No livro “Capitães de Areia” de Jorge Amado, é exposta a forma como vivem muitas crianças e adolescentes, em um mundo que por displicência não conseguimos enxergar. Trazendo para os tempos atuais, observa-se que os impactos do trabalho infantil tornou-se um problema atemporal, afligindo a sociedade mediante preocupações reais. Nesse sentido, enfatizam-se como causas do problema: a pobreza e a má qualidade da educação.
Em primeiro lugar, é válido destacar que a maior consequência do trabalho infantil, é a perpetuação do ciclo da pobreza. Nesse contexto, a subsistência dessa forma cruel de exploração, submete um grande número de famílias a condições miseráveis de vida, trazendo como maior consequência, a influência por parte dos pais aos filhos a buscarem desde cedo, uma forma de contribuir financeiramente para o sustento familiar. Transformando por sua vez, o país em um verdadeiro campo explorador clandestino.
Outrossim, observa-se que preocupações associadas ao trabalho infantil não apenas existem como vem crescendo a cada dia. Da mesma forma, evidencia-se a má qualidade da educação como impulsionador do problema. Segundo Michael Montaigne: “a mais honrosa das ocupações é servir às pessoas”, no entanto, de maneira análoga a atuação produtiva encontra-se reclusa do país, uma vez que a má qualidade da educação atinge a sociedade, gera problemas com dimensões cada vez maiores, como por exemplo, o alto nível da exploração do trabalho infantil, fazendo com que os mesmos não apresentem uma educação de qualidade, que consequentemente afetará a sua vida futura.
Fica evidente, portanto, a intervenção do problema. Assim, é dever do Governo Federal atuar por meio da criação de programas, e através das mídias comunicativas, visem de forma justa fiscalizar a devida distribuição de renda a população, vindo como finalidade, diminuir o ciclo da pobreza no país. Na sequência, é necessário que o Ministério da Educação por intermédio do Estatuto da Criança e do Adolescente, atuarem através da criação de campanhas que por meio de palestras, visem incentivar a sociedade a defender a liberdade por completo, no que tange a erradicalização do trabalho infantil, bem como, o acesso a uma educação de qualidade. Como efeito, o país prosperará.
✓ Se possível corrijam mediante as competências do Enem.
✓ Desde já agradeço. (✯ᴗ✯)
Yasmin Gomes Pereira
Olá, tudo bem? Espero que sim:)
Correção por parágrafo e competência ao final.
[Primeiro Parágrafo:]
– Erro de vírgula após Jorge Amado;
– Falta de crase em “é exposta (a) forma”;
– Evite gerúndio na redação (trazendo, afligindo);
– Eu não sei se a palavra tornou-se é correta ali, mas atrapalhou na fluidez da leitura;
– O correto é “mediante as preocupações”;
– Repetiu a palavra “problema” duas vezes
– Teses bem explicitas, parabéns!
[Segundo Parágrafo:]
– “A maior consequência do trabalho infantil é a pobreza”?? O correto não seria a CAUSA? Já que no primeiro parágrafo você disse que enfatizaria as causas do problema. Isso ficou muito confuso!!
– Não tem vírgula após exploração;
– “trazendo como maior consequência”, duas consequências em um mesmo parágrafo, mas não identifiquei as CAUSAS;
– Não tem vírgula após cedo;
– Não tem nenhum dado ou exemplo que comprove suas teses e argumentos.
[Terceiro Parágrafo:]
– Repetiu o termo observa-se pela segunda vez no texto;
– O tópico frasal ficou confuso, deveria ter iniciado com algo relacionado a má qualidade da educação;
– Evite usar gerúndio (crescendo, fazendo);
– Repetiu 4 vezes a palavra PROBLEMA;
– Não tem vírgula após “o alto nível da exploração do trabalho infantil”;
– O primeiro e segundo período ficaram desconexos.
[Quarto Parágrafo:]
Agente: Governo Federal / Ministério da Educação / Estatuto da Criança e do Adolescente;
Ação: visem de forma justa fiscalizar a devida distribuição de renda a população;
Meio/modo: Meio da criação de programas / por meio de palestras;
Finalidade/objetivo: como finalidade, diminuir o ciclo da pobreza no país;
Detalhamento: visem incentivar a sociedade a defender a liberdade por completo.
– Repetiu problema pela 5 vez no texto;
– Não tem vírgula após criação de programa, e mídias comunicativas (Esse período ficou confuso)
– “Vindo” é gerúndio (EVITE UTILIZAR)
– Falta de crase em renda (a) população
– Atuem e não “atuarem”
Estrutura que você pode utilizar nos desenvolvimentos:
1° TÓPICO FRASAL;
2° REPERTÓRIO;
3° O PORQUÊ DE O PROBLEMA ACONTECER;
4° CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA APONTADO;
5° UMA BREVE CONCLUSÃO DO PARÁGRAFO.
✨ Notas por competência: ✨
C1: 8 erros de vírgula, 2 de crase e gerundismo
Nota: 120
C2: 160 poderia ter explorado + o repertório e dados pertinentes ao tema
C3: 120 > Falhas no projeto de texto
C4: Identifiquei 10 mecanismos coesivos, porém seu texto tem grande repetição de palavras e gerundismo.
Nota: 120
C5: 200 [Proposta completa]
⭐️Nota final: 720 ⭐️
myyaraujo
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 180
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 180
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 160
NOTA: 880
Por favor, se possível corrija a minha redação mais recente! :)