“Ter” para “ser”

  • 1

Durante a Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna os valores se constituíam no”ser” seus comportamentos e suas virtudes pessoais, porém a partir do século XVIII com o início da Idade Contemporânea o “ter”começou a ser valorizado e as pessoas se tornaram superficiais e depreciadoras de relações. O combate dessas atitudes pressupõe uma análise histórica e social.
Por razões diacrônicas, grande parte da sociedade valoriza os bens materiais mas este impasse não é de hoje. Desde o início das formações comunitárias as pessoas se separam diante de classes sociais, por exemplo na sociedade grega o Estado contava com três, primeiramente os Eupátridas, que tinham poder e direitos políticos por serem a classe alta e bem mais vista, depois os Metecos que eram os estrangeiros sem obter direitos políticos, e por fim os Escravos submissos as duas primeiras classes privilegiadas, Se tornando algo crescente conforme o passar dos anos.
O ensino formal também corrobora a problemática. É inegável deixar de destacar a influência social diante do que estamos vivendo, um tempo em que os bens materiais determinam como será tratado diante de todos. O início se dá no laço familiar, pais fazem de tudo para dar uma boa situação financeira aos filhos, mesmo as vezes sem necessidade, com o receio de serem julgados diante da maioria.
Portanto, é de mister importância que famílias mostrem aos filhos os reais valores através de conversas para que a criança trabalhe este lado dentro de si e não se tornem supérfluas, para que este ciclo vicioso encerre.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa noite!! Não sou boa em corrigir redações, porém vou tentar te ajudar.
    Gostei bastante da sua redação, você usou alusão histórica no inicio e isso é perfeito para chamar a atenção do redator positivamente, porém uma vez usando uma alusão no primeiro parágrafo da introdução, não devemos voltar a falar sobre ela no desenvolvimento, devemos apenas argumentar com outros dados e conteúdos( tente usar os textos motivadores, gráficos e fotos), pois se não o fizer o contexto gira mais entorno da história do que do seu tema inserido na redação. Seu próximo paragrafo de desenvolvimento ficou bom, sua conclusão também, só faltou você implementar ela com mais descrições, retomada da tese na introdução e tudo bem.
    Adorei! continue tentando para que consiga melhorar mais e mais, boa sorte <3

    • 1
  2. Boa tarde, gostei da sua redação porém acredito que faltou clareza ao expressar suas ideias, por exemplo não entendi o que você quis transmitir ao escrever que as pessoas se tornaram depreciadoras de relações no primeiro parágrafo. Você poderia ter explorado mais as soluções como por exemplo de medida intervencionista que fosse incentivado o pensamento crítico dos indivíduos fato que gera reflexão a respeito do que realmente importa na vida. No mais sua redação ficou boa, parabéns!

    • 0
  3. Olá, Boa Noite!
    Tudo bem?
    Gostei muito da sua redação,principalmente da introdução e o segundo parágrafo, mas acho que no terceiro ficou um pouco confuso. Já sua conclusão ficou boa, mas acho que poderia ter colocado mais “soluções”.
    Tirando isso seu texto ficou muito bom.
    Parabéns!
    Não sou nenhum especialista, apenas um iniciante.

    • 0
  4. Boa noite!
    Sua introdução até que começou boa mais ficou um pouco meia confusa…
    Nos parágrafos de desenvolvimento, você errou colocando virgulas onde não deveria.
    Não teve uma conclusão adequada. Em todo seu texto não houve conectivos para cada parágrafos, para ficar mais detalhada a sua redação.
    Parabéns, continue estudando… Sucesso..
    C1 80
    C2 80
    C3 100
    C4 100
    C5 100
    TOTAL 370

    • 0
  5. olá.
    sua redação apresenta muitos repertórios socioculturais, o que mostra para o corretor o tanto de conhecimento que você, escritor, possui. Porém, é importante, além de mencionar, explicar de forma clara e concisa seus argumentos, uma vez que aquele que está corrigindo não te conhece, então não poderá subentender aquilo que você estava querendo dizer mediante sua personalidade. Além disso, na conclusão, atente-se em sempre mencionar o agente, o meio, o modo, a finalidade e o detalhamento para a sua proposta de intervenção (o ENEM considera todos esses aspectos).
    Analisando no contexto geral, foi usado vários elementos de coesão, o que contribuiu para a exposição das suas ideias e um rápido entendimento de quem está lendo, continue utilizando-os !!!! ótima redação 💖

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.