Iniciante

Um crime contra as cores

  • 0

O racismo está presente no Brasil desde os tempos de colônia, a abolição sem planejamento de inserção do negro liberto na sociedade prorrogou a “subalternização e desvalorização de uma raça”. E na atualidade apesar de ser um crime ainda há infelizmente muitos casos.

  Mesmo que a justiça comprove a criminalidade do Racismo através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e pelo Art1º da Lei Nº 7.716/89 da Constituição Federal, que diz: “Serão punidos na forma da Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor.”

    Ainda existe uma maior dificuldade para os “negros” no acesso de seus direitos básicos, educação, saúde, segurança e moradia, além dos obstáculos no mercado de trabalho, desigualdade salarial e incontáveis violências. Problemas retratados nos documentários “Você faz a diferença” e “Menino 23”, onde pode-se perceber os inúmeros crimes que alguém pode sofrer apenas pelo tom de sua pele.

    O Ministério da Educação deve promover projetos e aulas sobre a cultura afro-brasileira, escravidão, respeito e equidade, apoiado pelas mídias de forma que a população se torne consciente e abandone a cultura do preconceito velado e banalização desse crime. Visando assim o fim da persistência do racismo na sociedade brasileira.

Compartilhar

3 Correções

  1. Na introdução não foi citada a tese e nenhuma alusão que poderia deixar clara a sua opinião e o que seria tratado no seu texto.
    No primeiro parágrafo do desenvolvimento, tem uma ideia de alusão que poderia ter sido usada na introdução. No segundo teve muita informação e pouco argumento, procure dividir suas ideias de causa, em cada parágrafo tratar de uma causa do problema abordado.
    Já na conclusão tente usar conectivos e colocar um detalhamento usando a preposição “com”.
    Tente deixar suas ideias mais claras sobre o tema e argumentar mais nas suas citações.
    Espero ter ajudado em algum momento!

    • 0
  2. Você não citou nenhum filósofo ou pensador no seu texto. É importante que você cite para trazer uma maior sensação de que você tem conhecimento sobre o tema.
    O segundo e terceiro parágrafos ficaram de maneira estranha, parece que era para ser apenas um já que se tratam do mesmo ponto dentro da opinião.
    Você deu muitos dados e poucas opiniões, o que fez com que seu texto não ficasse argumentativo, que foi o pedido na proposta.
    A pontuação está meio confusa, alguns lugares com ponto final deveriam ser uma vírgula para trazer uma norma padrão correta.
    Sua conclusão está meio fraca, talvez o uso de palavras mais elaboradas, conectivos e etc ajudem.
    Espero ter ajudado.

    • 0
  3. Não ficou clara as ideias centrais trabalhadas nos desenvolvimento 1 e 2.
    A redação ficou mais expositiva do que argumentativa devido a muitos dados apresentados. Tem apenas 18 linhas.

    Escolha duas problemáticas dentro do tema racismo e desenvolva-as de modo a justificar sua proposta de intervenção.

    Uma das problemáticas possíveis para analisar o racismo é as relações de trabalho. Onde com o fim da escravidão, não houve uma política de inclusão social. Essa grande massa desamparada teve que cuidar dos trabalhos rústicos, enquanto os brancos e elites ocupavam-se de trabalhos técnicos. Com isso e submetido a difíceis condições de trabalho e salario, dificultando sua ascensão social.
    Vale também citar filósofos, pois o Enem adora quando citamos peritos para reafirmar nossas ideias, além de ao cita ele e sua teoria rende muitas linhas, objetivamente.
    “{…}Nessa perspectiva, Karl Marx afirma que o trabalho exerce grande influencia na construção do homem quanto na sua realidade, de impacto direto nas relações, na hierarquia social, segregação. Sob essa ótica/Nessa perspectiva…( aqui introduza com suas palavras uma melhor contextualização do assunto.

    Espero ter lhe ajudado. Lhe desejo muita sorte e sucesso no seu concurso.
    boa noite.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.