A Constituição Federal de 1988, prevê que todo o cidadão sem distinção de qualquer natureza tem direito à educação e a cidadania.No Brasil, entretanto, o desafio do combate a transfobia na sociedade é uma realidade devido a falta de reconhecimento do direito a cidadania para o público transgênero, que sofre com a discriminação e a exclusão social.
Diante desse cenário, esse grupo enfrenta diariamente as consequências de uma sociedade preconceituosa.Assim sendo,faz uso da violência e ataque transfóbico, que segundo a Agência Brasil cerca de 39% das pessoas trans são assassinadas no país por sua identidade de gênero infelizmente.
Além disso, de acordo com pesquisa do IBGE, essa minoria sofre com a exclusão educacional e no mercado de trabalho devido a sua identidade de gênero.Desse modo, as empresas não contrata esse público em razão de tabus preconcebidos dentro da sociedade.À vista disso, é inaceitável que o tecido social não se informe a respeito dessas pessoas.
Portanto, para amenizar a discriminação e a exclusão social o combate a transfobia é uma necessidade para isso, cabe ao governo federal criar por meio do Ministério da Cidadania campanhas publicitárias que visem combater o preconceito e informar a sociedade a respeito dos transgêneros e por conseguinte, estabelecer parcerias com empresas público-privadas com o objetivo de acabar com a exclusão dos transexuais cedendo direito à educação e ao emprego.Espera-se, com isso, que a Constituição Federal seja posta em prática concedendo cidadania a esse público.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎A Constituição Federal de 1988, prevê que todo o cidadão sem distinção de qualquer natureza tem direito à educação e a cidadania. No Brasil, entretanto, o desafio do combate a transfobia na sociedade é uma realidade devido a falta de reconhecimento do direito a cidadania para o público transgênero, que sofre com a discriminação e a exclusão social.
OBS:
▪︎Ausência de crase em (e à cidadania).
▪︎Ausência de crase em (devido à falta …).
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Diante desse cenário, esse grupo enfrenta diariamente as consequências de uma sociedade preconceituosa. Assim sendo, faz uso da violência e ataque transfóbico, que segundo a Agência Brasil cerca de 39% das pessoas trans são assassinadas no país por sua identidade de gênero infelizmente.
OBS:
▪︎Essa parte afetou a coesão do período (faz uso da violência e ataque transfóbico) ficou solto.
▪︎Ausência de vírgula depois de (gênero).
▪︎Evite sentimentalismo (infelizmente, lamentavelmente).
▪︎Argumentou MUITO pouco.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo.
▪︎Com esse pouquinho de argumentação não vai sair dos 140
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Além disso, de acordo com pesquisa do IBGE, essa minoria sofre com a exclusão educacional e no mercado de trabalho devido a sua identidade de gênero. Desse modo, as empresas não contrata esse público em razão de tabus preconcebidos dentro da sociedade.À vista disso, é inaceitável que o tecido social não se informe a respeito dessas pessoas.
OBS:
▪︎Evite trazer o repertório no início do parágrafo, pois o início serve para trazer o tópico frasal, uma frase que vai resumir o que será abordado no parágrafo.
▪︎Traga outros tipos de repertórios para da uma diversificada, como frases de filósofos/sociólogos/pensadores, séries/filmes/documentários, alusões históricas ou situações do cotidiano.
▪︎Erro de concordância em (as empresas não “contrata”) o correto é (as empresas não contratam) no plural, já que “empresas” permanece no plural.
▪︎Equívoco de crase em (à vista disso).
▪︎Argume MUITO pouco.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, para amenizar a discriminação e a exclusão social o combate a transfobia é uma necessidade para isso, cabe ao governo federal criar por meio do Ministério da Cidadania campanhas publicitárias que visem combater o preconceito e informar a sociedade a respeito dos transgêneros e por conseguinte, estabelecer parcerias com empresas público-privadas com o objetivo de acabar com a exclusão dos transexuais cedendo direito à educação e ao emprego.Espera-se, com isso, que a Constituição Federal seja posta em prática concedendo cidadania a esse público.
OBS:
▪︎As inicias de órgãos é com letra maiúscula (Governo Federal).
▪︎Ausência de vírgula depois de (criar).
▪︎Você utilizou o (Ministério da Cidadania) como MEIO, quando na verdade era pra ter usado como agente junto com Governo Federal.
▪︎O Ministério da Cidadania não trabalha só, o correto é (Ministério da Cidadania, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Esporte e o Ministério da Cultura).
▪︎Ausência de vírgula depois de (privadas).
▪︎Ausência de vírgula depois de (transexuais).
NOTA:
▪︎C1: 140
▪︎C2: 160
▪︎C3: 140
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 760
LailaSerafim
Ótimo tema escolhido, porém, faltam conectivos e mais informações para complementar a tese nos dois parágrafos de desenvolvimento. Também é possível observar alguns erros ortográficos e de pontuação, como usar a palavra junto da vírgula ou ponto sem usar o espaçamento correto, e a demonstração de sentimentos em relação ao tema ao usar “infelizmente”. A conclusão foi bem detalhada e simples de uma forma ótima, parabéns.
Nota: 660
FlaviaAlessandra_
Olá! É um prazer corrigir sua redação, não sou uma profissional então este é o meu ponto de vista como uma estudante. Vamos lá!
1° Achei sua introdução boa, principalmente a citação da Constituição Federal, entretanto acho que deveria ter apresentado melhores teses, pelo que eu li você apenas citou consequências da problemática e seria bom você ter citado também as causas
2° Os seus desenvolvimentos foram pouco coerentes, achei que faltou mais enredo sociocultural e novamente apontar as causas do problema.
3° Notei alguns erros ortográficos, principalmente na primeira parte da conclusão : “Portanto, para amenizar a discriminação e a exclusão social o combate a transfobia é uma necessidade para isso”.
4° Gostei da sua proposta de intervenção e de como você retomou a Constituição Federal usada na introdução. Parabéns!
C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Nota: 80
C3:Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
C5:Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos
Nota: 160
TOTAL: 600
Terezinha
Olá, sou estudante então não posso comentar muito sobre sua redação, mais achei muito boa sua redação, na minha opinião, você poderia usar mais conectivos. No geral o seu texto esta ótimo, com algumas pequenas falhas de coesão e eu sinceramente gostaria de ver no sua introdução com uma contextualização mais rica.
kiira
Particularmente gostei bastante da sua redação, porém é sempre bom observar o sujeito, como por exemplo.: “As empresas contrata”, talvez tenha sido um erro na hora de digitar, entretanto vale reforçar essa perspectiva. Em geral o seu texto esta ótimo, com algumas pequenas falhas de coesão e eu sinceramente gostaria de ver no sua introdução com uma contextualização mais rica.
Ewwys20511
Oi,eu achei a sua redação muito boa,mas na minha opinião, você poderia arriscar mais no uso de conectivos, tome cuidado com a repetição de uma mesma idéia, não te aconselho a usar o “infelizmente” pq você está expressando muito o seu sentimento a respeito do tema,deixe o seu texto o mais formal possível e impessoal
Mas no Geral, Ele está muito bom!