Existe uma série televisiva chamada “Peaky Blinders”, onde um dos protagonistas chamado Arthur Shelby, é exposto a todo momento em situações que demandam muito raciocino e trabalho físico, o resultado disso é um homem totalmente desequilibrado, que pode ter uma explosão de emoções raivosas a qualquer momento. Trazendo para a realidade fora da série, isso é mais comum do que se pensa, pessoas vivem em tensão a todo momento, dentro ou fora do seu trabalho.
Inicialmente, dados divulgados pelo Fundacentro, mostram que entre 2000 a 2005,
foram registradas 144.789 doenças que têm relação com a alta carga horária de trabalho. E isso é causado pela alta cobrança da sociedade em cima de cada indivíduo, onde todos precisam contribuir de alguma forma para o país. Essa grande demanda pelo alto rendimento já existe desde as revoluções industriais, e agora com a tecnologia, onde tudo é feito de forma rápida e quem não acompanha fica para trás, aumentou-se a competição, precisando-se cada vez de mais esforço.
Portanto, por causa desse grande esforço mental e físico na atualidade, as doenças vão aparecendo, o corpo humano tem suas limitações, e no momento em que são ultrapassadas, os problemas aparecem. Muitas doenças mentais surgem, como
depressão, ansiedade, e várias outras. Dessa forma, acaba-se criando uma sociedade onde todas as pessoas sofrem de uma doença mental, que consequentemente acabam influenciando até os mais jovens. É comum na atualidade pessoas de todas as idades frequentarem um psicólogo, pois a sociedade exige cada vez mais de todos, independente da idade.
Conclui-se que, é extremamente necessário uma mudança nessa realidade moderna.
A engrenagem desse sistema precisa mudar de imediato, e a entidade que precisa fazer essa mudança é o governo, organizando de forma correta a carga horária máxima de cada profissão, e para isso, a leis precisam ser alteradas de uma forma que não prejudique o trabalhador, e nem o empregador. Assim poderemos sair da realidade na qual se encontra Arthur Shelby na série “Peaky blinders”.
thainadutral
O único problema que observei foi a falta de virgulas no contexto correto, usar também a forma culta padrão em algumas ocasiões como as citadas acima… Alguns erros de gramáticas bem comuns mas que com um pouquinho de observação vão tornar teu texto perfeito!
Alinerodrigues32
Amore a primeira competência, norma padrão nos aprendemos tanto na gramática, tanto olhando em redações nota 1000, minha dica é tu dar uma olhada nas redações anteriores e analisar onde tá cada vírgula, cada acentuação e claro os conectivos. 😊✌🏻
Marlonribeiro
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 80 – mostrou falhas no uso da norma culta, com uso de expressões do senso comum que não cabem na estrutura dissertativa-argumentativa. Uso de verbos inexistentes na linguagem culta, presentes apenas na linguagem oral. Uso forte de gerúndio, o que pode gerar em um corretor a sensação de pobreza de vocabulário. Erros gramaticais.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 160 – ótimo uso de conhecimento de mundo na introdução, entretanto, houve falta de analogias na argumentação.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 80 – Percebe-se que o autor tem ideias para argumentação, contudo, a falta de compreensão da estruturação e da amarração dos parágrafos dificulta a transferência clara das ideias defendidas.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 80 – Falta do uso de conectivos e de coesão. Argumentos desorganizados.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 120 – proposta de solução vaga. Respondeu as principais necessidades, porém, sem aprofundamento.
*DICA:* Lembre-se que um texto deve ter coerência e coesão. Percebi que as ideias estão presentes, porém, você tem dificuldade de transmitir para o papel. Imagine um texto como uma costura, ponto por ponto, frase por frase. Então, estude um pouco mais sobre conectivos e na próxima redação que escrever deixe uma lista desses ao seu alcance, use conectivos à vontade. Te garanto que sentirá grande diferença e mais facilidade pra escrever seu texto.
Tchau!
E até a próxima!😁
Luiz
Muito obrigado pela correção, vou ficar atento aos conectivos. Fiquei curioso em relação a primeira competência, poderia me dar exemplos dentro do texto, e como corrigi-los? Seria de grande ajuda.
Marlonribeiro
*PRIMEIRO PARÁGRAFO*
“ONDE” (1° frase) Palavra é usada com sentido equivocado, essa transmite a ideia de lugar, o correto seria “na qual”.
“Pontuação” (1° frase [Arthur Shelby, é exposto]) Vírgula separando verbo de sujeito nunca pode ocorrer.
“Incoerência” [trazendo para realidade fora da série] o correto seria: fora da ficção, /ou/ na realidade.
“Gerúndio” (ao longo de todo o texto) o gerúndio é visto pelos corretores como falta de vocabulário e falta de domínio técnico.
“Pontuação” (ao longo do texto) vírgulas ausentes ou equivocadas.
*SEGUNDO PARÁGRAFO*
“EM CIMA” ( 2° frase, 2° parágrafo) uso equivocado, palavra usada com sentido informal. O correto seria: sob o indivduo, /ou/ alta cobrança que a sociedade exerce no indivíduo.
“FICA PARA TRÁS” uso de expressão com sentido equivocado e não equivalente para expressar a ideia.
*EXISTEM OUTROS ERROS COMO ESSE AO LONGO DA DISSERTAÇÃO*
Mas você já consegue perceber os outros com esses exemplos aí!
Outra coisa que me chamou atenção:
Você usou: “A engrenagem desse sistema”
Nessa sentença há erro pois o sistema sociopolítico ou legislativo que você cita não tem engranagens. No caso o sistema é algo abstrato e não pode ter “peças” físicas! Incoerência e gramática!
O correto poderia ser: O sistema deve ser modificado urgentemente, ao passo que haja mudanças no ramo legislativo.
Ou: Os entraves desse sistema devem ser solucionados imediatamente.
Obrigado! Qualquer coisa é só falar!