Trabalho escravo

  • 0

 

 

Fiz a correção de muitas coisas e queria agradecer a todos que me ajudaram com suas opiniões , espero ter melhorado.

 

Atualmente quando se pensa na ideia de trabalho escravo, muitos associam a exploração dos negros. Embora este pensamento não esteja errado, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 1930 estabeleceu-se que “trabalho escravo é todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para o qual ela não tenha se oferecido espontaneamente”. Todavia é importante ter ciência de que no Brasil o trabalho escravo ainda continua presente, e apesar de ter leis que regulamentam sua proibição, muitas empresas ainda negligenciam tais legislações. 

 

No Brasil o trabalho escravo vem se expandindo em áreas rurais no qual ” supostos contratantes” desejam uma mão-de-obra barata, e uma população pobre e desempregada. De acordo com a matéria da IG economia “Operação resgata 66 trabalhadores em condições análogas a escravidão” as empresas envolvidas prometem um emprego com boa remuneração para os pretendentes. Quando chegam ao local, os funcionários encontram uma realidade totalmente diferente da prometida. Sem salários, carteira assinada e documentos pessoais retidos pelos empresários, além de serem obrigados a viver em condições precárias, como falta de água, cama e um local para realizar suas necessidades básicas.  

 

Embora a Lei Áurea em 1888 e a implantação das leis trabalhistas  em 1943, tenha sido um grande avanço para os brasileiros, o trabalho escravo no Brasil ainda é um problema. Apesar de termos que regulamentam o trabalho através do registro CLT,  muitos donos de empresas ainda as negligenciam, pois algumas pessoas de comunidades carentes não possuem conhecimento sobre direitos trabalhistas, fazendo com que os donos de empresas se aproveitem da situação e estabeleça sobre elas um regime de trabalho escravo. 

 

Tendo em vista do que foi mencionado, o trabalho escravo é um problema que temos enfrentado diariamente, porém nas duas últimas décadas tem reduzido bastante, esperamos que nos próximos anos venha ser totalmente abolido. No Brasil, de acordo com a matéria “combate ao trabalho escravo” da rede Brasil Atual, milhares de pessoas sob esse regime têm sido resgatadas. Cabe aos órgãos governamentais como a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) juntos com o MPT(ministério público do trabalho) a realização de fiscalizações, implantação de leis mais rígidas e a divulgação dos direitos dos trabalhadores em vias nacionais, de uma forma simplificada para que todos entendam, de modo que venha a extinguir a prática da exploração dos trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Não sou expert ainda nas correções, mas vou dar o meu melhor para ajudar.

    Sobre a introdução, está boa, porém, faltou a apresentação dos argumentos da tese, no caso, as causas do problema, que seriam abordados no Desenvolvimento 1 e 2, fora isso está muito bem colocada com a apresentação do tema e a colocação do repertório sociocultural.

    Sobre os desenvolvimentos, as ideias estão colocadas de forma coerente, porém achei o desenvolvimento 1 um tanto exagerado, o que fez com que seu desenvolvimento 2 ficasse muito pequeno, e um pouco pobre de ideias e argumentos, e como você não apresentou os argumentos da tese na introdução, senti falta da relação dos desenvolvimentos com a introdução, aconselho que na introdução, vc deixe de maneira explícita os argumentos que irá discorrer.

    Sobre a conclusão, apresenta os 5 elementos da proposta de intervenção, pra mim está perfeita.

    Sendo assim eu daria essas notas nas competências:
    Competência I: 160 pontos, a estrutura sintática é boa, porém há alguns erros gramaticais e/ou desvios pontuais da escrita formal da língua portuguesa.
    Competência II: 200 pontos, há uso de repertório sociocultural, legitimado com uso produtivo, e também há uma abordagem completa do tema.
    Competência III: 120 pontos, apesar de haver desenvolvimento e informações, falta objetividade e clareza nas mesmas, o que evidencia um projeto de texto pouco elaborado, sem a defesa da tese em si e pouco uso de fatos, informações e opiniões coerentes, além disso, também não houve a apresentação dos argumentos da tese.
    Competência IV: 160 pontos, há presença constante de elementos coesivos e que relacionem os parágrafos, porém ainda houve poucas inadequações ou repetições ao longo do texto.
    Competência V: 200 pontos. A proposta de intervenção está completa com a presença dos 5 elementos que devem compor a proposta de intervenção, que são:
    -ação (o que deve ser feito para amenizar ou solucionar o problema),
    -agente(quem deve executar a ação para amenizar ou solucionar o problema),
    -modo/meio (como deve ser feita essa ação, por meio de que?),
    -efeito (quais as consequências dessa ação? Que resultado ela traria?),
    -detalhamento(abordagem mais detalhada ou uma descrição de quaisquer um dos 4 elementos anteriores). Na sua conclusão eu consegui identificar apenas o agente e a ação que seria feita para amenizar o problema.

    Total: 840 pontos.

    Espero ter ajudado!!!

    • 1
  2. Atualmente quando se pensa na ideia de trabalho escravo, muitos associam a exploração dos negros. (1)Embora este pensamento não esteja errado, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 1930 estabeleceu-se que “trabalho escravo é todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para o qual ela não tenha se oferecido espontaneamente”. Todavia(2) é importante ter ciência de que no Brasil o trabalho escravo ainda continua presente, e apesar de ter leis que regulamentam sua proibição, muitas empresas ainda negligenciam tais legislações.(3)

    (1) Vírgula e não ponto final
    (2) Vírgula
    (3) Faltou a sua tese – Caso você não saiba, na tese colocamos o que contribuí para o problema perdura, ou seja continuar-.

    (1)No Brasil (2)o trabalho escravo vem se expandindo em áreas rurais no qual ” supostos contratantes” desejam uma mão-de-obra barata,(3) e uma população pobre e desempregada. De acordo com a matéria da IG economia “Operação resgata 66 trabalhadores em condições análogas a escravidão”(4) as empresas envolvidas prometem um emprego com boa remuneração para os (5)pretendentes. Quando chegam ao local, os funcionários encontram uma realidade totalmente diferente da prometida. (6)Sem salários, carteira assinada e documentos pessoais retidos pelos empresários, além de serem obrigados a viver em condições precárias, como falta de água, cama e um local para realizar suas necessidades básicas.

    (1) Faltou um conectivo
    (2) vírgula
    (3)não era preciso vírgula acredito que você quis dizer “de” e não “e”
    (4) Vírgula
    (5)Acredito eu que os “indivíduos” seria melhor que “pretendentes” pretendentes
    (6) Conectivo

    OBS: Gostei muito do seu Desenvolvimento 1, está de parabéns apesar dos erros que com um tempo irá melhorar

    Embora(1) a Lei Áurea (2)em 1888 e a implantação das leis trabalhistas (2)em 1943, tenha sido um grande avanço para os brasileiros, o trabalho escravo no Brasil ainda é um problema. (3)Apesar de termos que regulamentam o trabalho através do registro CLT, muitos donos de empresas ainda as negligenciam, pois algumas pessoas de comunidades carentes não possuem conhecimento sobre direitos trabalhistas, fazendo com que os donos de empresas se aproveitem da situação e estabeleça sobre elas um regime de trabalho escravo.

    (1)Contudo é um bom conectivo a ser usado
    (2) de no lugar de em
    (3)Não entendi a sua frase
    (4) Novamente você colocou a culpa nesses “empresários”, visto que já havia colocado no seu D1, no seu D2 deve ter outro culpado entende?

    (1)Tendo em (2)vista do que foi mencionado, o trabalho escravo é um problema que temos enfrentado diariamente, porém nas duas últimas décadas tem reduzido bastante, esperamos que nos próximos anos venha ser totalmente abolido. No Brasil, de acordo com a matéria “combate ao trabalho escravo” da rede Brasil Atual, milhares de pessoas sob esse regime têm sido resgatadas). Cabe aos órgãos governamentais como a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) juntos com o MPT(ministério público do trabalho) a realização de fiscalizações, implantação de leis mais rígidas e a divulgação dos direitos dos trabalhadores em vias nacionais, de uma forma simplificada para que todos entendam, de modo que venha a extinguir a prática da exploração dos trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.

    (1) Conectivos. Pesquise no Google, conectivos para redação e abuse deles (lembrando é claro no lugar certo)
    (2) Não coloque essa frase, não ficou legal para um texto dissertativo-argumentativo.
    (3)”Tendo em vista do que foi mencionado, {….}da rede Brasil Atual, milhares de pessoas sob esse regime têm sido resgatadas” .
    Não precisa disso tudo, isso você deveria colocar no seu desenvolvimento, porque é lá que você convence o leito da sua tese. Poderia substituir e colocar desta maneira:
    Portanto cabe aos órgãos governamentais como a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) juntos com o MPT(ministério público do trabalho) a realização de fiscalizações, implantação de leis mais rígidas e a divulgação dos direitos dos trabalhadores em vias nacionais, de uma forma simplificada para que todos entendam, de modo que venha a extinguir a prática da exploração dos trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.
    O FINAL FICARIA PERFEITO SEM ESTAS PARTES, VISTO QUE O ENEM AVALIA APENAS SE HÁ O AGENTE, MODO DETALHAMENTO,AÇÃO E FINALIDADE.

    C1:140
    C2:140
    C3:120
    C4:80
    C5:180 (Que deveria ser 200, mas por te escrito quase um Desenvolvimento não atingiu os 200).

    OBS: Você melhorou bastante, acredito que se continuar a treinar logo terá nota 1000

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.