Trabalho escravo no Brasil e no mundo

  • 2

O trabalho escravo nos dias atuais

Gostaria de agradecer a todos pelas dicas, espero ter melhorado ☆゚.*・。゚

 

É de conhecimento geral que o trabalho escravo no Brasil e no mundo ainda é uma realidade. Quando se pensa na ideia de trabalho escravo, logo muitos associam a exploração dos negros. Embora este pensamento não esteja errado, no século XIX surgiu um novo conceito para trabalho escravo. De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 1930 estabeleceu-se que “trabalho escravo é todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para o qual ela não tenha se oferecido espontaneamente”. Todavia é importante ter ciência de que no mundo atual o trabalho escravo continua presente, pois os trabalhadores que são aliciados, vão com a ilusão de que terão uma vida melhor, e apesar de ter leis que regulamentam a proibição do trabalho escravo descrevem os direitos dos trabalhadores, muitos empresas negligenciam tais legislações.

Hodiernamente no mundo o trabalho escravo vem se expandindo em áreas rurais no qual os fazendeiros desejam uma mão-de-obra barata, e uma população pobre e desempregada, as pessoas acompanham os aliciadores na ilusão de ter conseguido um bom trabalho e que poderão ajudar suas famílias, quando na verdade estão indo para ser explorados. Tem-se de exemplo sobre a escravização nos dias atuais o documentário realizado pelo Jornalista dinamarquês, Miki Mistrato“ O lado negro do chocolate” no quais crianças africanas são seduzidas com promessas de que ganharão dinheiro para ajudar suas famílias e um bom trabalho, e após saírem de casa são sequestradas e levadas para plantações de colheita de cacau na Costa do Marfim, onde são obrigados a trabalhar sob condições precárias nas plantações.

Embora a Lei Áurea em 1888 e a implantação das leis trabalhistas em 1943, tenha sido um grande avanço para os brasileiros, o trabalho escravo no Brasil ainda é um problema. Apesar de termos que regulamentam o trabalho através do registro CLT, muitos donos de empresas ainda as negligenciam, pois algumas pessoas de comunidades carentes não possuem conhecimento sobre direitos trabalhistas, fazendo com que os donos de empresas se aproveitem da situação e estabeleça sobre elas um regime de trabalho escravo.

Tendo em vista do que foi mencionado, o trabalho escravo é um problema que temos enfrentado diariamente, porém nas duas últimas décadas tem reduzido bastante, esperamos que nos próximos anos venha ser totalmente abolido. No Brasil, de acordo com a matéria “combate ao trabalho escravo” da rede Brasil Atual, milhares de pessoas sob esse regime têm sido resgatadas. Cabe aos órgãos governamentais como a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) juntos com o MPT(ministério público do trabalho) a realização de fiscalizações, implantação de leis mais rígidas e a divulgação dos direitos dos trabalhadores em vias nacionais, de uma forma simplificada para que todos entendam, para que venha a extinguir a prática da exploração dos trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados a sociedade irá avançar como um todo.

 

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. (1)É de conhecimento geral que o trabalho escravo no Brasil e no mundo ainda é um fato. Quando pensamos ou ouvimos falar em trabalho escravo logo(6) associamos ao(1) fato de exploração dos negros, embora associarmos este pensamento ao (2)conceito não esteja errado, no século XIX surgiu um novo (2)conceito para trabalho escravo.(3) De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 1930 estabeleceu-se que “trabalho escravo é todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para o qual ela não tenha se oferecido espontaneamente”. (5)No Brasil e no mundo o trabalho escravo continua ativo, não como no século XIX, porém de uma forma mais restrita, além do mais as pessoas que são exploradas vão com promessas de ter uma vida melhor.(4)

    (1) Não gostei da forma como iniciou a sua redação por ter usado a palavra “fato” e a repetido.
    (2) Novamente você repetiu palavras no Enem os corretores não gosto de repetição de palavras.
    (3) Gostei de ter usado esse repertório entretanto, Gostaria de vê-lo no começo de sua introdução.
    (4) Faltou mais uma de suas tese e é de extrema importância terminar a introdução com elas.
    (5) Senti falta de conectivos
    (6) Você usou a primeira pessoa do plural “associarmos’ quem associou? NÓS. E se pode usar apenas terceira pessoa

    O trabalho escravo no mundo atual(1) vem se associando mais as áreas rurais, no qual os fazendeiros querem uma mão de obra boa e que não tenha custos, e uma população desempregada e pobre a ser aliciada, as pessoas acompanham os aliciadores na ilusão de ter conseguido um bom trabalho e que poderão ajudar suas famílias, quando na verdade estão indo para ser explorados. Um exemplo (2)claro que(3) podemos ter sobre escravização nos dias atuais e no documentário(4) “ O lado negro do chocolate” no quais crianças africanas são seduzidas com promessas de que ganharão dinheiro para ajudar suas famílias e um bom trabalho, e após são sequestradas e levadas para plantações de colheita de cacau e nunca mais encontram suas famílias.(5)
    (1) Apesar de ser um problema mundial, priorize mais o que acontece no Brasil. Um exemplo: ” Hodiernamente no Brasil o trabalho escravo vem se expandindo em áreas rurais…..”
    (2) não gostei muito da palavra “claro” nesta colocação.
    (3) novamente o uso da primeira pessoa
    (4) Gostei do repertório mas, faltou detalhar melhor. DIZER os nomes de personagens ajuda bastante e falar a situação em viviam.
    (5)Sua argumentação precisa ser mais explícita

    (1)Já no contexto brasileiro, embora a Lei Áurea em 1888 tenha sido um grande avanço para os brasileiros reconhecerem como ilegal o direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, o trabalho escravo no Brasil ainda é um problema que temos. Porém (2)não como ocorria antes do século XIX, vindo a ser de uma forma mais sigilosa, o regime de servidão contínua presente. No Brasil, de acordo com o gráfico da matéria “combate ao trabalho escravo no Brasil” da rede Brasil Atual-2020, milhares de pessoas sob este regime têm sido resgatadas ou tendo seus vínculos formalizados a partir do regime CLT
    (1) Cadê sua segunda tese?
    (2) Vírgula
    (3) Sua argumentação não me convenceu.

    Nas duas últimas décadas, o trabalho escravo vem desaparecendo, esperamos que nos próximos anos venha ser totalmente abolido. Cabe ao governo por intermédio de fiscalizações e leis mais rígidas extinguir a prática de exploração de trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.
    (1) Faltou o detalhamento no entanto, possui todas as outras.

    C1:80
    C2:120
    C3:120
    C4:80
    C5:180

    ESPERO QUE NÃO FIQUE CHATIADO COM MINHA NOTA POIS, ASSIM COMO VOCÊ ESTOU APRENDENDO

    • 1
  2. nota: 720

    seus parágrafos de introdução e de desenvolvimento estão ótimos, só uma ressalva que acho que poderia lhe ajudar: enriqueça seu texto com detalhes do documentário, isso da uma noção que você sabe do que está falando e também fazer a relação do repertório com a problemática é muito bom.

    no seu parágrafo de conclusão está faltando você especificar qual ou quais órgãos do governo serão responsáveis pela fiscalização.

    fora isso, você está no caminho certo! continue treinando!

    • 1
  3. vou tentar corrigir da melhor maneira possível !
    Eu adorei sua redação primeiramente
    A introdução e os desenvolvimentos estão otimos e com muito conteudo o que é bom pois mostra ao corretor que você sabe bem do que está falando e tem conhecimentos dos pontos abordados no tema eu achei que faltou só um pouquinho de nada na conclusão talvez uma outra intervenção mas isso não tiraria seus pontos pois sua redação está muito boa!

    C1:200
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:120
    Nota :880

    Desculpe qualquer coisa!

    • 1
  4. Nota: 680
    Eu adorei o uso do documentário como repertorio social cultural e principalmente da citação da Lei Áurea! Uma dica é você pegar esse documentário e falar mais sobre ele. Apresente seu repertorio, relacione com o tema e isso já vai dar uma melhora no texto. Seria uma excelente que fosse especificado que tipo de órgão do governo fiscalizaria. Especificar quais órgãos é algo primordial na conclusão. Adorei que houve o pensamento crítico por meio das frases ´´Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.“. Utilize mais esse pensamento critico! A expressão ´´mão de obra´´ é oral e ela deve ser substituída! Esta locução ´´quando na verdade“ deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no inicio duma frase para efeitos de estilo. ‘como um todo’ é uma frase-feita. É preferível dizer todo, na totalidade

    • 1
  5. Obrigado pela ajuda de todos
    O trabalho escravo nos dias atuais
    É de conhecimento geral que o trabalho escravo no Brasil e no mundo ainda é uma realidade. Quando se pensa na ideia de trabalho escravo, logo muitos associam a exploração dos negros. Embora este pensamento não esteja errado, no século XIX surgiu um novo conceito para trabalho escravo. De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 1930 estabeleceu-se que “trabalho escravo é todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para o qual ela não tenha se oferecido espontaneamente”. Todavia é importante ter ciência de que no mundo atual o trabalho escravo continua presente, pois os trabalhadores que são aliciados, vão com a ilusão de que terão uma vida melhor, e apesar de ter leis que regulamentam a proibição do trabalho escravo descrevem os direitos dos trabalhadores, muitos empresas negligenciam tais legislações.
    Hodiernamente no mundo o trabalho escravo vem se expandindo em áreas rurais no qual os fazendeiros querem uma mão de obra boa e que não tenha custos, e uma população desempregada e pobre a ser aliciada, as pessoas acompanham os aliciadores na ilusão de ter conseguido um bom trabalho e que poderão ajudar suas famílias, quando na verdade estão indo para ser explorados. Tem-se de exemplo sobre a escravização nos dias atuais o documentário realizado pelo Jornalista dinamarquês, Miki Mistrato“ O lado negro do chocolate” no quais crianças africanas são seduzidas com promessas de que ganharão dinheiro para ajudar suas famílias e um bom trabalho, e após saírem de casa são sequestradas e levadas para plantações de colheita de cacau na Costa do Marfim, onde são obrigados a trabalhar sob condições precárias nas plantações.
    Embora a Lei Áurea em 1888 e a implantação das leis trabalhistas em 1943, tenha sido um grande avanço para os brasileiros, o trabalho escravo no Brasil ainda é um problema. Apesar de termos que regulamentam o trabalho através do registro CLT, muitos donos de empresas ainda as negligenciam, pois algumas pessoas de comunidades carentes não possuem conhecimento sobre direitos trabalhistas, fazendo com que os donos de empresas se aproveitem da situação e estabeleça sobre elas um regime de trabalho escravo.
    Tendo em vista do que foi mencionado, o trabalho escravo é um problema que temos enfrentado diariamente, porém nas duas últimas décadas tem reduzido bastante, esperamos que nos próximos anos venha ser totalmente abolido. No Brasil, de acordo com a matéria “combate ao trabalho escravo no Brasil” da rede Brasil Atual, milhares de pessoas que foram exploradas têm sido resgatadas. Cabe aos órgãos governamentais como a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) juntos com o MPT(ministério público do trabalho) a realização de fiscalizações e implantação de leis mais rígidas de forma que venha a extinguir a prática da exploração dos trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.