Mestre

Trotes Universitários

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– CORRIJAM NO PADRÃO ENEM E, SE POSSÍVEL, COM NOTA.

A constituição federal de 1988, prevê, em seu artigo 6°, o direito ao lazer como pertencente a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal privilégio não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa os trotes universitários, impedindo, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário pontuar a ausência de medidas governamentais e a própria história do trote, bem como o fator psicológico, como os principais fatores que aumentam a ocorrência desses casos.

Primordialmente, deve-se ressaltar a falta de ações governamentais para combater os trotes violentos nas universidades. Nesse sentido, a inexistência de uma lei federal que puna os praticantes de trotes exagerados, favorece a perpetuação dessa prática no Brasil, visto que o objetivo de ser uma “brincadeira”, acaba sendo perdido, resultando em constrangimentos e, muitas vezes, em morte. Esse quadro, segundo as ideias do filósofo John Locke, caracteriza-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como o lazer, o que, lamentavelmente, é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar as raízes históricas como impulsionadoras dos trotes universitários no Brasil. O trote surgiu na idade média, há mais de 600 anos e desde o seu início, possui registros de violência e humilhação nessa tradição. No Brasil, isso se perpetua em uma grande parte das universidade, gerando traumas em muitos estudantes. Segundo o psicólogo Raul Martins, “Há o estresse pós-traumático, que se desenvolve posteriormente ao evento e pode ter implicações na aprendizagem. Há também o caso em que a pessoa já tem predisposição a algum transtorno mental, e a violência recebida no trote pode desencadear psicoses e neuroses”. Por conseguinte, muitos jovens passam a ser infelizes durante sua graduação, desistem do curso ou começam a ter tendências suicidas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Infere-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é
necessário que o Poder Legislativo e o Executivo, por meio da elaboração e implementação de novas leis, combata esses trotes punindo os agressores de maneira eficaz – com a fiscalização do cumprimento dessas leis – a fim de diminuir a ocorrência de “brincadeiras” violentas como essas. Paralelamente, é imperativo que as universidades adotem o “trote solidário”, ajudando a sociedade e o meio ambiente, por intermédio da doação de sangue voluntário e fazendo a coleta seletiva – com o acompanhamento de profissionais da saúde e do meio ambiente – com o fim de evitar eventos traumáticos e proporcionar o bem a população. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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2 Correções

  1. A constituição federal de 1988,(1) prevê, em seu artigo 6°, o direito(2) ao lazer como pertencente a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal privilégio(4) não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa os trotes universitários, impedindo, deste modo, a universalização desse direito(2) social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário pontuar a ausência de medidas governamentais e a própria história do trote, bem como o fator psicológico,(3) como os principais fatores que aumentam a ocorrência desses casos.

    1 – não se usa vírgula entre sujeito e verbo
    2 – evitar repetição de palavras próximas.
    3 – para garantir o projeto de texto, esses três fatores precisam ser retomados e explicados, enquanto causadores do aumento de casos: falta de medidas governamentais, história do trote e fator psicológico.
    4 – precisa explicar de que forma os trotes impedem o direito ao lazer.
    Primordialmente, deve-se ressaltar a falta de ações governamentais(7) para combater os trotes violentos nas universidades. Nesse sentido, a inexistência de uma lei federal que puna os praticantes de trotes exagerados,(5) favorece a perpetuação dessa prática no Brasil, visto que o objetivo de ser uma “brincadeira”,(6) acaba sendo perdido, resultando em constrangimentos e, muitas vezes, em morte. Esse quadro, segundo as ideias do filósofo John Locke, caracteriza-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como o lazer, o que, lamentavelmente, é evidente no país.
    5 – sujeito: a inexistência; verbo: favorece; logo, há um erro de vírgula, pois não se separa sujeito e verbo com vírgula.
    6 – novamente, separou sujeito e verbo por meio da vírgula, errou.
    7 – retoma o que havia dito na introdução, ponto positivo para o projeto textual.
    Ademais, é fundamental apontar as raízes históricas(8) como impulsionadoras dos trotes universitários no Brasil. O trote surgiu na idade média, há mais de 600 anos(9) e desde o seu início, possui registros de violência e humilhação nessa tradição. No Brasil, isso se perpetua em uma grande parte das universidades, gerando traumas em muitos estudantes. Segundo o psicólogo Raul Martins, “Há o estresse pós-traumático, que se desenvolve posteriormente ao evento e pode ter implicações na aprendizagem. Há também o caso em que a pessoa já tem predisposição a algum transtorno mental, e a violência recebida no trote pode desencadear psicoses e neuroses”. Por conseguinte, muitos jovens passam a ser infelizes durante sua graduação, desistem do curso ou começam a ter tendências suicidas.(10) Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    8 – retoma a história do trote da introdução, ponto positivo para o projeto de texto.
    9 – advérbio de tempo vem separado por vírgula : ( ,há mais de 600 anos, )
    10 – boa argumentação
    Infere-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é
    necessário que o Poder Legislativo(agente) e o Executivo, por meio(meio) da elaboração e implementação de novas leis, combata esses(ação) trotes(11) punindo os agressores de maneira eficaz – com a fiscalização do(detalhamento) cumprimento dessas leis – a fim de diminuir a ocorrência(finalidade) de “brincadeiras” violentas como essas. Paralelamente, é imperativo que as universidades adotem o “trote solidário”, ajudando a sociedade e o meio ambiente, por intermédio da doação de sangue voluntário e fazendo a coleta seletiva – com o acompanhamento de profissionais da saúde e do meio ambiente – com o fim de evitar eventos traumáticos e proporcionar o bem a(12) população. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
    11 – precisa de vírgula antes de gerúndio
    12 – crase: população é substantivo feminino, por isso tem um artigo ‘a’ antes dele, enquanto o verbo proporcionar tem a preposição “a” - proporcionar o bem a(preposição) + a(artigo) população.

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  2. Oiii, segue minha correção.

    Sua introdução ficou muito boa, mostra bom domínio, só não entendi um pouco o tema de início, só quando li o tópico frasal do D1 , nesse caso o problema seria trotes violentos? Se sim, fica só faltando vc alterar o tema na intro e dizer que esse direito na Carta Magna não é realizado pq a violência o torna inviável de usufruir de forma tranquila e divertida para todos. Também, na apresentação das teses, vc colocou fator psicológico, deu a entender ser uma terceira tese, poderia retirar, vc cita no d2, mas como foi de forma harmônica, casou certinho na tese. O restante está ok.

    Desenvolvimento 1
    Conectivo e tópico frasal, boa, só tome cuidado no tema, no tópico foi colocado trotes violentos, na intro n falou sobre isso. Sua argumentação está muito boa, leia redações nota mil para aprimorar mais ainda.

    Desenvolvimento 2
    grande parte das universidade (universidades).
    Bom parágrafo, argumentam muito bem, adoreiii.

    Conclusão
    Vc poderia dar um nome a lei que o agente deve aplicar, senti falta de detalhamento nessa parte, quais leis? Que tipo de leis?
    Na segunda parte vc cita trote solidário, doar sangue, meio ambiente, não achei q encaixou bem, não li muito sobre isso os desenvolvimentos, deu uma tangenciada. Uma ideia seria profissionais que pudessem auxiliar pessoas que padecem com as causas do trotes violento, traumas… Como vc cita anteriormente.

    NOTA:
    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 120
    TOTAL: 880

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