Tema: A importância do trabalho voluntário para as transformações sociais na realidade brasileira.
O filósofo polonês Zygmunt Bauman apresenta em sua obra “Modernidade Líquida” que a principal característica da sociedade contemporânea é o individualismo. Relacionado ao contexto atual, a obra, pode auxiliar no entendimento sobre a importância do trabalho voluntário para as transformações na sociedade brasileira. Isso ocorre devido a desvalorização do trabalho voluntário e, também, a população vem tornando-se mais individualista.
Primeiramente, é notório destacar que a falta de divulgação é uma das principais causas para o desmerecimento da ação voluntária. Sob essa ótica, menciona-se a data 28 de agosto, dia dedicado ao voluntariado que é pouco conhecida pelos brasileiros. Isso porque há pouca divulgação nas mídias digitais e televisivas sobre a importância de ser um voluntário, como o ato de ajudar pode mudar a situação de vida da população, com isso, a desvalorização do dia do voluntário.
Além disso, vale mencionar a intensificação do individualismo na população. Nessa perspectiva, o filósofo australiano Roman Krznaric afirma que a empatia é sobre “achar a humanidade compartilhada”. Diante dessa analíse, constate-se o descumprimento da máxima no contexto brasileiro causado por seres que não agem de maneira empática, gerando consequências ruins a todo o corpo coletivo, a exemplo das pessoas individualistas que desvalorizam o bem comum. Logo, atitudes que incentivem a empatia diária fazem-se necessários.
Portanto, tornam-se indispensáveis medidas que desenvolvam a prática voluntária. Para tanto, cabe o Ministério das Comunicações, divulgar nas mídias sociais a importância do dia 28 de agosto e se tornar voluntário, e credenciar mais instituições que fazem trabalho social. Ademais, Ministério da Cidadania, deve criar diretrizes e programas que incentivem as pessoas a desenvolverem a capacidade de serem mais empáticas com o próximo, com o propósito de criar cidadãos que pratiquem o bem comum. Dessa maneira, o Brasil estará distante da “Modernidade Líquida” de Bauman.
Marialusg
introdução
– repetitiva e um pouco confusa (1)
– Erro de vírgula (2)
– Evite o uso do gerúndio (3)
O filósofo polonês Zygmunt Bauman apresenta em sua obra “Modernidade Líquida” que a principal característica da sociedade contemporânea é o individualismo (1). Relacionado ao contexto atual, a obra, (2)pode auxiliar no entendimento sobre a importância do trabalho voluntário (1) para as transformações na sociedade brasileira. Isso ocorre devido a desvalorização do trabalho voluntário(1) e, também, a população vem tornando-se (3)mais individualista (1).
sugestão: Relacionado ao contexto atual, a obra pode auxiliar no entendimento sobre a importância da solidariedade no âmbito das relações humanas. Todavia, há uma desvalorização do trabalho voluntário, visto que se tem uma população movida por interesses.
d1;
– Repetição do termo voluntário ao longo do texto, que corrobora em uma leitura circular e pouco produtiva (poderia fazer uso de trabalho comunitário/ solidário)
d2:
– erro de escrita: analíse -> análise
– erro de concordância: constate-se -> constata-se
– Períodos longos
conclusão:
– faltou o “como” serão efetivadas tais ações
c1- 160
c2- 120
c3- 160
c4- 160
c5- 160
nota final – 760
luisaa
Introdução:
1- Gostei muito da sua introdução, ficou bem organizada e apresentou bem o tema.
2- Achei que você podia deixar mais evidente seu ponto de vista, a tese.
3- Só não gostei da última frase “Isso ocorre devido a desvalorização do trabalho voluntário e, também, a população vem tornando-se mais individualista.” (linha 5) ficou confusa. Substitua por “Devido a desvalorização do trabalho voluntário, a população vem se tornando mais individualista.”.
Desenvolvimento 01:
1- Muito boa, apenas argumente mais em cima do dado trazido.
Desenvolvimento 02:
1- Conectar melhor a citação que você trouxe com a sua argumentação.
Conclusão:
1- “divulgar nas mídias sociais a importância do dia 28 de agosto e se tornar voluntário, e credenciar mais instituições que fazem trabalho social.” (linha 21) acho que faltou dizer “como”, por exemplo “como eles fariam isso?”, “como seriam executadas as ações?”.
Seu texto ficou muito bom, parabéns. Você escreve muito bem. Sucesso!!