Iniciante

Trabalho na construção da dignidade humana – ENEM 2010

  • 1

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Entretanto, essa não é a realidade de uma gigantesca parcela da população, visto que muitas pessoas são privadas desses benefícios no ambiente de trabalho. Nesse sentido, esse problema ocorre devido ao legado histórico e à estrutura econômica. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, o legado deixado pela escravidão mostra-se como um dos desafios à resolução da problemática. Analogamente a obra “Torto arado”, do autor Itamar Viera Júnior, o Brasil ainda sofre com as marcas do período escravocrata, pois mesmo após a abolição da escravidão, muitas pessoas ainda trabalham em condição similar ao de escravo. Por essa perspectiva, como é retratada na obra, pessoas que vivem em tais condições têm as suas dignidades feridas por serem marginalizadas e não desfrutarem dos mesmos direitos que os demais cidadãos, tais como saúde, educação, lazer e segurança. Essas pessoas não conseguem se desvincular dessa situação por não possuírem outro meio de sobrevivência. Assim, é inconcebível que esse cenário degradante continue a perdurar.

Em segundo plano, a estrutura econômica injusta é também um empecilho à solução da questão. Conforme o Papa Francisco, os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, repressão e assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas. Nesse sentido, os baixos salários que muitos trabalhadores possuem são insuficientes para proporcionarem uma vida digna as suas famílias, uma vez que os serviços essenciais, por exemplo, moradia e alimentação de qualidade, custam caro e, os chefes de famílias não têm condições financeiras de proverem da forma como desejam. Logo, os direitos humanos são feridos com essa situação.

Indubitavelmente, medidas são necessárias para possibilitar a construção da dignidade humana mediante o trabalho. Portanto, é imprescindível que o Ministério da Cidadania capacite as pessoas em cerceamento de liberdade, por intermédio de cursos profissionalizantes gratuitos — os quais podem ser de marcenaria, corte e costuma, mecânica — a fim de obterem um trabalho digno, desassociado às condições análogas à escravidão. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho em conjunto com o Ministério da Economia promover melhor qualidade de vida dos trabalhadores, por meio do aumento do poder de compra — com redução dos preços dos serviços essenciais e aumento dos salários mínimos — com a finalidade de reduzir as injustiças na estrutura econômica. A partir disso, será possível pôr em prática o princípio estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Parabéns pela organização de sua dissertação, sendo que teve êxito na estruturação de sua dissertação.
    “Essas pessoas não conseguem se desvincular dessa situação por não possuírem outro meio de sobrevivência.” Quando você citou esta opinião, poderia citar de qual obra ou pesquisa encontrou tal dado? Citar algo é relevante quando se pode provar, já que não podemos atribuir opinião em dissertação, porém podemos argumentar.
    Ademais soube fundamentar o desenvolvimento e possui qualidade sobre o conteúdo exposto.

    • 1
  2. Olá! Irei corrigir a sua redação de acordo com os critérios ENEM, ok?

    INTRODUÇÃO
    Você fez uma introdução interessante e organizada, com a estrutura correta. Gostei muito do último período do seu desenvolvimento. A única coisa que pontuo é: você não especificou que o legado deixado é o da escravidão na introdução, podendo (dependendo do corretor), fazer você perder pontos na COMP 2.

    DESENVOLVIMENTO 1
    Você comete um erro de gramática, esquecendo da crase na frase “analogamente à obra” e, após a palavra “obra” não é necessária a vírgula. A vírgula antes da palavra “pois”, deveria ser colocada dessa forma: “…escravocrata pois, mesmo…”. Você escreveu “condição similar AO de escravo”, deveria ser “à de escravo”.
    Sua argumentação está boa e organizada.

    DESENVOLVIMENTO 2
    Erro de gramática “às suas famílias”, faltou a crase. Você posicionou mal a vírgula “…qualidade, custam caro e, os chefes…” deveria ser: “… qualidade, curtam caro, e os chefes…”

    CONCLUSÃO
    A palavra “indubitavelmente” não é indicada para início de parágrafo. Use “Assim” ou “Visto os argumentos supracitados”, etc.
    Erro de grafia em “costura”, você escreveu “costuma”.
    Você escreveu a palavra “com” duas vezes muito seguidas. Tente utilizar para a finalidade o verbo “visar”.
    Sua conclusão está muito boa, solucionando os dois problemas apresentados de forma correta e coesa.

    CONCLUSÃO DA REDAÇÃO
    Você está indo muito bem! Sua argumentação está boa e organizada e você utiliza seus repertórios bem. Caso não tenham sido erros de digitação, sugiro que estude um pouquinho sobre a crase e posicionamento de vírgulas, visto que os corretores adoram retirar pontos por causa disso.
    Também indico que você escreva a redação no papel, ela parece ser bem comprida. Veja se cabe na folha do ENEM e treine o tamanho da sua letra. Isso pode fazer com que a sua redação muito boa seja estragada por ter que “comer” partes dela, entende?
    Bons estudos, Sandy!!

    • 1
  3. Boa tarde!

    Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em[1] direitos. Entretanto, essa não é a realidade de uma gigantesca parcela da população, visto que [2] muitas pessoas são privadas desses benefícios no ambiente de trabalho. Nesse sentido, esse problema ocorre devido ao legado histórico e à estrutura econômica. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.[*1]

    [1]sem necessidade de usar o em
    [2]virgula dps do que

    [*1] Quais fatores? (especifique, nunca deixe nada vago. É exatamente depois dessa frase que deveria apresentar suas teses.) Poderia ter usado, dos fatores citados/comentados, já que vc ja tinha dito suas teses.

    TESE: “devido ao legado histórico e à estrutura econômica”

    Em primeiro plano, o legado deixado pela escravidão mostra-se como um dos desafios à resolução da problemática.[1] Analogamente[2] a obra “Torto arado”, do autor Itamar Viera Júnior, o Brasil ainda sofre com as marcas do período escravocrata, pois mesmo após a abolição da escravidão, muitas pessoas ainda trabalham em condição similar ao de [3]escravo. Por essa perspectiva, como é retratada na obra, pessoas que vivem em tais condições têm as suas dignidades feridas por serem marginalizadas e não desfrutarem dos mesmos direitos que os demais cidadãos, tais como saúde, educação, lazer e segurança.[4] Essas pessoas não conseguem se desvincular dessa situação por não possuírem outro meio de sobrevivência.[5] Assim, é inconcebível que esse cenário degradante continue a perdurar.

    [1]Use sempre um conectivo quando começar uma frase.
    [2]Se usasse “de acordo com obra..” daria mais sentido ao restante da frase
    [3] use “de um”
    [4,5] conectivo

    Em segundo plano, a estrutura econômica injusta é também um empecilho à solução da questão. Conforme o Papa Francisco, os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, repressão e assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas. Nesse sentido, os baixos salários que muitos trabalhadores possuem são insuficientes para proporcionarem uma vida digna as[1] suas famílias, uma vez que os serviços essenciais, por exemplo, moradia e alimentação de qualidade, custam caro e, os chefes de famílias não têm condições financeiras de proverem da forma como desejam. Logo, os direitos humanos são feridos com essa situação.[*1]

    [1]às
    [*1] Você começou falando sobre economia e terminou falando de direitos humanos, mantenha sempre focada sem sua tese que é a estrutura econômica.

    Indubitavelmente, medidas são necessárias para possibilitar a construção da dignidade humana mediante o trabalho. Portanto, é imprescindível que o Ministério da Cidadania capacite as pessoas em cerceamento de liberdade, por intermédio de cursos profissionalizantes gratuitos[*1] — os quais podem ser de marcenaria, corte e costuma, mecânica — a fim de obterem um trabalho digno, desassociado às condições análogas à escravidão. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho em conjunto com o Ministério da Economia promover melhor qualidade de vida dos trabalhadores, por meio do aumento do poder de compra — com redução dos preços dos serviços essenciais e aumento dos salários mínimos — com a finalidade de reduzir as injustiças na estrutura econômica. A partir disso, será possível pôr em prática o princípio estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    [*1] Em nenhum momento voce citou que o trabalho escravo está associado a falta de escolaridade das pessoas, tome cuidado com isso, coloque somente coisas relacionadas a sua tese. Você apresentou propostas boas, mas elas nao tem nada a ver com o problema que vc nos mostrou em seu texto.

    C1: Domínio da língua portuguesa formal: 160
    C2: Compreender a proposta e aplicar conceitos de várias áreas: 120
    C3: Organização: 160
    C4: Conhecimentos para argumentação: 120
    C5: Intervenção: 160
    TOTAL 720

    C1:

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.