoras de televisão, poderam ajustar um cronocrama que será exibido nos horários da tarde com as diciplinas e matérias mais visadas pelo ENEM, para assim minimizamos essa realidade e tornar útil a Constituição igualando a educação no Brasil

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6 Correções

  1. Ssdfhdwpueflh fwpubwdpufw puwdbpuwdbpuqdbdpuwbfwpubwpudbwpubfpubwxpuwbfpu xpwuxbxwpu wxou xwou wou wxou xou wxouwx ouxouxbfpuqboxwh h x xowhx puxvpuxwouxowxh owxh owu xouw ohx wohx owxh ohw xohwx ohw xou oahx pwhx wphx owhx owhx owh hxo w oxh wohx woh xpha xphw x kfhbqxohd owhfbxohwfx ifhx iw ifh wohf foh wofboybfwoubouwbfoh diwdhbwfoybwfhvwfobhwf

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  2. Bom, vc demonstrou muita clareza no seu texto
    Amei os repertórios que, por sinal, são pertinentes e produtivos!
    Aparentemente, não vi nenhum erro gramatical grave
    A C5 apresenta todos os agentes necessários e válidos garantindo então 200 pontos na quinta
    Vc não apresenta muitas repetições de palavras e demostra domínio na língua português na norma padrão.

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  3. olá, Jffgg, tudo bem? espero que sim. Farei algumas colações acerca da sua redação que podem, claro, estarem eventualmente erradas, pois sou um mero aluno. Então vamos lá
    *Na introdução achei genial utilizar todo mundo odeia o Cris como referência. Vc apresenta o tema, problematiza e explicita a tese, então introdução mt boa. Objeção: cuidado com a repetição da palavra “desigualdade”, pois repetição vocabular pode ser penalizado na competência 1. Sugiro que use sinônimos: disparidade, discrepância, iniquidade etc.
    *No D1 vc aborda o argumento citado na introdução, o que fortalece a competência 3, pois vc está mostrando que possui um projeto de texto. objeção: sugiro que se atente à concordância verbal. Tente embasar sua argumentação com dados, citações, referências etc.
    *No D2 sugiro que faça um tópico frasal para que seu texto fique melhor organizado. Ex: “Ademais, observa-se, consequentemente, que essa exclusão fere direitos fundamentais dos brasileiros. Nesse aspecto, a Constituição de 1988 declara a educação como direito de todos (…)”. Aliás, parabéns por utilizar a constituição, é uma referência muito pertinente nesse tema.
    *Na Pi gostei bastante da sua proposta, achei super original a ideia e encontrei os 5 elementos. objeção: cuidado com o uso da vírgula. Seria legal se vc retomasse “todo mundo odeia o Cris” no fechamento, pra legitimar a referência e tornar seu texto “circular”. Ex: Com isso, as desigualdades serão mitigadas no Brasil, diferindo, assim, da realidade descrita em “todo mundo odeia o Cris”.
    vamos para as notas:
    C1: 120 (encontrei mais de dois erros gramaticais, sobretudo de pontuação. alguns comprometeram o entendimento, portanto penalização de 80 pontos)
    C2: 200 (Vc cumpre o tema; tem uma tese; repertório pertinente; o texto é dissertativo-argumentativo)
    C3: 160 (sua argumentação foi um pouco vaga, entretanto cumpriu o Projeto de Texto, então penalização de 40 pontos)
    C4: 120 (Vc mostra que sabe utilizar conectivos, entretanto algumas vezes eles foram omitidos, portanto penalização de 80 pontos)
    C5 200 (pi completa)
    total: 800
    uma ótima nota, parabéns pelo texto! Espero ter ajudado, saiba que redação é prática, então sigamos progredindo :)

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  4. Olá,
    Competência 1:160 demonstra domínio adequado da norma padrão,mas errou algumas colocações de vírgula.
    Competência 2:120 desenvolve de forma adequada o tema,e apresenta domínio adequado do texto dissertativo argumentativo.
    Competência 3:160 seleciona,organiza e relaciona informações,fatos e opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consiente,configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
    Competência 4:120 articula as partes do texto, porém com algumas inadequacoes na utilização dos recursos coesivos.
    Competência 5:160 Elabora proposta de intervenção relacionado a o tema e bem articulada a discussão envolvida no texto.

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  5. No primeiro paragrafo você deveria apresentar um tópico frasal e apresentar entre 2 e 3 argumentos, isso você veio fazer no segundo parágrafo, e apresentou apenas 1. No 3° parágrafo você apresentou outro argumento que foi apresentado no final do 2°, e isso é errado, temos que apresentar os argumentos no 1° parágrafo. A conclusão está boa, mas poderia ser melhor no resto da estrutura do texto.
    Que tema, irmão! Se tivesse uma estrutura boa ficaria perfeito.

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  6. Em relação a competência 1 não consigo identificar erros aparentes garantindo assim 200 nessa comp.
    No que se refere a Competência 2 e 3, a falta de conhecimento socioculturais dentro do desenvolvimento tira pontos dessa além da falta de correlação ente a alusão no início da redação e o resto da mesma. Garantindo assim 160 nessas duas.
    Na competência 4: 200
    E na competência 5 foram compridos apenas 4 de 5 critérios exigidos pelo ENEM tendo faltado o meio sobre como deveria acontecer a proposta indicada sem contar no fato da proposta fornecida ser impraticável.

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