Tragédias ambientais: soluções para evitá-las #TEMA#

  • 0

No prestigiado filme ”Avatar”, o tema homem e natureza é levado ao planeta pandora onde os seres humanos levam a devastação à  natureza para coletar um   valioso mineral e ,no processo, quebram o equilíbrio ambiental até então cultivado pelos nativos. De maneira semelhante à história fictícia, diversos acidentes  ambientais quebram a homeostase local e prejudicam todo o ecossistema. Dito isso, é notável que a impunidade para crimes ambientais e a corrupção envolvida na fiscalização de potenciais obras de risco são fatores preponderantes na formação do problema. Logo, é necessário solucionar o problema para uma relação saudável entre homem e natureza.

Em primeiro plano, evidencia-se, por parte do Estado, a ausência de medidas públicas suficientemente efetivas para frear a impunidade nesse âmbito. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo que o Ministério da Justiça exerce na condenação de casos, por exemplo, como o rompimento da barragem do córrego do feijão em Brumadinho a qual resultou em 270 mortos e nenhum preso ou responsável pela barbárie. Instituído para ser um órgão que promova o cumprimento da lei, tal ministério ignora ações que potencialmente poderiam conter casos como o citado, como a criação de uma força tarefa especializada em crimes ambientais. Desse modo, o Governo atua como agente perpetuador do processo de impunidade e compromete o meio ambiente brasileiro.
  Outrossim, é imperativo salientar que a corrupção presente na fiscalização das empresas potencialmente perigosas nesse aspecto – como mineradoras, exploradoras de petróleo e hidrelétricas – também contribui para o empecilho. Isso decorre, principalmente, da formação dos agentes de fiscalização como profissionais éticos, que na maioria das vezes, se vê tentado a trair a empresa em que trabalha (podendo ser , nesse caso, o Governo) em prol de um benefício próprio. Nesse sentido, o pensamento do consagrado empresário  Richard Branson reflete sobre a importância de uma empresa ter elevados padrões éticos para ter uma alta produtividade e resultados consistentes. Dessa forma, as empresas envolvidas na fiscalização de ambas as partes, podem presenciar um ambiente mais ético e produtivo.

   É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para que o país alcance o equilíbrio entre a exploração e a conservação. Posto isso, o Mistério da Justiça deve, por meio de programas de formação reconhecidos internacionalmente, investir na criação de uma força tarefa especializada em crimes ambientais,sendo treinados por agentes consagrados no assunto como, por exemplo, a “Europol Verde”, projeto que vem trazendo resultados nos últimos anos, de modo à reduzir os casos de impunidade afim de desestimular futuras tragédias ambientais. Além disso, estimular as ideias de Richard Brason é um caminho para conter a corrupção no âmbito e evitar casos como o de Brumadinho para que, assim como os nativos de Pandora, os Brasileiros e o meio ambiente possam manter uma relação de equilíbrio.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa Noite, bem a redação em si ficou boa, teve apenas 1 erro ortográfico, mas isso faz parte, teve um começo, meio, e fim, extenso de mais, poderia ter resumido um pouco mais, levando em conta que geralmente redações tem no máximo 30 linhas, mas a redação em si ficou boa, no ENEM a nota máxima e 1.000, eu daria a você 650 pela sua redação, continue tentando aprendendo com os erros, que ira ficar melhor a cada erro, nos vemos na caminhada irmão, até breve.

    • 0
  2. bom na palavra ideias faltou o acento a palavra tem acento no e ficando idéias (palavra bem no final).Não observei qualquer outro erro ortográfico.A estrutura do texto está certa mais estava um pouco densa sendo que as redações atuais são em apenas 30 linhas então seria esperado ser um pouco mais sucinto.Achei que o resto do texto não tinha algum problema que deveria ser ressaltado. Parabéns bom texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.