Iniciante

Todos querem viver, mas nem todos podem sobreviver

  • 0

Tema: Solidariedade me tempo de pandemia

Pesquisa realizada pelo Data Favela aponta que desde o início da pandemia 49% dos brasileiros realizaram algum tipo de doação, entre os moradores de favelas 63% doaram nesse período. A população marginalizada tende a ser mais solidária, apesar de suas dificuldades.

Para esse ser egoísta chamado de humano, algo só é realmente preocupante quando pode prejudica-lo. Haja vista que o ato de se importar é mais comum nas regiões de baixa renda, há ainda neste tempo de pandemia, a falta de consideração por parte dos jovens e de alguns grupos ideológicos, com o grupo de risco e com as famílias dos mais de 130 mil mortos no Brasil. Dados retirados do G1 relatam que a cada 78 segundos em casa, uma vida é salva. Todos querem viver, mas nem todos podem sobreviver.

Desde o primeiro momento do isolamento social, é esperado que a humanidade enfrente os desafios impostos pela Covid-19 de forma a ressignificar o cotidiano, as prioridades … e a “solidariedade”. Ser solidário é fazer algo por alguém que necessita, sem esperar nada em troca. Porem deve ser acrescentado um critério de uso, “empatia”, ato de se colocar no lugar do outro.

É necessário solidariedade da parte de todos, principalmente em tempos de crise como esse. Toda a ajuda é bem-vinda, sejam doações, apoio emocional, usar máscara e se possível ficar em casa. Espera-se que a população entenda a importância da solidariedade em tempo de pandemia.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde ;)

    Aí vão algumas coisas que eu acho que faltou na tua redação.

    * Conectar os parágrafos/Amarrar o texto.
    * Evitar adjetivação de cunho pessoal/manter-se distante do texto.
    * Definir um agente que viabilize a implementação das mudanças, caso seja ENEM, na conclusão.
    * Estética.
    * Se distanciar do senso comum.

    NOTA = 600

    • 0
  2. Bom dia, Tainá! Como vai? Espero que bem!

    Eu gostei muito da sua redação, gostei dos pontos que você levou em consideração, mas acredito que eles possam ser trabalhados de uma forma mais explicativa.

    No inicio, acredito que a sua redação tenha faltado um pedaço, não tão importante, mas que eu senti falta que foi: Uma, ou Em uma, exemplo:

    “Uma pesquisa realizada pelo Data Favela aponta que, em tempos de pandemia, 49% dos brasileiros realizaram algum tipo de doação…”

    Na conclusão do texto, acredito que tenham faltado a competência número 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.

    Como o problema pode ser solucionado? Por quem o problema deve ser solucionado? Como o estado/governo podem ajudar a solucionar o problema?

    Acredito que essas perguntas tenham ficado sem resposta, mas o seu texto esta muito bom.

    Boa sorte! espero ter ajudado!

    • 0
  3. Olá
    Em primeira análise de sua redação, percebi que ela está bem diferente do modelo enem.

    Na introdução você começou bem, mas ao final em que você deveria apresentar uma tese, não conseguir identifica-la.
    Nós desenvolvimentos achei bem diferente também, mesmo você usando dados para argumentar. Mas no geral ficou bom
    Na conclusão é necessário que você detalhe a sua proposta com AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO E FINALIDADE. Esse meio fica claro e objetivo para os corretores o que deve ser feito para mudar o problema. Em contra partida, você fez um fechamento bom.

    No geral, é preciso de alguns ajustes em todos os parágrafos. Eu sugiro que você pesquise modelos de redações para você vê mais ou menos como deve ser a redação estilo enem. Porque assim, você consegue perceber como é a estrutura e seus componentes nos parágrafos.
    Continue treinando e Boa sorte.
    Espero ter ajudado

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.