É notório que o Brasil tem uma vasta biodiversidade, entretanto é inegável que a fauna Brasileira está em perigo constante em virtude do tráfico de animais silvestres, por isso convém analisar a provável causa, as consequências e uma possível solução para essa problemática.
De acordo com ONU o tráfico de animais silvestres é uma das atividades ilícitas mais lucrativas do planeta , ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas , só o Brasil fatura cerca US$ 1 a 1,5 bilhões por ano ,no mundo esse número chega a US$ 10 bilhões por ano .Vale lembrar que apesar de muitos animais serem exportados , aproximadamente 95% dos animais capturados são vendidos dentro do próprio território brasileiro, ou seja a grande causa dessa problemática é a existência de freguesia assídua, e que está disposta a pagar preços exorbitantes , e o pior é que fica claro que a sociedade brasileira é a principal colaboradora para a biopirataria dentro do próprio País, e isso é inadmissível.
O filme Rio dirigido por Carlos Saldanha, mostra ao telespectador a história da Arara Blu , que após ser capturada por contrabandistas se tornou um animal doméstico, e em consequência disso nunca aprendeu a voar ,felizmente na obra cinematografia a Arara Blu tem um final feliz e volta para a natureza, infelizmente essa não é a realidade de milhões de animais ,de acordo com a Rede nacional de combate ao trafico de animais silvestres de 10 animais que são capturados 9 morrem durante o transporte ou no cativeiro. O que contribuí com o aumento de animas em extinção, outro fator é que a volta desses animais a natureza e extremamente difícil e demorada, leva meses para readaptá-los aos seus respectivos lares.
Tendo em vista os aspectos apresentados cabe ao Ministério do meio ambiente criar campanhas educativas que por meio das mídias e das escolas o cidadão brasileiro deste criança entenda que a compra e venda de animais é crime e além disso um ato de crueldade contra a vida ,tudo isso com material atualizado e específico sobre o assunto em questão, tendo como finalidade diminuir ou até mesmo acabar com o tráfico de animais silvestres .
Jao_mw
Oiiii
Sua introdução tem muitas falhas mais ,a maior é que eu não vejo uma tese presente ,em que vc apresente os problemas e colocando talvez consequências esse é o objetivo da introdução apresenta o tema e dizer pq esse tema é um problema
É tanto que prefiro vc iniciando a redação falando do filme o Rio pois seria um início que fortaleceria sua fala na introdução
No desenvolvimento senti falta de sua opinião tinha muito argumento e pouco posicionamento.
Na conclusão falto detalhamento e os erros de pontuação e falta de conectivos(observado em toda a estrutura).
Competência 1:100
Competência 2: 150
Competência 3: 100
Competência 4:100
Competência 5:80
Nota:530
Victor_jones
O tema escolhido é muito bom, porém vc não organizou corretamente as ideias e teve falhas na ortografia e também na pontuação, poderia ter explorado muito mais o filme rio pois ele é o objetivo do tema.
Tente estudar os fundamentos básicos e continue praticando.
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 140
TOTAL: 620
Rayanne3
Achei o tema importante e coerente porem contém algumas falhas que já estão sendo citadas nos comentários, que não cabe a mim ressaltar pois estão bem abordadas e colocadas acima pelos outros integrantes do site , porém achei vaga a sua interpretação sobre o filme Rio sendo que por ventura e um filme explora uma diversidade muito maior que toma uma escala e proporção muito real .
igoraugusto_98
Introdução:
Há erros de pontuação, mas, em geral, atende o exigido, em minha opinião.
Desenvolvimentos 01 e 02:
– Uma quantidade razoável de erros de gramática.
– Senti falta do uso de conectivos, prejudicando sua competência 04.
– É ótimo usar repertório! Porém, no seu caso, você pecou pelo excesso. O texto ficou mais informativo do que dissertativo.
Intervenção:
– Encontrei os elementos básicos exigidos (agente, ação, meio/modo, finalidade) e o detalhamento do meio. Então, basicamente atende às exigências.
C1: 120
C2: 160
C3: 80
C4: 120
C5: 200
TOTAL: 680
thainadutral
Oii, o tema da sua redação me chamou a atenção por ser bastante tendencioso na prova do ENEM, segue minhas avaliações: Quando abri o texto imaginava um contexto mais profundo, já na introdução encontro controvérsias sem ao menos explicar o porquê você informa que é notória tal informação, entende? Assim como na proposta de intervenção e nos demais paragrafós. Foque em fazer o feijão com arroz temperado, aquele simples mas completo.
alizoneida
Sua redação segue corretamente o modelo dissertativo-argumentativo, porém falha em pontos extremamente importantes.
No 1º parágrafo:
– “vasta biodiversidade, entretanto” No lugar da vírgula (,), deveria ser um ponto (.)
– “de animais silvestres, por isso” Parte do parágrafo com o mesmo erro citado anteriormente
– “uma possível solução para essa problemática.” Você perde ponto nesta parte do texto, pois você tem que estar convicta do que está dizendo, portanto use “deve-se achar uma solução…”
Não consigo achar sua tese. Qual sua opnião sobre o tráfico de animais?
No 2º parágrafo:
Muita informação e pouco argumento (ponto de vista), por isso o parágrafo ficou grande. Ademais, uso excessivo de vírgulas (,), as quais poderiam muito bem ser substituídas por ponto (.) ou ponto e vírgula (;).
No 3º parágrafo:
Mesmo problema citado anteriormente: muita informação e pouco argumento; uso excessivo de vírgulas (,).
No 4º parágrafo:
Faltou várias vígulas. Você esqueceu de colocá-las? Consegui identificar Agente, Modo, Meio e Finalidade (efeito); mas faltou detalhamento. Como serão estas campanhas?
Além do mais que, você cita “criança”, sendo totalmente incoerente, pois você nunca a citou anteriormente.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 540.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 100
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 80
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 100
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 140