Trabalho versus saúde mental

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Desde muito novos a maior parte da população brasileira está acostumada com uma cena: ver os responsáveis pela moradia sair cedo para ir trabalhar. Não só isso como desde jovens temos a pressão de estudar demasiadamente não pelo poder do conhecimento, e sim pelo fato de que uma formação irá trazer melhores oportunidades de trabalho e consequentemente mais dinheiro.

O trabalho excessivo e as consequências do mesmo já ganhou até um CID (Classificação Internacional de Doenças). O CID-11, mais conhecido como a síndrome de burnout caracteriza um distúrbio mental causado pelo estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes, afetando mais comumente pessoas cujo trabalho requer um envolvimento interpessoal direto ou intenso. O que isso significa? Significa que aquela enfermeira que cobre incontáveis plantões; aquela assistente social que cuida incansavelmente de crianças desestruturadas; os profissionais das áreas de educação que saem cedo de suas casas para muitas vezes irem lecionar no outro lado da cidade; mães que fazem dupla jornada porque não conseguem manter os seus filhos com um salário mínimo e entre outras profissões que tem como rotina se desgastar para salvar, são os mais afetados.

De acordo com os dados divulgados pela Fundacentro (2007), entre 2000 e 2005 foram registradas 144.789 doenças relacionadas ao trabalho, e pesquisas do Laboratório de Saúde do Trabalhador da Universidade de Brasília demonstram um aumento de 260% do número de afastamentos por doenças mentais entre os anos de 2000 a 2006. Atualmente, 83 mil brasileiros se afastam do trabalho todo ano por problemas de Saúde Mental. E quem mais poderia ser responsável por todos esses danos ao trabalhador além das empresas? Que graças as mudanças globais como revolução tecnológica, interdependência global das sociedades econômicas e políticas e reestruturação produtiva as empresas precisam se manter no mercado competitivo. E quem paga o pato? Com certeza a classe do proletariado.
Infelizmente não podemos parar no tempo e evitar que essas mudanças geradas pelo globalismo parem e consequentemente não podemos deixar de acompanhar essas mudanças. O correto seria a classe empregadora se sensibilizar um pouco com o pai/mãe de família que além da preocupação em fazer um bom trabalho para ganhar um mísero salário mínimo ainda conta com a aflição de ter que fazer milagre para sobreviver. Deveríamos ser ensinados desde cedo que um CNPJ não vale uma vida.

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3 Correções

  1. Competência 1 – 120 PONTOS
    Competência 2 – 120 PONTOS
    Competência 3 – 80 PONTOS
    Competência 4 – 80 PONTOS
    Competência 5 – 120 PONTOS
    TOTAL: 520 PONTOS
    Observação: Precisa melhorar e muito a estrutura da redação
    UTILIZE ESSA ESTRUTURA:
    1 PARÁGRAFO – INTRODUÇÃO
    2 PARÁGRAFO – DESENVOLVIMENTO
    3 PARÁGRAFO – DESENVOLVIMENTO
    4 PARÁGRAFO – PROPOSTA
    Também é preciso que melhore a conexão dos parágrafos por meio de conectivos como
    ALÉM DISSO
    NESSA PERSPECTIVA
    Não coloque sua emoção pessoal no texto, trabalhe mais a impessoalidade e a imparcialidade.
    PONTOS CRÍTICOS:
    * CONCORDÂNCIA VERBAL: sair > saírem
    * CONEXÃO
    * EXCESSO DE PERGUNTAS AO LONGO DO TEXTO
    * EXPRESSÕES COTIDIANAS SEM ASPAS: “paga o pato”
    * COLOQUIALIDADE ACENTUADA
    * ACHE DUAS PROPOSTAS PARA O PROBLEMA, NÃO APENAS UMA. PROPOSTA BEIRANDO UM APELO EMOCIONAL. SEJA MAIS RACIONAL.

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  2. 1-transforme o tema em uma pergunta.
    2-reponda a essa pergunta concordando ou discordando do tema.
    3-exponha o porquê da sua resposta.
    4-dê outros motivos para defender seu ponto de vista.
    5-cite exemplos que ilustrem seus argumentos
    6-conclua suas idéias retornando a pergunta inicial.
    #esaaredação. #Esaredação
    #esaredação. #Esaredação
    #Esaredação

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  3. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Erros gramáticos e de concordância e equívocos. Evite expressões do senso comum.”quem paga o pato?”
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200. Sua ideias e conhecimento de mundo são sensacionais.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160. Argumentos coesos, contudo a repetição e exemplificação foi exagerada.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 80. Foque no estudo do uso de conectivos na sua redação. Seu texto ficará incrível e você sentirá mais facilidade para expor suas ideias.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 120. Proposta de solução aberta e insuficiente para sanar as necessidades do problema proposto. Lembre-se de responder, de forma clara e objetiva, O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada.
    [680]
    *DICA:* Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o gerúndio e expressões cotidianas.
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objetivo melhor. Você tem potencial. Cuidado com a falta do uso de conectivos, dê um pouco mais de atenção ao estudo dessas conexões.
    Parabéns!!!!
    Tchau!
    E até a próxima!😁

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