“Tire seus padrões do meu corpo: práticas para combater a gordofobia”

  • 1

A série “Insatiable”, da Netflix, acaba propagando atos gordofóbicos, quando Patty, era considerada feia por ser gorda, e acaba se tornando mais bonita quando fica magra. Fora das telas, isto é uma realidade de vários brasileiros, que acabam sendo considerados gordos. É evidente que essa problemática foi imposta pela mídia, e também pela sociedade contemporânea.
Pode-se evidenciar, que na Grécia antiga, mulheres acima do peso eram consideradas as mais bonitas. Elas eram associadas a uma qualidade de vida muito boa, que os Deuses haviam lhe dado essa dadiva. Já na atualidade, as mulheres mais “cheinhas” são menosprezadas pela sociedade. Este é um preconceito valado, que os cidadãos, não percebem a gravidade do ato.
A gordofobia, está muito presente na sociedade brasileira, que é repleta de preconceitos. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, aponta que apenas 8% da população brasileira, não é gordofobica, este dado é alarmante, por se tratar de algo que deve ser criminalizado. Este problema acaba afetando principalmente as mulheres, que são julgadas em todo momento pela sociedade e pelas mídias.
Portanto, medidas serão necessárias para a resolução deste impasse. O ministério da saúde, deve criar um projeto de lei, para ser entregue na câmara dos deputados, com intuito de criminalizar qualquer ato de gordofobia. As mídias sociais, terão um papel fundamental para frear as práticas gordofóbicas, aumentando a representatividade das empresas de moda. Desse modo, a sociedade brasileira terá deixado essa mazela no passado.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Guilherme, tudo bem?
    Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante e que deve ser discutido.
    A primeira sugestão, é que você revise seu texto, e adicione mais conectivos a ele para que fique mais fechado, e assim, com uma leitura mais fluida.
    Outra questão, é avaliar sua intervenção, já que ela é de suma importância já que traz sua opinião de como resolver o problema. O que pude perceber foi:
    “Portanto, medidas serão necessárias para a resolução deste impasse. O ministério da saúde (agente), deve criar um projeto de lei (ação), para ser entregue na câmara dos deputados, com intuito de criminalizar qualquer ato de gordofobia (finalidade). As mídias sociais (agente), terão um papel fundamental para frear as práticas gordofóbicas (ação), aumentando a representatividade das empresas de moda (finalidade?). Desse modo, a sociedade brasileira terá deixado essa mazela no passado.” Sendo assim, faltou o modo como ocorreria tais ações, e ainda um detalhamento das mesmas, para deixar claro ao seu leitor qual sua proposta.
    OBS.: não esqueça, o ideal para uma proposta de intervenção, é ter os seguintes pontos:
    AGENTE
    AÇÃO
    MODO
    FINALIDADE
    DETALHAMENTO
    Espero ter ajudado. Parabéns pela redação. ;)

    • 2
  2. oi :) eu achei ótimo que você fez referência a uma série e alusões históricas, pesquisas, isso é muito bom e mostra que você sabe conectar as áreas do conhecimento! você usou quatro parágrafos, pontos e vírgulas corretos, também. minha única observação é no primeiro parágrafo, você poderia colocar os dois argumentos mais específicos, exemplo: “a gordofobia é um problema principalmente por causa (argumento 1) e também (argumento 2)” e aí você pode comentar sobre os argumentos no segundo e terceiro parágrafo, isso é bom!! fora isso, você tá fazendo um ótimo trabalho ;D
    – os argumentos seriam os “porques” da gordofobia ser um problema.

    • 1
  3. Olá Guilherme :)) Então, parabéns pelo texto, e lembrando que não sou nenhuma especialista, aqui vai algumas obervações:
    Sua introdução tem uma estrutura muito boa, parabéns. Mas você pode explorar melhor sua referência: por que ela sofre “atos gordofobicos”? que atos são esses?
    “…essa problemática foi imposta pela mídia, e também pela sociedade contemporânea.” Aqui você termina sua introdução e a minha expectativa é que o seu D1 fale da influência da mídia e o D2 sobre como a sociedade impõe esse padrão. Mas, não foi isso que eu vi. No D1 você fala que “..as mulheres mais “cheinhas” são menosprezadas pela sociedade” Além da informalidade pelo termo ‘cheinhas’, me diga melhor: como elas são menosprezadas? o que acontece com essas mulheres? Além de que você não cita a mídia, que deveria ser seu argumento. Minha dica é você reescrever, diga como a mídia afeta: redes socias, com mulheres lindas, magras e de ‘sucesso’, como isso afeta as mulheres na sociedade? principalmente as que estão acima do peso. (apenas um exemplo do que poderia ser dito).
    Vejo a mesma coisa no seu D2: “..este dado é alarmante” por que é alarmante? onde está o problema da gordofobia? faltou dizer sobre isso. Além disso, não identifiquei seu argumento nesse parágrafo. Ao meu ver, nos dois desenvolvimentos você está me dizendo a mesma coisa: a gordofobia traz problemas. Mas não me diz por que, ou o que causa essa fobia.
    * também notei falta de conectivo no D2, atente-se a isso :)
    Sobre sua proposta, você apresenta duas, e lembre que o corretor só avalia uma: não faça duas ‘atoa’, invista essas linhas em detalhes para sua proposta. E outra dica é não usar ‘projetos de lei’ como ação. Parece que você está jogando a responsabilidade de volta para o Estado, e perceba que já é dele, mas não está funcionando. Por isso diga exatamente o que o Governo deve fazer (caso queira usar o Governo como agente).
    Então é isso, minha nota geral ficaria em torno de 540-600 pontos. .Não desanime, reescreva essa redação, tente corrigir seus erros, sei que você pode ir muito mais longe. Espero ter te ajudado em algo, sinta-se a vontade para me dizer o que achou, e se precisar de ajuda pode me perguntar. Parabéns, e bons estudos :))

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.