Sendo representado por cerca de um terço do PIB brasileiro, o agronegócio carece de infraestrutura para o escoamento de produção.
O transporte por rodovia, no Brasil, é representado por 58% do total, sendo apenas, 13% de hidrovias e 25% de ferrovias. Por conta de políticas à época que concedia privilégios e alavancava a revolução automotiva, o desenvolvimento ferroviário/ hidroviário foi colocado em segundo plano e sistematicamente abandonado.
Tendo em vista que o Brasil é um país abundante em riquezas hidrográficas, é de se questionar o motivo para não ser estimulado a construção de hidrovias pelo território, essa prática beneficiaria o agronegócio em diversos fatores, como por exemplo, a facilidade de transporte entre portos, o baixo custo por tonelada transportada, além disso, séria eficaz na geração da laboração nas regiões abordadas, bem como em uma melhor distribuição da população, entretanto, um dos principais entraves é o alto custo de infraestrutura para implantação e operação.
Portanto, é inevitável que o interesse público tenha ânsia para desenvolver e custear a tecnologia necessária, sendo fundamental realizar projetos e obras com parcerias público-privado, para que o seu desenvolvimento seja contínuo e sustentável, visando trazer os maiores benefícios para o país.
giovanadrzo
Olá!
Introdução: particularmente, acredito que a introdução está muito curta, acredito que você poderia ter utilizado uma contextualização, algum tipo de alusão ou exemplo para introduzir o tema.
Desenvolvimento 1: as informações são boas, porém, faltou a fonte.
Como sugestão te indico colocar mais conectivos.
Desenvolvimento 2: achei os argumentos utilizados bons, novamente, há falta de conectivos que ligam os parágrafos.
Há um erro na utilização da vírgula na terceira linha, o correto seria: como, por exemplo.
Conclusão: apesar de citar os elementos, acredito que poderia ter especificado um pouco mais, o ENEM é bem chatinho nesse quesito, mas ta no caminho certo.
Achei o texto bom e sem grandes erros gramaticais, te indicaria utilizar mais os conectivos, pois vão deixar seu texto cada vez mais coeso.
Espero ter ajudado de alguma forma! :)
Dauany
Olá, então sou apenas uma iniciante mais queria ressaltar alguns pontos que poderiam melhorar sua redação
Primeiramente a introdução, está faltando a apresentação do tema e acredito que os dados poderiam ser usados no desenvolvimento ao contrario de estarem na introdução.
Então no desenvolvimento tá faltando dados e a forma como a tese é apresentada diverge de como ela é desenvolvida.
Acredito que trabalhar isso melhore sua redação
A conclusão está faltando coisa, como o agente quando você coloca “agente publico” não especifica, seria bom dar uma olhada nesta competência, tem na internet e ajuda seguir os passos, também algumas frases como “custear a tecnologia” fica um pouco vago do que especificamente você está falando.
Espero ter ajudado, no mais, é um tema bem interessante que pode ser usado muitas referencias.
Boa sorte!!