Doutor

Trabalho infantil: causas e consequências sociais (OBS: Bateu 30 linhas, para aqueles que vão corrigir apena dizendo que tá grande só para ganhar pontos)

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Durante a primeira revolução industrial – século XVIII até XIX – era comum o emprego da mão de obra infantil, uma vez que era viável economicamente e existirá uma fraca legislação. Entretanto, apesar de dois séculos de diferença, ainda persiste na conjectura atual essa problemática. Nesse sentido, é preciso analisar o papel da sociedade como legitimadora dessa prática e suas consequências.

Primeiramente, é cabível analisar que a sociedade normatiza o trabalho infantil como uma prática benéfica. Isso por que, na hodiernidade, o trabalho está associado a uma espécia de enobrecimento e formação de caráter humano, legitimando as práticas de processos laborais pela mocidade. Dessa forma, inúmeras crianças, mais de 2 milhões segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), encontra-se em situações de empregabilidade, formal ou doméstico, havendo a infância usurpada pelos moldes sociais.

Ademais, é notável discorrer sobre as consequências da problemática para os jovens. Por essa ótica, ao optar ou necessitar do trabalho, o público infantil deve dedicar parte do seu tempo aos deveres laborais o qual, segundo o ECA(Estatuto da criança e do adolescente), deverias ser dedicado à educação, lazer e desenvolvimento pessoal. Desse modo, ao optar pelo trabalho, sejam formais ou domésticos, as crianças terão seus ciclos de desenvolvimento interrompido e prejudicado.

Portanto, diante os supracitados, medidas são necessárias para atenuar a problemática. Para tanto, cabe ao MEC(Ministério da Educação) investir no emprego da educação em tempo integral, principalmente nos colégios públicos. Dessa forma, será possível manter a juventude distante de discursos as quais façam precocemente buscar emprego, bem como dedicassem em maior escala para o desenvolvimento de um bom futuro profissional. Além disso, os governadores devem dedicar verbas para o desenvolvimento de programas de geração de renda familiar, como cursos de padeiros e serviços gerais. Com isso, os responsáveis familiares podem ter mais oportunidades de gerarem renda para as sua famílias e impedir a busca precoce de emprego  pelos filhos os quais querem ajudar na renda familiar. Com essas medidas postas em prática, pode ser possível garantir um futuro próspero para o corpo social e infantil.

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8 Correções

  1. Oi, Bicodeviuva. Você chamou minha atenção quando escreveu aquela observação no tema. Haha;
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    Inicialmente devo te dar os parabéns, porque amei ( de paixão) sua redação!!! Ela está bem estruturada e sua conclusão está incrível!
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    VAMOS A CORREÇÃO DE ALGUMAS GAFES ENCONTRADAS
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    1- INTRODUÇÃO>
    ”era comum o emprego da mão de obra infantil, uma vez que era viável economicamente e existirá uma fraca legislação.” NESSE TRECHO A PALAVRA ‘EXISTIRÁ’ ESTÁ CONJUGADA ERRONEAMENTE, POIS VOCÊ DEVERIA TÊ-LA ESCRITO NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO, OU SEJA, ”EXISTIA”
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    ”Entretanto, apesar de dois séculos de diferença, ainda persiste na conjectura atual essa problemática. ” BOM, A FORMA QUE VC ORGANIZOU AS IDEIAS NESSE PERÍODO O DEIXOU CONFUSO. MELHOR SERIA SE O TIVESSE ESCRITO ASSIM : ENTRETANTO, APESAR DE DOIS SÉCULOS DE DIFERENÇA, ESSA PROBLEMÁTICA AINDA PERSISTE NA CONJECTURA ATUAL.
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    EU APENAS INVERTI A ORDEM DOS TERMOS.! ADEMAIS SÓ SENTI FALTA DA TESE ( PONTO DE VISTA). TENTE PRIMEIRO CONTEXTUALIZAR O TEMA, DEPOIS APRESENTAR A TESE E , POR FIM, RETRATAR UM PRÉ-ARGUMENTO PARA O LEITOR.
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    2- D1- ”Primeiramente, é cabível analisar que a sociedade normatiza o trabalho infantil como uma prática benéfica.” NESTE TRECHO A PALAVRA (NORMATIZA) ESTÁ EQUIVOCADA, POIS ELA TEM SENTIDO DE ESTABELECER NORMAS ( ESSA PALAVRA FOI CRIADA RECENTEMENTE), A PALAVRA CABÍVEL A ESSE CONTEXTO É (NORMALIZA), QUE POR SUA VEZ, DIZ RESPEITO AO ATO DE PADRONIZAR ALGO.
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    ” Dessa forma, inúmeras crianças, mais de 2 milhões segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), encontra-se em situações de empregabilidade, formal ou doméstico, havendo a infância usurpada pelos moldes sociais.” NESTE TRECHO A PALAVRA ( ENCONTRA-SE) TAMBÉM ESTÁ EMPREGADA NO TEMPO ( VERBAL) ERRADO, POIS ELA SE REFERE A EXPRESSÃO ”INÚMERAS CRIANÇAS” USADA ANTERIORMENTE.
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    COMO O TERMO ”EMPREGABILIDADE” É FEMININO A PALAVRA DOMÉSTICO QUE VC USOU ESTÁ ERRADA, DEVIA SER ”DOMÉSTICA”. ENTENDE?
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    D2: ALGUNS ERROS ORTOGRÁFICOS, MAS ACREDITO QUE FOI O CORRETOR.
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    CONCLUSÃO: ESTÁ BOA! GOSTEI DO SEU MÉTODO DE INTERVENÇÃO, APESAR DE NÃO ACHAR QUE AJUDE TANTO NO PROBLEMA, MAS PELA FORMA QUE VC APRESENTOU O TEMA PARA A GENTE, É CABÍVEL.
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    Bjo, espero ter ajudado.
    ; D

    • 2
  2. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 200. Todavia, existiu um erro de concordância no terceiro parágrafo e a falta de um substantivo antecessor à palavra “supracitados” na conclusão.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160. Há necessidade de retomada de ideia e conclusão nos parágrafos de desenvolvimento.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200. Bom.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200. Contudo senti a necessidade de ser mais objetivo, claro e sucinto.
    [960]
    *DICA: Suas redações estão surpreendentes. A única coisa que acho que falta para a nota mil é um pouco mais de objetividade.
    Parabéns!!!
    Espero ter ajudado.
    Tchau e até a próxima.😁

    • 2
  3. O texto é bom ,mas faltou deixar um pouco mais claro os argumentos na introdução, ao contrário do desenvolvimento, que você conseguiu trabalhar muito bem o tema, com riqueza de informações e intertextos, no geral o texto ficou ótimo. Na conclusão, não entendi muito bem o papel direto do MEC na solução do problema, já a parte do governo foi muito bem argumentava na questão da geração de renda para a família e a anulação da necessidade do envolvimento das crianças no trabalho.

    • 1
  4. Na primeira frase do D1,falta uma vírgula depois do “que”:
    “Primeiramente, é cabível analisar que a”
    O certo seria:”Primeiramente, é cabível analisar que,a…”
    A introdução está ótima, conseguiu lincar a alusão com o tema.
    O desenvolvimento foi bem “desenvolvido” ,tem a estrutura adequada que deve ter.
    Na coclusão , a proposta foi bem feita e o fechamento do texto está ótimo.
    Parabéns, bom sucesso parazão você no Enem.
    Nota:920

    • 1
  5. Olá, tudo bem? >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Achei que você encurtou bastante a sua introdução, senti falta da TESE.
    Seus D1 e D2 estão muito bem desenvolvidos, encaixou as referencias de forma perfeita em cada um dos parágrafos, parabens.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Sua conclusão está muito bem explicada e detalhada.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Atente-se com a introdução na proxima, ademais, amei sua redação.>>>>>>>>>>>>>>>>
    Nota: 900

    • 1
  6. Olá!! Primeiramente parabéns por sua redação, ela está bem elaborada Todavia é pressisso que vc se atende ao uso das classes de palavra, tem diversas vídeo-aula a respeito.
    A tese não é apresentada
    Algumas vezes foi usado incorretamente a vírgula
    Mas de resto a redação foi boa.
    Vamos continuar treinando para o aprimoramento
    De nossos conhecimentos !!

    • 0
  7. Competência I- 120
    Competência II-200
    competência III- 120
    competência IV-200
    Competência V- 160
    Erro no emprego de verbos, incoerência, falta de especificação de COMO o problema poderia ser evitado, proposta de intervenção não atingível a todos.
    Boa argumentação, bons recursos, uso de conectivos.
    Nota: 800

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