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Um fôlego para Gaia

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A Hipótese de Gaia, teorizada por Lovelock, defende a ideia de que a Terra possui um superorganismo capaz de se autorregular e se manter em harmonia. É necessário, porém, permitir que esse processo ocorra, mas a lógica capitalista da obsolescência programada gera o consumismo alienado – trazendo um acúmulo de produtos descartados – e a falta de conscientização ecológica, por parte da população e empresas, gera a cultura do descarte ilegal.
No que diz respeito à lógica capitalista brasileira – que busca o lucro máximo em detrimento do resto -, a tragédia recente de Brumadinho é uma indicação do nível de preocupação ambiental que esse sistema possui. Para além dessa trágedia, há um problema universal: o lixo. A obsolescência programada, ideologia que busca fabricar produtos com prazos de vida útil curtíssimos, acaba gerando o consumismo alienado devido à substituição irracional, desnecessária e frenética desses produtos fadados a serem descartados cada vez cedo e em quantidades cada vez maiores.
Ademais, vivemos em uma sociedade governada por alguns políticos negacionistas que reforçam teorias da conspiração ambientais e corroem o imaginário coletivo. A ausência de preocupação coletiva com os ecossistemas traz, por tabela, o descaso com o descarte de resíduos sólidos, prejudiciais, muitas vezes, aos lençóis freáticos, podendo ocasionar doenças em massa, além de outros malefícios para a sociedade e para o meio ambiente.
Portanto, visando à diminuição do descarte ilegal de resíduos sólidos e da produção de lixo, o Ministério da Economia, em parceria com o Ministério da Educação, deve implementar medidas que, respectivamente, fomentem a reutilização dos resíduos e o consumo consciente aliado ao descarte de lixo de maneira ambientalmente correta. Isso deve ocorrer por meio de parceira entre o Ministério da Economia e empresas privadas, nas quais ocorra a implementação da economia circular – onde os resíduos sólidos serão reaproveitados como matéria prima. Paralelamente, o Ministério da Educação deve promover campanhas publicitárias constantes, nas mídias diversas, que conscientizem a população dos graves danos decorrentes do consumo alienado e descarte ilegal de lixo, além de criar uma disciplina de Ecologia, a ser obrigatória nas escolas de nível fundamental e médio.

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3 Correções

  1. Olá Jotaveh!! Sou jheniffer, prazer
    Vou avaliar de acordo com meus conhecimentos.
    não sou expert sobre isso mas vou tentar te ajudar
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160 (D2 argumentação fraca)
    C4: 120 (parágrafos desregulares)
    C5: 200 (Ótima conclusão)
    = 800 [representativa]

    Qualquer coisa, só chamar! :)

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  2. Olá, algumas observações sobre o seu texto:

    Introdução

    I) Ótima contextualização.
    II) Uso inteligente do travessão.
    III) Alguns problemas com o uso da vírgula.
    IV) Tese um pouco confusa, mas de excelente qualidade.

    D1:
    I) Senti falta de um conectivo que inicie o D1.
    II) Apesar do parágrafo muito bem elaborado, faltou embasamento que fortaleça sua disseratação.
    III) Não conseguir identificar com clareza o seu tópico frasal nesse parágrafo.

    D2:
    I) Tópico frasal ok.
    II) Infelizmente, dissertação também sem embasamento.

    Conclusão:
    I) Parágrafo lindo. No entanto, tantas propostas deixaram o tamanho muito desproporcional ao restante, apesar de que eu consegui identificar tudo o que é necessário à proposta. Então ela está completinhae cheirosa. Porém, para completar a conclusão, faltou o fechamento do texto.

    Espero ter ajudado , boa sorte!

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  3. Oi, Jotaveh. Primeiramente, uau, que título fantástico, continue abusando de sua criatividade para chamar a atenção dos corretores no ENEM.

    Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 200
    O seu domínio é excelente, apenas tome cuidado na hora de revisar para não passar nenhuma palavra em branco.
    “[…] serem descartados cada vez cedo e em quantidades cada vez maiores.”
    Acredito que “cada vez cedo” deveria ser substituído por “cada vez mais cedo” ou algo do gênero. (Eu sei que se trata de coesão, mas apenas tome cuidado durante a revisão)

    Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 200
    Primeiramente, a citação de Gaia foi extremamente criativo para o tema e o legal foi que você soube encaixar ele perfeitamente ao texto, criando um link lógico para o leitor. Aliás, sempre é interessante dar uma nuance ou definição acerca de seu repertório sociocultural – bem como você fez -, já que nem todos os leitores sabem acerca do assunto. A citação de um desastre atual e recente também foi uma boa escolha, mas senti falta de você relacioná-lo melhor com o argumento. Por que a tragédia recente de Brumadinho é uma indicação do nível de preocupação ambiental? Não se esqueça que os leitores precisam de mais detalhes para suas afirmações.
    (“uma sociedade governada por alguns políticos negacionistas que reforçam teorias da conspiração ambientais”, nem entendi a quem você se referia ksksksksks)
    Enfim, suas ideias são criativas e isso é essencial para alcançar uma nota alta, mas tente sempre trabalhá-las durante o texto, parcial ou totalmente, assim como você fez a respeito da hipótese de Gaia.

    Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
    Não tenho muito que falar sobre, a organização de seus argumentos está impecável, ressalvo que senti uma decaída leve de qualidade no terceiro parágrafo, você precisa de argumentos sólidos o bastante para convencer o leitor, apenas citar os problemas externos ocasionados não causam um grande efeito, tente mostrar como isso afeta o indivíduo que lê o texto (claro, isso é mais questão de escolha). O problema de seu terceiro parágrafo foi ele ter sido composto, majoritariamente, de vários pontos negativos da despreocupação coletiva. Claro, não existe problema em fazer isso, mas não pode ser SÓ isso. O parágrafo ficou muito raso, escasso, pense em dar mais detalhes e especificações que realmente agreguem algo a seu texto.

    Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação (Concectivos): 160
    A coesão do seu texto está ótima (e por isso eu decidi 160 ao invés de 120), mas o seu uso de conectivos é pouco variado. Tente abusar um pouco mais desse recurso linguístico, mostrando todo o seu repertório, pois isso conta muito para a nota final. Por exemplo:
    “É necessário, porém, permitir que esse processo ocorra, mas a lógica capitalista da obsolescência programada gera o consumismo alienado […]”
    Acredito que ficaria mais interessante se mas fosse substituído por entretanto. Tente modificar o uso das palavras, evite também frases como: atualmente, cada vez mais etc.
    Acredite, isso fará diferença.

    Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos:120
    Primeiramente, gostaria de te dar a dica de inovar na intervenção, a maioria das pessoas usa “o governo” para solucionar quaisquer problemas apresentados. Não digo que seja errado, mas a criatividade é essencial nesse ponto. Se você deseja usar o governo como solução, utilize-se de uma ideia original, que traga impacto.
    “[…] deve implementar medidas que, respectivamente, fomentem a reutilização dos resíduos […]”
    Apesar de após esse período, você citar algumas soluções, fica subentendido que quem deve pensar nas medidas é o governo. É óbvio que você não escreverá o decreto ou artigo na sua conclusão, mas é interessante ser mais específico. Qual deveria ser a medida apresentada?
    “[…]quais ocorra a implementação da economia circular[…]”
    Seria deveras interessante se você citasse isso em algum momento de seu texto anterior à conclusão, no 3º parágrafo, por exemplo.
    A sua afirmação sobre campanhas de conscientização poderia ter sido discorrida em seu texto, por exemplo, logo após a citação da tragédia de Brumadinho, você poderia ter utilizado como argumento a desinformação social, mas ele foi atribuído ao capitalismo.
    Por outro lado, a sua ideia da criação de uma disciplina de Ecologia foi bastante criativa, você poderia ter construído algum link em seu texto que a tornasse uma ideia sólida e atrativa, bem como falar muito mais sobre durante a conclusão.
    Enfim, tente não “jogar no ar” várias ideias batidas ao mesmo tempo. Se quiser utilizar um argumento que será muito utilizado por outros candidatos, aproveite para se destacar nele, apresentando soluções eficazes e aprofundadas, que façam relação ao seu texto e o tornem homogêneo.

    Nota final: 840

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