Estudante

Tributação abusiva sobre a população

  • 0

O artigo 6⁰ da Constituição Federal de 1988 garante, como direito fundamental à população, o lazer. Entretanto, as implicações da cobrança excessiva de tributos pelo Estado impede que essa máxima seja plenamente cumprida. Nesse contexto, tanto a insuficiência governamental quanto a desigualdade social corroboram para a prevalência dessa situação.

Em primeiro lugar, é evidente a má gestão governamental no que se refere ao sistema tributário. Sob essa perspectiva, o filósofo grego Platão defende que, a política, mediante o cumprimento da justiça, existe com o fim único de promover o bem estar social. Dessa maneira, o retorno escasso desses impostos na forma de investimentos públicos à sociedade revela, consequentemente, o exercício ineficiente da política estatal brasileira.

Além disso, observa-se que a desigualdade econômica configura-se como causa para essa problemática. A esse respeito, o livro ” A revolução dos bichos ” de George Orwell, retrata o contexto de um sistema opressor no qual a maioria dos indivíduos (animais) trabalham em benefício de uma minoria privilegiada. Desse modo, analogamente à realidade brasileira, a tributação, ao ocorrer sem considerar a renda por pessoa, apenas perpetua o lamentável cenário da hierarquia social no país.

Portanto, faz-se necessária acionar medidas que solucionem o problema. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Economia, responsável pelos assuntos econômicos do Brasil, reformular os critérios usados para a cobrança de impostos, por meio da análise da média salarial de cada brasileiro, com o objetivo de garantir o princípio de igualdade e lazer assegurado à população pela Constituição Cidadã.

Por favor coloquem nota 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! NÃO SOU ESPECIALISTA, MAS TENTAREI AJUDAR.
    Sobre a introdução, o repertório ficou meio estranho. Como o lazer se relacionaria a tributações?
    D1: Gostei da forma que vc argumentou, só achei que poderia explorar mais essa deficiência governamental, tipo, o que traz à sociedade esse descaso? Como afeta a vida das pessoas ou quais classes são as mais vulneráveis?
    D2: Achei bem expositivo, tente argumentar mais.
    Conclusão : Faltou detalhar.
    Em suma, creio que ficaria entre 800-860
    *Não sei avaliar C1*

    • 0
  2. oii, tudo bem?
    vamos lá

    O artigo 6⁰ da Constituição Federal de 1988 garante, como direito fundamental à população, o lazer. Entretanto, as implicações da cobrança excessiva de tributos pelo Estado impede que essa máxima seja plenamente cumprida. Nesse contexto, tanto a insuficiência governamental quanto a desigualdade social corroboram para a prevalência dessa situação. (1)

    Em primeiro lugar, é evidente a má gestão governamental no que se refere ao sistema tributário. (2) Sob essa perspectiva, o filósofo grego Platão defende que, (3) a política, mediante o cumprimento da justiça, existe com o fim único de promover o bem estar social. Dessa maneira, o retorno escasso desses impostos na forma de investimentos públicos à sociedade revela, consequentemente, o exercício ineficiente da política estatal brasileira.

    Além disso, observa-se que a desigualdade econômica configura-se como causa para essa problemática. (4) A esse respeito, o livro ” A revolução dos bichos ” de George Orwell (5), retrata o contexto de um sistema opressor no qual a maioria dos indivíduos (animais) (6) trabalham em benefício de uma minoria privilegiada. Desse modo, analogamente à realidade brasileira, a tributação, ao ocorrer sem considerar a renda por pessoa, apenas perpetua o lamentável cenário da hierarquia social no país.

    Portanto, faz-se necessária acionar medidas que solucionem o problema. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Economia (7), responsável pelos assuntos econômicos do Brasil (8), reformular os critérios usados para a cobrança de impostos (9), por meio da análise da média salarial de cada brasileiro (10), com o objetivo de garantir o princípio de igualdade e lazer assegurado à população pela Constituição Cidadã (11).

    vamos às marcações:
    (1) ótima introdução, com boa apresentação do tema e boa tese
    (2) ótimo tópico frasal, parabéns
    (3) retire a vírgula
    (4) ótimo tópico frasal
    (5) quem é George Orwell? um escritor? francês, inglês, brasileiro? especifique.
    (6) procure retirar os parênteses. opte por “indivíduos, isto é, animais, …”
    (7) agente: ok
    (8) detalhamento do agente: ok
    (9) ação: ok
    (10) modo: ok
    (11) finalidade: ok
    ótima conclusão, mas sua proposta ficou meio vaga sabe? “análise da média salarial”: como deve ser feita essa análise?

    NOTA FINAL: 1000
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200

    • 0
  3. Olá, gostaria de dizer que essa correção é apenas uma opinião e eu não sou especialista no assunto. Olha, gostei muito do seu texto, destacaria apenas alguns pontos
    -o seu repertório da introdução não casou bem com o tema, não ficou muito claro: como o lazer se relaciona às tributações? Explicite mais
    -seu d2 faltou um pouquinho de argumentação, ficou muito expositivo, tipo, como a situação do livro está relacionado ao tema? Digo, você poderia desenvolver melhor quando diz que as pessoas com menor renda sofrem mais com os tributos, como isso acontece? Pq? Quais as causas? Consequências? Poderia argumentar mais
    -na sua conclusão faltou o efeito e o detalhamento, perderia alguns pontos por isso :/

    Não conseguiria dizer uma nota exata, mas acho que você conseguiria de 820-860 na redação, consertando algumas coisas você chega no 900 (e até mil daqui a um tempo) facilmente. Se puder, da uma olhada na redação que vou postar hj e me diz o q acha? Obrigado e parabéns, você escreve muito bem

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.