TEMÁTICA : O HÁBITO DE LEITURA ENTRE OS JOVENS

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A AUSÊNCIA DE LEITURA NO BRASIL

 

No Brasil, o Instituto “Pró Livro” com dados estatísticos declarou que: ao menos 30% da população comprou um livro em uma vida inteira. Consta-se que um dos maiores desmotivadores para o tal acontecimento, deve-se a falta de interesse e incentivo que necessitaria se obter quando mais jovem. Portanto, isso se torna um dos maiores desafios educacionais, já que a leitura é um dos princípios iniciais de qualquer progresso próprio.

Por conseguinte, a ausência de interesse, mostra a baixa qualidade de leitura exercida no Brasil, o que pode se derivar da falta de motivação. A leitura deveria vir do incentivo dos pais para os filhos, isso se torna muito menos frequente quando desse modo não se efetiva. Levando assim, ao não hábito, e sim a sua falta, deixando a desejar uma boa redenção escolar.

A princípio, “ Declaro que não há divertimento melhor do que a leitura” – Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”– Logo, o hábito de leitura não pode ser visto como uma obrigação escolar, ela tem que ser inibida como um entretenimento, mas adquirindo conhecimento, sendo crítico, uma boa interpretação; Contudo, no Brasil um dos problemas sociais evidente para esse obstáculo, pode ser compreendido com a falta de aplicação das bibliotecas nas escolas.

Nesse sentido, pertence ao governo intensificar o aumento das bibliotecas, dentre as escolas e fora delas também, possibilitando o acesso aos que não tem condições para novos livros. Em mãos, deve-se a conscientização da importância delas aos pais, para que possam compreender a leitura como um hábito cotidiano para os filhos, afim de uma melhor a educação e o crescimento pessoal.

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4 Correções

  1. Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊

    No Brasil, o Instituto “Pró Livro”(1) com dados estatísticos declarou que: ao menos 30% da população comprou um livro em uma vida inteira. (3)Consta-se que um dos maiores desmotivadores(4) para o tal acontecimento,(2) deve-se a falta de interesse e incentivo que necessitaria se obter quando mais jovem. Portanto, isso se torna um dos maiores desafios educacionais, já que a leitura é um dos princípios iniciais de qualquer progresso próprio.

    (1)Não precisa das aspas
    (2) Não tem vírgula
    (3) Acho que faltou um conectivo
    (4) motivadores

    Por conseguinte(5), a ausência de interesse,(6) mostra a baixa qualidade de leitura exercida no Brasil(7)(8), o que pode se derivar da falta de motivação. (9)A leitura deveria vir do incentivo dos pais para os filhos, (10)isso se torna muito menos frequente quando(11) desse modo(11) não se efetiva. Levando(12) assim, ao não hábito, e sim a sua falta, deixando a desejar uma boa redenção escolar(13).

    (5) Esse conectivo é de consequência, mas você está falando de causas. Sugestão: mude o “por conseguinte” por “nesse conjuntura”
    (6) Não tem vírgula
    (7) Não seria “no Brasil”, mas sim “por brasileiros”
    (8) Você fez uma generalização. Nem todos os brasileiros leem mal. Sugestão: “Nessa conjuntura, a ausência de interesse mostra a baixa qualidade de leitura exercida por muitos brasileiros, o que pode se derivar da falta de motivação.”
    (9) Faltou um conectivo
    (10) Faltou um conectivo. Sugestão: “no entanto, isso se torna…”
    (11) vírgulas
    (12) vírgula
    (13) Faltou explicar melhor o que seria essa redenção escolar

    A princípio(14), “ Declaro que não há divertimento melhor do que a leitura” – Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”(15)–(16) Logo(17), o hábito de leitura não pode ser visto como uma obrigação escolar, ela tem que ser inibida(18) como um entretenimento, mas adquirindo conhecimento(19), sendo crítico(20), uma boa interpretação(21);(22) Contudo, no Brasil um dos problemas sociais evidente(24) para esse obstáculo,(23) pode ser compreendido com a falta de aplicação(32) das bibliotecas nas escolas.

    (14) Utilize outro conectivo. Sugestão: mude o “a princípio” por “Além disso”
    (15) Sugestão para aplicar essa citação: “segundo afirma a autora Jane Austen no livro “Orgulho e preconceito”, não há divertimento melhor do que a leitura.”
    (16) ponto final
    (17) Substitua “Logo” por “sob esse viés” ou por “Nessa perspectiva”
    (18) “inibida” ou “entendida”?
    (19) Substitua o “mas adquirindo conhecimento” por “como forma de adquirir conhecimento” que faz mais sentido
    (20) e (21) Não entendi
    (22) Não é ponto e vírgula é só um ponto final
    (23) não tem vírgula
    (24) evidentes
    (32) aplicação?

    Nesse sentido, pertence ao governo(25) intensificar o aumento(26) das bibliotecas, dentre(27) as(28) escolas e fora delas também, possibilitando o acesso aos que não tem condições para (29) novos livros. Em mãos(30), deve-se a conscientização da importância delas aos pais, para que possam compreender a leitura como um hábito cotidiano para os filhos, afim de uma melhor a educação e o crescimento pessoal(31).

    (25) Governo Federal (com letra inicial maiúscula) ou Estado (também com inicial maiúscula)
    (26) Aumento de quê? Do número de bibliotecas ou de seu tamanho?
    (27) dentro
    (28) das
    (29) condições de quê? de comprar os livros? Se for isso, precisa colocar a palavra “comprar”
    (30) Em mãos de quem?
    (31) Sua conclusão tem: agente, ação, detalhamento e objetivo. Faltou o modo/meio

    Notas:
    CI – 120 (muitos desvios gramaticais)
    CII – 160 (fala sobre o tema; o texto é parcialmente dissertativo-argumentativo; tem uma tese; e tem um repertório sociocultural)
    CIII – 120 (alguns argumentos foram pouco desenvolvidos, o que prejudicou os desenvolvimentos)
    CIV – 80 (o uso dos conectivos foi um pouco equivocado)
    CV – 160 (faltou o modo meio)
    Final – 640

    Espero ajudar de alguma forma.
    Se tiver alguma dúvida pode enviar uma msg 😊
    Parabéns pela redação e boa sorte!

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  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima redação que escrever.
    – Recomendo que utilize argumentos e repertórios mais concretos para a construção da sua argumentação, pois você precisa comprovar a sua tese.
    – Atente-se para entender quando é necessário colocar vírgula e quando há necessidade de usar ponto final.
    – Recomendo que revise regência verbal, para aprimorar a colocação dos verbos ao longo do texto.
    – E, principalmente, “conscientizar” não é um verbo adequado para a ação da proposta de intervenção.

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  3. No Brasil, o Instituto “Pró Livro” com dados estatísticos declarou que: ao menos 30% da população comprou um livro em uma vida inteira. Consta-se que um dos maiores desmotivadores(1) para o tal acontecimento, deve-se a falta de interesse e incentivo que necessitaria se obter quando mais jovem. Portanto, isso se torna um dos maiores desafios educacionais, já que a leitura é um dos princípios iniciais de qualquer progresso próprio.

    1- aqui deveria ser “Motivadores”, já que vc cita um dado que fala sobre a baixa porcentagem da população que lê livros. Seria “desmotivador” se as suas causas citadas mais adiante fossem contrárias aos dados.

    Por conseguinte, a ausência de interesse,(1) mostra a baixa qualidade de leitura exercida no Brasil, o que pode se derivar da falta de motivação. A leitura deveria vir do incentivo dos pais para os filhos(2), isso se torna muito menos frequente quando desse modo não se efetiva. Levando assim, ao não hábito, e sim a sua falta(3), deixando a desejar uma boa redenção escolar*.

    1- não se separa sujeito de verbo.
    2- pq deveria vir dos pais para os filhos? Explique.
    3- troque por outra palavra, veja que vc já repetiu essa 3 vezes e duas delas foram em um pequeno espaço de texto. Troque por “ausência”, por exemplo.
    *Argumentação muito rasa, vc não explicou nada, apenas jogou informações. Articule mais seu texto e desenvolva suas ideias.

    A princípio(1), “ Declaro que não há divertimento melhor do que a leitura” – Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”– (2)Logo, o hábito de leitura não pode ser visto como uma obrigação escolar, ela tem que ser inibida como um entretenimento, mas adquirindo conhecimento, sendo crítico, uma boa interpretação; Contudo, no Brasil um dos problemas sociais evidente para esse obstáculo, pode ser compreendido com a falta de aplicação das bibliotecas nas escolas(3).

    1- esse conetivo interparágrafo está equivocado, vc deveria utilizá-lo no 2° parágrafo, e não no 3°.
    2- desenvolva sua citação de outra maneira, aqui vc, novamente, apenas jogou informação e não explicou nada.
    3- isso aqui deveria ser colocado na introdução, vc jogou outra causa do problema aqui, não se deve fazer isso.
    *Outra argumentação rasa e pouco explicativa.

    Nesse sentido(1), pertence(2) ao governo(agente) intensificar o aumento das bibliotecas(ação), dentre as(3) escolas e fora delas também(detalhamento), possibilitando o acesso aos que não tem condições para novos livros(finalidade). Em mãos(4), deve-se a conscientização da importância delas aos pais, para que possam compreender a leitura como um hábito cotidiano para os filhos, afim(5) de uma melhor a(6) educação e o(7) crescimento pessoal.

    1- use um conectivo de finalidade.
    2- tente colocar outro verbo, como “cabe”.
    3- dentro das*.
    4- em mãos oq? de qm?
    5- a fim*.
    6- melhor educação*.
    7- não tem esse artigo aqui.
    *conclusão incompleta, faltou o modo.
    C1:80
    C2:80
    C3:120
    C4:80
    C5:80
    Nota: 440

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  4. Segundo critérios do Enem:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
    Bom.

    Compreensão da proposta de redação. …
    Bom.

    Seleção e organização das informações. …
    Bom. Algumas frases precisariam de conectivos pra melhor articular ideias. Por exemplo, “…Levando assim, ao não hábito, e sim a sua falta, deixando a…” teve excessos de vírgulas que sintaticamente nem aposto, vocativo ou oração coordenada é.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
    Bom. Revisar orações coordenadas e usos dos sinais entre orações.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos…
    Bom. É cilada achar que toda medida estatal respeitará os direitos humanos, afinal tem sido os governos patrocinadores de atrocidades contra a humanidade.

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