Iniciante

Texto Dissertativo-Argumentativo= Enem= Suicídio entre Jovens

  • 0

O filme, “Uma Prova de Amor”, apresenta uma menina com câncer, a qual tenta desistir de continuar o tratamento, e com isso, dar fim a sua própria vida. Apesar de ser uma ficção, a obra retrata todo o processo de desvalorização do ato de viver, assim como, o papel da família e amigos no processo. Nesse sentido, a pressão familiar junto com a perca de afinidades se mostra muito degradante não só, mas principalmente em pessoas com problemas que as deixam suscetíveis ao suicídio.

Nesse contexto, diversas obras como “Romeu e Julieta”, e até mesmo o clássico “Édipo Rei”, atribuem o suicídio à pressão exercida pela família e pelos mecanismos sociais. Aliás, tais mecanismos sociais, exemplificados pelos “status” em redes sociais, restringem e oprimem grande parte das pessoas, deixando-as descontentes consigo mesmas. e dependentes da aprovação de terceiros. Sendo assim, o sociólogo Émille Durkhein, em sua obra “O suicídio”, defende que há um número mínimo de suicídios considerado normal em uma sociedade. Para ele, tais números são proporcionais principalmente ao tamanho da população e ao grau de industrialização. Entretanto, torna-se preocupante o número de casos de suicídios, os quais estão crescendo gradativamente, e também o número de casos com adolescentes em idade escolar, muito acima do previsto por Durkheim.

Ademais, a cobrança escolar gera, e sempre gerará, pressões convergentes sobre a cabeça dos milhões de alunos no Brasil. Com isso, a escola acaba por gerar um número extraordinário de pessoas com analfabetismo funcional, e problemas de aprendizado, e ansiedade cujas causas incluem a depressão. Assim sendo, para Platão, a educação deve visar à produção de cidadãos aptos a viver em sociedade, entretanto, devido aos diversos problemas, a escola contemporânea se tornou uma grande precursora da depressão, e consequentemente, do suicídio. Na mesma linha, para Zigmund Baumann, a modernidade, em sua liquidez, também acelerou todo o processo de aprendizado, obrigando aos estudantes a engolirem “toneladas” de conteúdos em pouquíssimo tempo, o que acaba por gerar estresse e ansiedade.

Fica evidente, portanto, a necessidade de se tomar medidas que diminuam os níveis de suicídio. À essa conjuntura, as responsabilidades devem ser dividas entre o Poder Público e a sociedade. Primeiramente, o Ministério da Educação deve ampliar as atividades extracurriculares da escola, promovendo a prática esportiva integrativa e atividades que promovam a interatividade entre os alunos da escola. Tais atividades incluem gincanas, brincadeiras, filmes e teatros nos auditórios e salas escolares. Já a sociedade, por sua vez, deve tolerar as diferenças entre as pessoas, considerando reduzir a pressão na adequação delas ao um modelo ideal, e diminuir o tempo em redes sociais, as quais contribuem, consideravelmente na pressão social pelo “status”. Tais medidas devem mitigar, grande parte, dos casos de suicídios entre jovens, e assim contribuir para uma melhor qualidade de vida destes.

;-;
eu juro que isso cabe em 30 linhas em uma folha normal.

Compartilhar

6 Correções

  1. Sua redação, está muito bacana você tem muitas ideias extraordinárias, só cabe organizalas de maneira adequada, inferir
    menos citações ,ficaria um texto mais limpo e de fácil entendimento ,sua conclusão ficou excelente,do meu ponto de vista acho que sua redação está muito longa ,e necessário apenas 6 a 7 linhas para a introdução e 8 pra segundo e terceiro parágrafo, vc tem ótimas ideias e só direcionalas ,que com certeza vai tirar uma excelente nota parabéns pelo desempenho. Tenha uma boa noite.

    • 1
  2. Olá, você demonstra amplo vocabulário o que é muito bom. Entretanto há uma série de repertórios socio-culturais em apenas um único parágrafo. A minha professora de redação auxilia que devemos colocar 1 repertório na introdução, 1 em cada paragrafo de desenvolvimento para que você possa aprofundar melhor no tema.
    C1 – 120
    C2 – 160
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 200
    740

    • 1
  3. Redação perfeita, mais contem alguns erros ortograficos, estou de acordo com os colegas acima,deve ser mais claro e direto, para no enem, obter maior nota possivel.
    Bom, apresenta uma indrodução impecável mais te aconselho não deixar muito grande, enfim, tese maravilhosa; alguns devios é claro mas que podem ser analisados, conclusão bem detalhada.

    • 1
  4. Boa noite!
    Excelente redação.
    Obs.: Achei só alguns problemas de vírgulas colocadas em locais indevidos….
    Excelente introdução, soube desenvolver uma tese boa para seu desenvolvimento.
    Nos parágrafos de desenvolvimento, você explicou bem detalhadamente…
    Gostei também da conclusão…
    C1 – 160
    C2 – 180
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 180 ====== Nota: 880 pontos
    Parabéns, sucesso e continue sempre estudando…

    • 1
  5. Sua redação está boa, como a colega acima disse. Porém, usou muitas referências no seu texto, o que faz com que a ideia pareça perdida, que está tentado “encher linguiça”, o ideal é usar 2, e essas em diferentes parágrafos. Tem que estar atento também a pontuação, que acredito que esteja errada por digitação mesmo.

    • 1
  6. Olá, boa noite!
    Olha se vc não tivesse dito que seu texto cabia em uma folha eu não acreditaria kkkk
    Vamos ao que interessa…
    Vc tem um repertório muito bom, vc demonstrou conhecimento de uma forma incrível. Chamo sua atenção para a questão da pontuação, lembre-se, depois do ponto final a letra é maiúscula. (No caso do seu texto a culpa deve ter sido do corretor).
    Acho que vc deveria diminuir a sua introdução, ela está muito longa. Faça com no máximo 5 linhas.
    Sua conclusão ficou muito legal e bem detalhada.
    Acho que é só isso… Espero ter ajudado.
    Até mais 😁

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.