“Turismo e seus impactos socioambientais”

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O turismo, prática comercial que oferece práticas culturais em monumentos históricos e áreas naturais, vem a tempos ganhando muita popularidade em todo Brasil. E como consequência, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), essa atividade representa hoje cerca de 8% do PIB brasileiro. No entanto, junto com o aumento do PIB, esses locais estão sofrendo grandes ameaças ambientais, tanto por negligência estatal quanto pelo mau comportamento humano, sendo de extrema necessidade uma intervenção socioambiental em locais com grande potencial turístico. 

    Em uma primeira análise, podemos considerar a frase do escritor francês Victor Hugo “Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.”. Conseguimos associá-la fortemente com a atual situação dos pontos turísticos,   onde a maior preocupação das empresas muitas vezes é o lucro e não o cuidado e o respeito com o meio ambiente. E como consequência de todos os problemas de desmatamento, exploração de espécies de animais, e quantidades absurdas de lixo jogadas na natureza, estamos gerando danos que podem ser irreversíveis em uma escala nacional e internacional.

    Outrossim, é pertinente abordar a negligência estatal em relação aos cuidados para preservação das áreas com pontos turísticos. É visível a falta de políticas públicas para combater os impactos socioambientais que essa atividade traz, gerando um contexto prejudicial para fauna, flora e inclusive para população que vive nas proximidades de pontos visitados. A falta de uma boa administração pública ambiental faz com que os problemas se tornem mais frequentes e difíceis de serem solucionados. 

     Portanto, é imprescindível que medidas sejam executadas visando a atenuação do problema. Para tanto, cabe ao Ministério do Turismo juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, providenciar projetos de turismo sustentável com o objetivo de continuar com essa atividade econômica sem causar impactos ambientais. Cabe ainda ao referente, criar campanhas a fim de conscientizar a sociedade da importância de preservar as áreas verdes. Com tais medidas, teremos a possibilidade de tentar reverter os danos causados e danos futuros. 

 

 

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4 Correções

  1. Oi, Giulia, muito feliz com seu pedido de correção. Qualquer irregularidade que você achar que que cometi, entre em contato comigo e me corrija, por favor!

    INTRO
    -vc fez uma introdução por explicação, o que é muito bom (+C2)
    -Giulia, se atente ao padrão desse parágrafo, ele não precisa vir com informações/dados, deixe para vc falar sobre o PIB e FGV como repertório para seu D1 e D2 (-C4)
    -ausência de conectivos (-C4)
    -ausência de vírgula: “tanto por negligência estatal, quanto pelo mau…”
    -por conta dessa má organização (-C4) que vc fez, sua tese (sua opinião sobre o assunto) acabou ficando escondida e perdendo espaço (-C3), além de que a intro ficou muito grande (-C4). Dica de alteração:
    “O turismo, prática comercial que oferece práticas culturais em monumentos históricos e áreas naturais, vem a tempos ganhando muita popularidade em todo Brasil. No entanto, (conectivo de tempo), esses locais estão sofrendo grandes ameaças ambientais, tanto por negligência estatal, quanto pelo mau comportamento humano. (conectivo de conclusão), é de extrema necessidade uma intervenção socioambiental em locais com grande potencial turístico. ”

    D1 (negligência estatal)
    -uso de 1° pessoa do plural: “podemos considerar a frase” troque por “pode-se”, uma vez que todo o seu texto precisa estar na 3° pessoa s/p (-C1)
    -uso de 1° pessoa do plural: “Conseguimos associá-la” (-C1)
    -ausência de vírgulas: Conseguimos associá-la, fortemente, com a atual… (-C1)
    -uso de 1° pessoa do plural: “…estamos gerando danos…”
    -como a fala do Victor Hugo, que vc citou, também fala dos animais, acabou havendo um tangenciamento, pois, ao ler a frase, espera-se que você, também, fale dos animais (-C3 / -C4). Nesse caso, o mais adequado seria vc citar a frase de forma indireta, ou seja, com as suas palavras, nesse caso, não precisaria de aspas
    -ausência de vírgulas: “…das empresas, muitas vezes, é o lucro…” (-C1)
    -ausência de conectivos (-C4)
    -quando vc for encerrar um período, mas ainda continuar falando da mesma coisa no próximo, faça uma ligação por meio de um conectivo
    -argumentação reforçada por meio de vários exemplos (+C3)

    D2 (mau comportamento humano)
    -ausência de vírgulas: “…flora e, inclusive, para população que …” (-C1)
    -ausência de vírgulas: “… administração pública ambiental, faz com que os…” (-C1)
    -falta de repertório, no D1 vc trouxe uma citação, mas nesse vc não reforçou sua argumentação em nenhum fato de outras áreas do conhecimento (-C2)
    -ausência de conectivos (-C4)

    CONCLUSÃO (C5)
    -ausência de vírgula: “…sejam executadas, visando a atenuação do problema. ” (-C1)
    -ausência de vírgulas: “…cabe ao Ministério do Turismo, juntamente com o…” (-C1)
    -ausência de vírgulas: “…projetos de turismo sustentável, com o objetivo de…” (-C1)
    -ausência de vírgula: “Cabe ainda, ao referente, criar…” (aposto) (-C1)
    -ação: providenciar projetos de turismo sustentável | criar campanhas
    -meio/modo: ? | ?
    -agente: Ministério do Turismo e Ministério do Meio Ambiente
    -finalidade: continuar com essa atividade econômica sem causar impactos ambientais | a fim de conscientizar a sociedade da importância de preservar as áreas verdes
    -detalhamento: ? | ?

    |FEEDBACK|
    Giulia, gostei bastante do seu texto, a forma que você trabalhou a temática foi muito legal!! Se atente ao uso da 3° pessoa em todo o seu texto, como vc pode anotar, pela correção, seu 2° parágrago (D1), houve várias ocorrências da 1° pessoa do plural (nós). Dê uma olhadas em redações nota 1000, tenho certeza que vc tirará uma boa nota no enem! Adoraria corrigir outras das suas redações. Abraços!

    DICAS!
    -2 problemáticas: uma de ação outra de consequência, isso mantem uma linha de raciocínio
    -evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
    -use conectivos, enriquece seu texto
    -evite expressões como:
    *primeiramente
    *atualmente/hodiernamente/nos dias de hoje
    *especialistas revelam que…
    *com o passar dos anos
    -evite piadas/deboche/gírias
    -não generalize nada (é de conhecimento geral/ ninguém respeita tal coisa)
    -faça uma divisão de parágrafos de maneira igualitária
    -se atente aos 5 quesitos da conclusão:
    *ação: o que será feito?
    *meio/modo: como será feito? por meio de que?
    *agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
    *finalidade: afim de que isso será feito?
    *detalhamento: descrição da ação e meio/modo

    C1: 100 (gerúndios, pontuação, uso de 1° pessoa)
    C2: 180 (escassez de repertório do 2° parágrafo, porém, boa seleção de conteúdos)
    C3: 180 (demonstrou bom conhecimento sobre o assunto)
    C4: 160 (falta de conectivos e divisão de parágrafos)
    C5: 160 (procure responder oao 5 critérios)
    NOTA: 780

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

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  2. Olá Giulia, sua redação está muito boa, você tem um enorme potencial. Não sou profissional nem nada, mas algumas coisinhas acho que poderia comentar para aumentar ainda mais te desempenho. Vou analisar segundo as competências do enem.
    Na competência 1 é tolerável até 2 desvios e 1 erro sintático para tirar a nota máxima. Todavia, você cometeu um pouco a mais que isso, o que faria com que perdesse um pouco de pontos.
    Eu preciso comentar algo, tem um “conectivo” que você usou duas vezes ” E como consequência”, problemas em relação a repetição de mecanismos coesivos são avaliados na competência 4. No entanto, é possível que esse te faça perder ponto por outras questões na competência 1:
    -primeiro, na questão sintática, isso poderia ser encarado como um truncamento, visto que o termo aditivo “e” traz uma período composto por coordenação aditiva, só que você colocou um ponto antes dele e formou um outro período, o que leva a um problema de ordem sintática.
    -segundo, existe um desvios em relação à falta de vírgula, uma vez que o conectivo “como consequência” precisaria estar entre vírgulas, por se tratar de um nexo conclusivo.
    Para fugir desses problemas você poderia , ou manter essa parte unida ao período anterior por meio da vírgula, como “vem a tempos ganhando muita popularidade em todo Brasil e, como consequência,[…]” o que eu acho que seria mais interessante; ou formar um novo período “vem a tempos ganhando muita popularidade em todo Brasil. Como consequência,[…]”.
    Agora vou me referir a outras coisas avaliadas nessa competência.
    Desvios:
    – falta de vírgula nas seguintes frases/orações : “tanto por negligência estatal(vírgula) quanto pelo mau comportamento humano”,”gerando um contexto prejudicial para fauna, flora e(vírgula) inclusive(vírgula) para população que[…]”,”(vírgula) juntamente com o Ministério do Meio Ambiente(vírgula)”,”(vírgula)com o objetivo de continuar com essa atividade econômica sem causar impactos ambientais” e “(vírgula)a fim de conscientizar a sociedade da importância de preservar as áreas verdes”.
    – Vírgula em local errado “exploração de espécies de animais(,) e quantidades absurdas de lixo jogadas na natureza”
    Síntática:
    – Outro truncamento, tome cuidado para não formar novos períodos quando as orações tem relação de dependência, como : “podemos considerar a frase do escritor francês Victor Hugo “Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.”. Conseguimos associá-la fortemente com a atual situação dos pontos turísticos”, nota que o conseguimos faz relação direta a frase anterior, parece que houve uma quebra.
    No geral, acho que você apresentou uma estrutura sintática regular e alguns desvios, o que é equivalente a 120 pontos.

    Já a competência 2 analisa se não houve fuga do tema, se o tipo textual dissertativo-argumentativo foi respeitado e se existe um repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo. Você todo o tempo aborda o tema, sem nenhum tangenciamento, o tipo textual é respeitado- aqui é analisado a estrutura, introdução, desenvolvimento e conclusão- e o pensamento do Vitor Hugo deixa claro um conhecimento de outras áreas, ele está diretamente ligado ao assunto de natureza e preservação e está bem justificado. Por fim, acho que a categoria do teu texto ficaria em
    “Abordagem completa do tema,3 partes do texto(e nenhuma embrionária) e repertório legitimado e pertinente ao tema, com uso produtivo”, ou seja, 200 nessa competência.

    Na competência 3 é analisado o teu projeto de texto,a seleção de argumento, progressão temática e explicitação da relevância das ideais apresentadas. Eu acho que você foi bem nessa parte, só uma observação, você apresentou sua tese em uma certa ordem, porém nos desenvolvimentos em outra, isso poderia atrapalhar na questão de ter um “projeto de texto” bem definido( a parte do comportamento humano e negligência…). Acredito que sua nota seria 160.

    A competência 4 aborda os elementos de coesão entre os parágrafos e dentro deles, tais como os conectivos, pronomes, sinônimos e outros. Você teve muitas repetições e de palavras dentro do mesmo parágrafo, por exemplo, “, (prática) comercial que oferece (práticas) culturais “, a palavra “locais” no 1 parágrafo…
    Ademais, tente sempre colocar conectivos para começar um novo período, como ” Outrossim, é pertinente abordar a negligência estatal em relação aos cuidados para preservação das áreas com pontos turísticos.(DESSA MANEIRA) é visível a falta de políticas públicas …”. Então, você perde alguns pontos pela falta desses mecanismos, acredito que ficaria entre o critério 2 “Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório
    limitado de recursos coesivos.” e o 3 “Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco
    diversificado de recursos coesivos” o que seria 10o pontos.

    Na competência 5 você não abordou todos os pontos necessários :
    -Quem?Ministério do Turismo juntamente com o Ministério do Meio Ambiente,
    -O QUE?providenciar projetos de turismo sustentável /criar campanhas a fim de conscientizar a sociedade da importância de preservar as áreas verdes
    -por meio de— faltou
    – com a intenção de- com o objetivo de continuar com essa atividade econômica sem causar impactos ambientais/Com tais medidas, teremos a possibilidade de tentar reverter os danos causados e danos futuros.
    -detalhamento— faltou
    Acredito que seria avaliada como “Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à
    discussão desenvolvida no texto” o que equivale a 120 pontos.
    Lembre-se não é necessário fazer duas propostas, uma, com todos as obrigações postas, já é o suficiente para atingir a nota máxima nessa competência.

    Desse modo, como cada competência é avaliada de maneira individual, sem que uma influenciasse a outra, acredito que tiraria algo como: 120, 200,160,100 e 120.

    Acredito que irá atingir todos os teus objetivos, muito sucesso!!!

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  3. Oi, vou corrigir sua redação

    Introdução:
    – Evitar repetir palavras, na parte “O turismo, prática comercial que oferece práticas culturais” você repetiu prática, poderia ter trocado por um sinônimo
    – Eu não sei dizer se começar uma frase com “E como consequência” está adequado, mas acho que seria melhor usar “consequentemente”
    – Você escreve bem e sabe escolher as palavras, parabéns
    – Tem tese clara
    – Tem problematização
    – Tem apresentação do tema

    D1:
    – Não sei se é necessário colocar esse “uma primeira”, geralmente eu vejo as pessoas usando somente “em primeira análise
    – Falta usar conectivos (isso é muito importante) então sempre que começar uma nova frase, ligue ela a anterior, você faz isso com conectivos, sempre comece uma frase nova com um conectivo
    – Antes de usar repertório (como a frase que usou) aconselho fazer um tópico frasal (reafirmar um dos argumentos da tese), se você não sabe como fazer isso então pode pesquisar no youtube
    – O primeiro argumento da sua tese foi negligência estatal e o segundo foi mau comportamento humano, mas no D1 você argumentou sobre mau comportamento humano então ficou na ordem errada. Pra seu texto ficar mais coeso e coerente, faça os desenvolvimentos de acordo com a ordem que você colocou os argumentos da tese
    – Acho que não é correto falar “estamos gerando danos”, seria melhor dizer que “há a geração de danos”

    D2:
    – Nesse você fez o tópico frasal, muito bom
    – Faltou repertório
    – Faltou conectivo
    – Você argumenta bem, mas precisa trazer repertório pra embasar seus argumentos

    Conclusão:
    – Faltou o meio
    – Faltou detalhar
    – Você fez duas propostas, mas ambas incompletas, aconselho fazer só usa e bem
    completa

    C1: Você teve alguns erros mas não sei avaliar isso direito, então vou dar a mesma nota que uma das meninas que corrigiu te deu, pois ela corrigiu direitinho, então é 120
    C2: 200 pois você entendeu bem o tema e não tangenciou
    C3: 160 precisa trazer repertório
    C4: 120 pois faltou muitos conectivos e a ordem dos desenvolvimentos não condiz com a ordem da tese, aí não ficou muito coeso
    C5: 140 pois faltou detalhar e trazer o meio, ambas as propostas foram incompletas

    :)

    • 1
  4. Achei a redação muito boa!! No primeiro parágrafo a pessoa expos bem suas teses ( esses locais estão sofrendo grandes ameaças ambientais, tanto por negligência estatal quanto pelo mau comportamento humano) . Os repertórios foram ótimos ,com legitimidade, pertinente ao tema e produtivo e a proposta de intervenção vale 200 já que contém o agente ( Ministério do Turismo juntamente com o Ministério do Meio Ambiente ) , modo e meio (providenciar projetos de turismo sustentável) ,detalhamento (objetivo de continuar com essa atividade econômica sem causar impactos ambientais) e finalidade (Com tais medidas, teremos a possibilidade de tentar reverter os danos causados e danos futuros. ) .
    Mas confesso que custei a ver esses elementos, a pessoa colocou duas propostas na minha opinião incompleta já que coloquei o modo e o meio juntos e também não fica claro os elementos necessários.

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