Aprendiz

Trabalho e saúde mental.

  • 3

A vida de um trabalhador tende a passar por fases conturbadas, envolvidas com o excesso, relação com os colegas de trabalho ou exigir demais de si próprio. Muitas vezes as emoções do ambiente do empregado, implicam em distúrbios mentais, acarretando em problemas com o local do ofício. Não saber lidar com o trabalho e a saúde mental causam diversos problemas, como a depressão e a ansiedade.

A depressão que o trabalhador sente é uma consequência de seu local de trabalho, que na maioria das vezes é sufocante, exigindo mais do que a pessoa pode oferecer e por motivos da necessidade de dinheiro acaba se submetendo ao trabalho excessivo. As horas extras são um dos fatores preocupantes, um bom exemplo disto é o Japão que alega estado de calamidade de preocupação com seus trabalhadores, desde os anos 1960, o país registra casos de “karoshi”, ou morte por excesso de trabalho, causada principalmente por doenças como a depressão.

A ansiedade é um dos motivos de preocupação de doenças crônicas que acarretam na maioria dos funcionários das empresas; nervosismo, medo, apreensão e preocupação, é o que que acontece em situações cotidianas de quem sofre disto, o funcionário pode ou não ter formado a doença antes de trabalhar na empresa, porém, conflitos no horário excessivo, com colegas de trabalho e superiores consequentemente são um vetor para o estresse produzido nas situações desgastantes que provoca e piora o desequilibrio emocional ou causa o afastamento do funcionário.

As emoções transmitidas num ambiente prejudicial de trabalho são intensas, como a depressão que por sua vez necessita de mais atenção, para empresas que demandam muito de seus funcionários, um modo para equilibrar uma vida saúdavel mentalmente para seus empregados seria liberar mais cedo nas sextas, ou segundas, como o governo Japonês fez em pról do trabalho excessivo, e relatou que os resultados foram positivos. A ansiedade precisa de que os superiores das empresas e incorporações demandem um pouco mais de observação;não sobrecarregar seus funcionários para que a vida de um trabalhador passe por um processo de cura para sua saúde mental.

Compartilhar

7 Correções

  1. Sua redação está muito boa, acho que você argumentou bem sobre o tema.
    Você exemplificou bem os problemas que o ambiente de trabalho pode causar. Com bom argumento com exemplos de outros países. Achei muito bem escrito e fácil de entender :) acho que ficaria perfeito se você concluísse com um final de como pode ser resolvido essas tenções que o trabalho pode causar.

    • 1
  2. Sua redação é boa, Você tem um argumento bom sobre o tema que você escreveu.
    Quando sitar uma referência tenha absoluta certeza que ela está correta, referências incorretas ou imprecisas podem prejudicar a avaliação de seu texto.
    Ex; Japão que alega estado de calamidade de preocupação com seus trabalhadores, desde os anos 1960, o país registra casos de “karoshi”, ou morte por excesso de trabalho, causada principalmente por doenças como a depressão.

    • 1
  3. Me explique o que seria esse excesso no começo do parágrafo, ficou vago. Como as pessoas não sabem lidar com o trabalho?
    O segundo parágrafo tá ótimo, vice trouxe um argumento acompanhado de um dado, ótimo. Mas reogarnize ele. Use palavras de ligação no começo do parágrafo ex:” sendo assim, assim sendo, portanto” eles precisam se casar. Explique melhor a sua conckusao

    • 1
  4. Olá.
    No segundo parágrafo notei alguns erros. Apropriei a parte supracitada e peço que compare o seu com o meu.
    – Destaco que não é bom utilizar gerúndios em suas redações, pois seu uso indica um processo verbal não finalizado.
    Segue:
    A depressão que o trabalhador sofre é uma consequência de seu local de trabalho, onde passa a ser exigido mais do que ele pode oferecer e a necessidade de remuneração se sobrepõe ao sufoco em casos de trabalho excessivo. As horas extras são um dos fatores mais preocupantes: um exemplo é alegação de estado de calamidade de preocupação com os trabalhadores do Japão. Desde os anos 1960 o país registra casos de mortes por excesso de trabalho, causada principalmente por doenças como a depressão.

    • 1
  5. vamos lá
    na introdução faltou contextualização (conhecimento de mundo)
    exemplo ” no filme “x” traz a percepção do cenário atual, o trabalhador……
    faltou também a problematização , eu sei o que é o problema , mas como ele afeta a sociedade faltou 2 problematização na introdução.

    • 1
  6. Olá ,não entendi a primeira frase da sua introdução ,parece incompleta ,cuidado com o uso repetitivo das preposições ”de” e ”do” ,não seja muito redundante repetindo varias vezes a mesma coisa, falta repertorio sociocultural ,um bom exemplo que se encaixaria na sua redação é a Revolução Industrial ,seu texto pode ser melhor organizado , tem algumas virgulas fora do lugar e por fim a conclusão pode ficar melhor tenta colocar sempre qual a solução, como vai ser feita, por quem, com que finalidade e detalhamento sempre, espero que tenha ajudado, continue praticando e bons estudos ; )

    • 1
  7. Competência 01 – nota 80 – muitas repetições de palavras e erros gramáticas (vírgulas erradas, entre outros)
    Competência 02 – nota 120 – faltou citações ou alusões que demostrem seu repertório em outras matérias. Além disso, a estrutura textual está um pouco inadequada.
    Competência 03 – nota 120 – argumentou bem, faltou uma pouco mais de crítica e opinião.
    Competência 04 – nota 80 – não houve uma boa conexão entre os parágrafos do texto. Use mais nos parágrafos de desenvolvimento “além disso, outrossim’ e também “em primeiro plano, a princípio’, na conclusão use “portanto”.
    Competência 05 – nota 80, não citou uma solução para o problema. Além disso, na conclusão tem que ter cincos coisas : Agente, ação, meio, detalhamento e finalidade.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.