Desde muito novos a maior parte da população brasileira está acostumada com uma cena: ver os responsáveis pela moradia sair cedo para ir trabalhar. Não só isso como desde jovens temos a pressão de estudar demasiadamente não pelo poder do conhecimento, e sim pelo fato de que uma formação irá trazer melhores oportunidades de trabalho e consequentemente mais dinheiro.
O trabalho excessivo e as consequências do mesmo já ganhou até um CID (Classificação Internacional de Doenças). O CID-11, mais conhecido como a síndrome de burnout caracteriza um distúrbio mental causado pelo estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes, afetando mais comumente pessoas cujo trabalho requer um envolvimento interpessoal direto ou intenso. O que isso significa? Significa que aquela enfermeira que cobre incontáveis plantões; aquela assistente social que cuida incansavelmente de crianças desestruturadas; os profissionais das áreas de educação que saem cedo de suas casas para muitas vezes irem lecionar no outro lado da cidade; mães que fazem dupla jornada porque não conseguem manter os seus filhos com um salário mínimo e entre outras profissões que tem como rotina se desgastar para salvar, são os mais afetados.
De acordo com os dados divulgados pela Fundacentro (2007), entre 2000 e 2005 foram registradas 144.789 doenças relacionadas ao trabalho, e pesquisas do Laboratório de Saúde do Trabalhador da Universidade de Brasília demonstram um aumento de 260% do número de afastamentos por doenças mentais entre os anos de 2000 a 2006. Atualmente, 83 mil brasileiros se afastam do trabalho todo ano por problemas de Saúde Mental. E quem mais poderia ser responsável por todos esses danos ao trabalhador além das empresas? Que graças as mudanças globais como revolução tecnológica, interdependência global das sociedades econômicas e políticas e reestruturação produtiva as empresas precisam se manter no mercado competitivo. E quem paga o pato? Com certeza a classe do proletariado.
Infelizmente não podemos parar no tempo e evitar que essas mudanças geradas pelo globalismo parem e consequentemente não podemos deixar de acompanhar essas mudanças. O correto seria a classe empregadora se sensibilizar um pouco com o pai/mãe de família que além da preocupação em fazer um bom trabalho para ganhar um mísero salário mínimo ainda conta com a aflição de ter que fazer milagre para sobreviver. Deveríamos ser ensinados desde cedo que um CNPJ não vale uma vida.
carou_freitas
Competência 1 – 120 PONTOS
Competência 2 – 120 PONTOS
Competência 3 – 80 PONTOS
Competência 4 – 80 PONTOS
Competência 5 – 120 PONTOS
TOTAL: 520 PONTOS
Observação: Precisa melhorar e muito a estrutura da redação
UTILIZE ESSA ESTRUTURA:
1 PARÁGRAFO – INTRODUÇÃO
2 PARÁGRAFO – DESENVOLVIMENTO
3 PARÁGRAFO – DESENVOLVIMENTO
4 PARÁGRAFO – PROPOSTA
Também é preciso que melhore a conexão dos parágrafos por meio de conectivos como
ALÉM DISSO
NESSA PERSPECTIVA
Não coloque sua emoção pessoal no texto, trabalhe mais a impessoalidade e a imparcialidade.
PONTOS CRÍTICOS:
* CONCORDÂNCIA VERBAL: sair > saírem
* CONEXÃO
* EXCESSO DE PERGUNTAS AO LONGO DO TEXTO
* EXPRESSÕES COTIDIANAS SEM ASPAS: “paga o pato”
* COLOQUIALIDADE ACENTUADA
* ACHE DUAS PROPOSTAS PARA O PROBLEMA, NÃO APENAS UMA. PROPOSTA BEIRANDO UM APELO EMOCIONAL. SEJA MAIS RACIONAL.
Byelmagalhães
1-transforme o tema em uma pergunta.
2-reponda a essa pergunta concordando ou discordando do tema.
3-exponha o porquê da sua resposta.
4-dê outros motivos para defender seu ponto de vista.
5-cite exemplos que ilustrem seus argumentos
6-conclua suas idéias retornando a pergunta inicial.
#esaaredação. #Esaredação
#esaredação. #Esaredação
#Esaredação
Marlonribeiro
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 120. Erros gramáticos e de concordância e equívocos. Evite expressões do senso comum.”quem paga o pato?”
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200. Sua ideias e conhecimento de mundo são sensacionais.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 160. Argumentos coesos, contudo a repetição e exemplificação foi exagerada.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 80. Foque no estudo do uso de conectivos na sua redação. Seu texto ficará incrível e você sentirá mais facilidade para expor suas ideias.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 120. Proposta de solução aberta e insuficiente para sanar as necessidades do problema proposto. Lembre-se de responder, de forma clara e objetiva, O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada.
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*DICA:* Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o gerúndio e expressões cotidianas.
Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objetivo melhor. Você tem potencial. Cuidado com a falta do uso de conectivos, dê um pouco mais de atenção ao estudo dessas conexões.
Parabéns!!!!
Tchau!
E até a próxima!😁